• Carregando...
Apesar dos números negativos do PIB, Ministério da Economia destacou “qualidade do crescimento”.
Apesar dos números negativos do PIB, Ministério da Economia destacou “qualidade do crescimento”.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (2) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre. Em comparação aos três meses anteriores, houve queda de 0,1%, que se soma a uma redução de 0,4% do segundo semestre. Com isso, o país entra naquilo que os economistas chamam de recessão técnica. Ao comentar os dados, o governo federal optou por destacar a “qualidade do crescimento”, ressaltando os avanços das taxas de poupança e de investimento.

“Conversa de maluco”. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também minimizou os números negativos e afirmou que há bilhões de compromissos em investimentos para os próximos anos. Para ele, a avaliação de que o Brasil não vai crescer é “conversa de maluco”.

Crise hídrica. Na avaliação do subsecretário de Política Macroeconômica, Fausto Vieira, o principal fator que contribuiu para a queda no PIB foi a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Entenda como isso afetou os números da economia.

Política, Economia e Utilidade pública

PEC dos precatórios. Com mudanças que garantiram maior apoio dos parlamentares, o Senado aprovou a PEC dos precatórios, que agora volta para a Câmara dos Deputados. Confira como ficou o texto e também como votaram os senadores. Foi aprovada ainda a MP que cria o Auxílio Brasil.

Troca de farpas. O presidente Jair Bolsonaro rebateu declaração do ex-juiz Sergio Moro e chamou-o de “mentiroso deslavado”. Em evento, Moro disse que o governo Bolsonaro é “baseado em mentiras”. Enquanto isso, Lula e o PT buscam reduzir danos após o aceno ao ditador Daniel Ortega.

Medidas contra a Covid. Com a escalada dos casos de Covid-19, a Alemanha ampliou as restrições e considera tornar a vacinação obrigatória. No Brasil, a Anvisa voltou a cobrar do governo a exigência de certificado de vacinação para entrada no país. Outra preocupação é com o carnaval: a direita defende o cancelamento da festa, mas não apenas por questões de saúde.

Giro pelo mundo. O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que realizou outra videochamada com a tenista chinesa Peng Shuai, que denunciou abusos sexuais por parte de uma autoridade. Centenas de cubanos fugidos da ilha estão buscando refúgio na Grécia.

Nossa visão  

O laicismo que exclui a fé da esfera pública. André Mendonça foi confirmado pelo Senado como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Sua sabatina teve momentos que demonstram claramente o tipo de pressão existente em certos setores da sociedade para negar à religião uma dimensão pública que está na essência do modelo brasileiro de laicidade colaborativa. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Antes de afirmar que este ou aquele voto foi determinado por convicções religiosas ou se apenas coincide com elas, será preciso analisar seu conteúdo. Está embasado em sólidos argumentos, doutrina e jurisprudência? Está expresso em termos acessíveis e compreensíveis por todos, independentemente de religião? Se assim for, não haverá base para acusações de interferência ou de violação da laicidade do Estado.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Fusões e aquisições. País tem recorde de negócios entre empresas. Quais os motivos e o que vem pela frente

Ministério da Saúde. Consulta pública termina com maioria favorável a tratamento precoce no SUS

Julgamento. Os principais argumentos ouvidos pela Suprema Corte no caso que pode restringir aborto nos EUA

Futebol. Atlético-MG vence o Bahia de virada e é campeão brasileiro após 50 anos

Colunas e artigos

Poder no Oriente Médio. Como fica o equilíbrio de poder no Oriente Médio após a retomada das negociações entre Estados Unidos e Irã? Esse é o tema da live desta semana da coluna Jogos de Guerra, com a participação do comandante Robinson Farinazzo, autor do canal Arte da Guerra.

J.R. Guzzo fala do alarmismo em torno da nova variante do coronavírus.

Luís Ernesto Lacombe comenta as políticas de segregação a não vacinados contra a Covid.

Para inspirar

As cidades mais competitivas. O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou recentemente o Ranking de Competitividade dos Municípios, uma lista que analisa três dimensões: instituições, sociedade e economia. Confira quais foram as 20 primeiras cidades da lista. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]