• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

 

O governo sentiu a febre da reforma da Previdência; agora já sabe com qual remédio tratá-la e em qual dosagem. Vamos relembrar a escalada do tema na semana? 

 

Na segunda-feira, Temer "despretensiosamente", em reunião com lideranças da Câmara, disse que estava tirando o pé da reforma. Aprovar antes de 2019, então, passava a ser problema de Rodrigo Maia. Um problema com prazo e preço para piorar. Na terça, o governo projeto um aumento de R$ 430 bilhões em impostos para cobrir o rombo da Previdência nos próximos dez anos. 

 

Ontem, o relator da reforma, Artur Maia (PPS-BA), voltou à cena com projeto e discurso novos. Alteração da idade mínima e com a mira na casta de servidores que ganha além do regime geral de aposentadoria. O governo assina junto a receita, na última tentativa de fazer a reforma. Vai colar? O Brasil precisa que sim. 

*** 

Centrais sindicais convocam para amanhã paralisação nacional contra a nova legislação trabalhista, em vigor a partir de sábado. Esta é a lista dos serviços que devem parar em Curitiba. 

Sob nova direção 

A Polícia Federal terá um novo diretor-geral. Leandro Daiello será substituído por Fernando Segóvia. Para Daiello, foram quase sete anos no cargo, maior longevidade após a redemocratização. Para Segóvia, o ponto alto de uma carreira de currículo tímido, de quem já atuou pela corporação na África do Sul e no Maranhão. 

 

A escolha surpreendeu os policiais. Seu nome não circulava nas apostas informais. Tampouco estava na lista tríplice apresentada pela associação nacional de delegados, encabeçada por Érika Marena, que atuou na Lava Jato em Curitiba. 

 

O nome de Érika foi indicado como uma maneira de preservar o vigor da Lava Jato. E será essa a grande interrogação sobre o trabalho de Segóvia. Bárbara Lobato conta qual Lava Jato o novo diretor receberá e as condições que terá para atuar

A "Quadrilha" de 2018 

Faltam 11 meses para as eleições, mas o jogo político está a todo vapor. Em busca de alianças, os presidenciáveis acabam conversando, basicamente, com os mesmos nomes, partidos e movimentos. Fernando Martins apresenta esta ciranda no ritmo de "Quadrilha" - não é o que você está pensando, mas sim o poema de Drummond. 

 

Talvez um pouco de lirismo melhore o humor do mercado. Com o cenário eleitoral nebuloso, os últimos 30 dias foram de dólar caro, bolsa instável e juros altos. Guido Orgis analisa que a economia deve dar mais soluções até a escolha do próximo presidente. 

 

No editorial da Gazeta do Povo, apontamos que a projeção investir 16,5% do PIB em 2018 é pouco para sustentar o crescimento de que o Brasil precisa. 

O Brasil construiu um complicado nó em suas contas governamentais e não vai sair do enrosco tão cedo. 

Quem mexeu no meu bitcoin? 

Gabriel Aleixo, da A Star, fala da ameaça que paira cada vez mais sobre o bitcoin em todo o mundo: a burocracia estatal

Espere até a Sexta 

Faltam duas semanas para a Black Friday, mas já está na hora de se preparar para aproveitar as promoções. Listamos sete coisas que você não deve comprar até lá e também damos dicas de quando tem saldão pós-Black Friday

Triste realidade 

Um simples giro pela sua vizinhança, em Weston, permitiu a Rodrigo Constantino constatar a quantidade brasileiros trocou o país pelos Estados Unidos para empreender. Uma mudança brutal no perfil de expatriados. Se antes quem saía do Brasil chegava à América com uma mão na frente e outra atrás, agora há uma massa de pessoas no seu auge produtivo que escolheu produzir riqueza em um lugar mais seguro e propício aos negócios. 

Teoria e prática 

Donald Trump se elegeu prometendo jogar duro com a China. Um ano depois, o presidente americano fecha acordos comerciais com o país asiático. Ricardo Amorim explica como Trump se tornou ídolo dos bilionários chineses

Fora do ar 

William Waack está afastado por tempo indeterminado das suas funções na Rede Globo. Foi a consequência do vazamento de um vídeo em que o jornalista faz um comentário racista, antes de entrar no ar com um convidado na época da eleição americana. 

Aprende fácil 

O ensino doméstico (homeschooling) é um tema crescente no mundo todo, invariavelmente acompanhado da dúvida sobre a capacidade das crianças aprenderem sem a tutela de um professor. A genética dos pequenos, porém, dá o recado: os pais podem confiar na capacidade das crianças de aprenderem sozinhas. 

A ciência nega 

Dourada com muito discurso político, a "pílula do câncer" não sobreviveu ao primeiro grande crivo científico. De 73 testes de aplicação da fosfoetanolamina, apenas um deu resultado positivo. 

Ainda não 

Ainda é cedo para dizer que o ex-deputado Carli Filho irá mesmo a júri popular pelas mortes de Carlos Murilo de Almeida e Gilmar Yared Filho. Somente depois do julgamento de um recurso impetrado pela defesa será marcado (ou não) o júri. O STF não tem nem data para apreciar o pedido. 

Ele de novo 

Ivens Linhares pediu vistas das contas do governo Beto Richa de 2016. Sinal claro de que o conselheiro repetirá os dois últimos anos, quando analisou duramente as contas do governador. Em 2014, ele votou pela rejeição; em 2015, impôs várias recomendações. A reportagem é de Euclides Lucas Garcia. 

O inferno entre grades 

Felippe Aníbal destrincha a caótica situação das delegacias de Curitiba. As carceragens foram preparadas para receber um total de 90 presos, mas empilham mais de 400. Um problema que afronta a dignidade humana e reduz a capacidade de investigação da Polícia Civil. 

Inteligente 

Curitiba será a capital latina das cidades inteligentes. O anúncio está previsto o Smart City World Congress, na próxima semana, em Barcelona, e faz parte da estratégia curitibana de se reposicionar como centro de inovação em planejamento urbano. 

Solidariedade 

Um incêndio matou uma pessoa e feriu outra, ontem, em um prédio de Curitiba. O fogo atingiu só um apartamento, mas tirou todos os moradores de suas casas. Senha para a solidariedade entrar em ação. Moradores e uma padaria vizinhos acolheram quem teve de deixar sua casa no fim da madrugada, assustado e com medo de uma tragédia maior, contam Angieli Maros e Aniele Nascimento. 

Deu pênalti 

O Atlético perdeu para o Corinthians por 1 a 0, ontem, na Arena. Mais um jogo de protesto da torcida fora do estádio e pênalti desperdiçado em campo, agora por Nikão. 

 

A vitória e os demais resultados ajudaram o Corinthians, que pode ser campeão em duas rodadas. O Coritiba também se deu bem com os resultados. Entra em campo hoje, contra o Fluminense, certo de que não voltará à zona de rebaixamento - confira a classificação. 

 

Fora de campo, mais um candidato a presidente, Pedro Guilherme de Castro. Apoiado por Vilson Ribeiro de Andrade, o engenheiro prometeu não gastar dinheiro com maquetes de estádio. 

Separe a fome da vontade de comer 

Amanda Milléo traz algumas dicas para não confundir gula com fome. Um controle necessário para nossa saúde, que passa por se preparar para comer nas horas certas e identificar os momentos em que a vontade de mergulhar de cabeça na geladeira bate mais forte. 

Let it go 

O Natal do Shopping Estação, em Curitiba, será temático da Frozen, com escorregador, Olaf gigante e apresentação das irmãs Ana e Elsa de Arendelle. Programa garantido para os pequenos. 

 

Para os crescidos, é hora de renovar a decoração de Natal. O Clube Selections, da Gazeta do Povo, dá descontos de até R$ 50 em guirlandas, bonecos e outros enfeites. Aproveite! 

 

Ótima quinta-feira a todos. 

 

Então é Natal... 

Faltam poucos dias para você tirar a decoração de Natal do armário e espalhar pela casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]