• Carregando...
As ruas que acusam Weintraub que acusa o PT
| Foto: Paixão

Bom dia!

Manifestações contra os cortes promovidos pelo Ministério da Educação tomaram as ruas de Brasília e de cidades de todos os estados do país nesta quarta (15). Enquanto isso, Abraham Weintraub enfrentava o plenário da Câmara dos Deputados. Na sessão, que durou mais de seis horas, o ministro colocou a culpa dos cortes nas gestões petistas.

Jair Bolsonaro (PSL), que está no Texas e se encontrou nesta quarta com o ex-presidente George W. Bush, disse que os manifestantes são "idiotas úteis" e "imbecis". Já o governo do Paraná afirmou que vai descontar salário dos professores da rede estadual que aderiram à paralisação. Novos protestos já têm data marcada em Curitiba.

  • Atualmente o Brasil tem cinco Tribunais Regionais Federais, mas o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, acredita que seria necessário abrir mais quatro ou cinco. A declaração do ministro reacendeu uma discussão de seis anos atrás, quando o assunto acabou travado no Supremo Tribunal Federal. Juliano Pedrozo detalha o debate em torno do tema.
  • Quantas irregularidades um pente fino é capaz de encontrar na folha de pagamento de órgãos públicos federais? Pode chutar alto: o Tribunal de Contas da União encontrou mais de 52 mil indícios de pagamentos irregulares, incluindo mortos que continuam recebendo remuneração e aposentadorias por invalidez controversas. Jéssica Sant’Ana pincela o cenário e mostra o que deve acontecer após a apuração.

Imagem do dia

Manifestantes protestam contra cortes na Educação no Rio de Janeiro.
Manifestantes protestam contra cortes na Educação no Rio de Janeiro.| Mauro Pimentel/AFP

Bizarrice

No editorial desta quinta (16), a Gazeta do Povo volta ao assunto do bizarro inquérito criado por Dias Toffoli para investigar supostas fake news contra o Supremo Tribunal Federal. O caso deve ser analisado pelo plenário da corte em data que o próprio Toffoli ainda deve definir. Fique com um trecho:

Eventuais crimes cometidos contra ministros do Supremo – aí incluídos os crimes contra a honra – podem e devem ser apurados, mas sempre dentro do marco legal, e jamais por meio de um inquérito criado de forma intencionalmente ampla e nada específica, para poder abarcar até mesmo críticas amparadas por direitos garantidos constitucionalmente.

Seriedade

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) quer que o Brasil seja levado a sério. E a sua proposta para isso é que o Brasil tenha a posse de armas nucleares. Saiba quais são os países do mundo que fazem parte dessa elite nuclear e o tamanho do arsenal de cada um.

Contra os extremos

Gustavo Nogy entrevista Luciano Ayan, analista político especializado em métodos de guerra política, que desde dentro da direita tem alertado para o extremismo e as tendências autoritárias de alguns setores. Confira um trechinho:

Eu achava que a reclamação por excesso de polarização era frescura, mas eu estava errado. De fato, estamos em um ambiente mais polarizado, em que há menos disposição de ouvir o outro lado. Em especial, isso se deve à Internet. (...) Por um lado, o clima de antipolítica é o que ajudou Bolsonaro a se eleger; por outro, é o que pode permitir arroubos autoritários de setores extremistas, como já estamos vendo. Lavajatistas também possuem tendências autoritárias – embora tirem o monstro da jaula somente de vez em quando, ao passo que os olavistas vivem querendo tocar fogo no circo –, o que pode fazer a panela de pressão explodir.

Do bom e do melhor

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), chegou a gastar mais de R$ 700 em uma única refeição, acompanhado de apenas um assessor, durante uma viagem a São Paulo. E não foi a única vez que a conta do prefeito descreveu refeições de luxo pagas pela administração municipal. Giulia Fontes mostra as notinhas para você.

  • A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o fim da aposentadoria especial para ex-governadores. Mas a vitória foi pela metade: a extinção do benefício só vale daqui em diante. A proposta que revogaria a aposentadoria dos oito ex-governadores atuais não passou. Catarina Scortecci mostra como foram as votações.

Moais, bananas e pijamas

Tenha uma ótima quinta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]