• Carregando...
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anuncia sanções à Rússia.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anuncia sanções à Rússia.| Foto: Shawn Thew/EFE

Em resposta à decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de reconhecer a independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia, e enviar tropas à região, os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (22) a primeira rodada de sanções econômicas. “Este é o início de uma invasão da Ucrânia (...). Então, começarei a impor sanções em resposta”, disse o presidente norte-americano Joe Biden em um discurso na Casa Branca. Ministros da União Europeia também entraram em acordo para impor sanções à Rússia.

E o Brasil? Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro defendeu uma solução negociada entre russos e ucranianos. A coluna Jogos de Guerra reuniu especialistas para debater o aumento das tensões na Ucrânia. Se você perdeu a live, confira aqui.

Possível conflito. Um representante da Ucrânia no Brasil disse esperar que o país não reconheça os territórios separatistas. Saiba quais os países que apoiam a Rússia nesse reconhecimento.

Política, Economia e Utilidade pública

Crescimento da economia. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo estuda liberar o FGTS para quitar dívidas e reduzir em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A aposta para o PIB crescer acima das expectativas de mercado está nos investimentos privados. Saiba por quê.

Fundo eleitoral. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (23) uma ação do partido Novo que contesta a destinação de quase R$ 5 bilhões para o fundo eleitoral. Entenda o que está sendo questionado.

Posse no TSE. O ministro Edson Fachin tomou posse como o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu primeiro discurso, defendeu “compromisso inarredável com a verdade” e, antes, disse que agressões à Justiça Eleitoral não ficarão sem resposta.

O que mais você precisa saber hoje

Ativismo judicial. Descriminalização do aborto na Colômbia via Judiciário é alerta para o Brasil

Processo eleitoral. TSE renova parceria com agências de checagem para combater desinformação

Senado. Relator rejeita incluir autorização para corte de tributos em projeto de combustíveis

Educação. Mimar demais os filhos pode causar frustração e problemas de autoestima

Colunas e artigos

Acusações ao Black Lives Matter. Conhecida por liderar protestos nos Estados Unidos, a organização Black Lives Matter vem enfrentando acusações de má conduta financeira por parte de suas fundadoras. Em artigo, Mike Gonzalez, do Daily Signal esclarece que elas não são corruptas, são capitalistas.

Thaméa Danelon explica se Augusto Aras pode ser processado por ter pedido arquivamento do inquérito contra Bolsonaro.

Madeleine Lacsko lança apergunta: se pode aborto com 6 meses de gravidez, por que não 6 meses após o parto?

Para inspirar

Primeira mulher curada do HIV. Uma norte-americana se tornou a terceira pessoa e a primeira mulher possivelmente curada do HIV. Isso foi possível após um transplante de células-tronco, um novo tratamento que pode abrir opções de cura para mais pessoas. Saiba mais sobre o procedimento. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]