• Carregando...

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido para arquivar uma investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF. O caso é referente ao suposto vazamento de dados sigilosos de um inquérito da Polícia Federal sobre um ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. O pedido havia sido feito pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Além de negar o pedido, Moraes também fez críticas à atuação da vice-PGR e afirmou que o Ministério Público Federal (MPF) não tem atribuição constitucional para impedir a atividade da Polícia Judiciária.

Às vésperas das eleições presidenciais, entidades e grupos de empresários estão fazendo esforços para passar seus "recados" aos presidenciáveis: marcando reuniões, fazendo manifestos e distribuindo documentos. É uma prática que já foi adotada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Confederação Nacional do Transporte (CNT). O modelo também vem sendo adotado por novos grupos formados por donos de empresa, ou que incluem empresários. É o caso do Esfera Brasil, que chegou a marcar um jantar para o dia 11, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), e o Derrubando Muros, que no início do mês lançou uma agenda para o país. Ciro Gomes (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) já manifestaram interesse em se reunir com o grupo.

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que a Petrobras tem que vender as refinarias de petróleo para se tornar mais competitiva no mercado. A privatização de oito unidades foi definida em 2019 em um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Até o momento, somente a venda da unidade da Bahia foi concretizada. Outras três unidades tiveram contratos de compra e venda celebrados e aguardam o cumprimento de aprovações regulatórias para serem concluídas. No fim de junho, a estatal reabriu o processo de venda de três refinarias, em Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria a Política Nacional de Educação Digital. A proposta determina ações na educação básica para ampliar o acesso à tecnologia dos alunos em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação e especialização digital e pesquisa digital. No momento, o projeto segue para aprovação no Senado Federal. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para que os alunos possam aprender em todos os níveis de escolaridade conceitos de computação, programação, robótica e outras habilidades digitais.

Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, segue em viagem pela Ásia. Ela passou por Cingapura, seguiu para Taiwan, de lá para o Japão e Coreia do Sul, onde visitou a Zona Desmilitarizada na fronteira e não foi recebida pelo presidente sul-coreano. Filipe Figueiredo analisa a visita.

A opinião de José Pio Martins, que fala da útil escola do fracasso.

E o Sempre Família mostra que liderança ensinada na família faz a diferença na formação de filhos fortes e felizes. É imprescindível que os pais se perguntem se o exemplo dado está motivando as crianças e os adolescentes a serem meros seguidores ou se é possível ser protagonista nas situações que a vida impõe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]