Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Voluntários carregam suprimentos em trem de Lviv, na Ucrânia.
Voluntários carregam suprimentos em trem de Lviv, na Ucrânia.| Foto: George Vitsaras/EFE

Terminou sem grandes avanços a terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, realizada nesta segunda-feira (7) em Belarus. Após a violação do cessar-fogo humanitário anunciado pelo governo russo, a promessa é de que os corredores humanitários comecem a funcionar nesta terça (8). O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu ao Kremlin que não aceita seu “ultimato” para frear a invasão e pediu a Vladimir Putin que permita o “diálogo”.

Guerra religiosa. Não é apenas política. A Ucrânia tem um papel de grande importância na guerra religiosa conduzida por Vladimir Putin. Entenda como isso também interfere no atual conflito.

Tiro pela culatra? Se o objetivo de Putin, ao barrar a entrada da Ucrânia na Otan e na União Europeia era intimidar outros vizinhos, o tiro pode sair pela culatra. Veja como, ao invés disso, mais países querem ingressar nos organismos.

Opinião da Gazeta  

Putin, conservadores e falsos profetas. Em seus discursos, desde antes da invasão à Ucrânia, vem sendo notório o esforço de Vladimir Putin em se dirigir não apenas à sua plateia interna, a parcela dos russos que o apoiam, mas também para uma significativa parte da população ocidental que se sente profundamente insatisfeita com seus dirigentes ou mesmo com a sociedade na qual vivem. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Aqueles que estão se deixando encantar pela parte do discurso de Putin que soa moralmente correta – enquanto fecham os olhos para o horror de seus atos - não percebem que estão, na verdade, concedendo que um homem notoriamente violento e desumano tome para si a função que poderia – e deveria – ser desempenhada por seus líderes ocidentais, de modo muito mais íntegro, pleno, e sem as deformações seletivas que Putin estrategicamente provoca no conjunto de princípios que diz defender.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Utilidade pública

Combustíveis e fertilizantes. A guerra da Ucrânia pode fazer o preço dos combustíveis, que já está nas alturas, disparar ainda mais. Diante disso, o presidente Jair Bolsonaro defendeu mudanças na Petrobras. Entenda também por que o Brasil é tão dependente da importação de fertilizantes.

Cassação de Arthur do Val. O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu um pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val, em razão dos comentários feitos sobre mulheres ucranianas. O partido dele, o Podemos, também começou a analisar um pedido de expulsão.

Eleições 2022. Apesar de o presidente do PSB anunciar a filiação, Geraldo Alckmin disse que segue “conversando” com outras legendas. No PSD, a pré-candidatura de Rodrigo Pacheco perde força. Saiba por quê. E veja como está o palanque do ex-juiz Sergio Moro pelos estados.

O que mais você precisa saber hoje

“O Fim da Beleza”. A beleza é reacionária? Entenda por que vídeo da Brasil Paralelo está sendo perseguido

Combate à corrupção. Em debate sobre Lava Jato, Gilmar Mendes e Aras comparam delações a tortura

Projeto de lei. Deputado apresenta projeto para descriminalizar o topless e critica “homens recalcados”

Estudo. Para maioria dos cientistas sociais britânicos, a liberdade acadêmica está ameaçada

Colunas e artigos

Guerra, misoginia e “Lava Lula”. Como a guerra da Ucrânia reflete no Brasil, especialmente na política? Esse é um dos assuntos do programa Hora do Strike desta semana, que também debate o caso Arthur do Val e a limpa na ficha de Lula pelo STF. Acompanhe o episódio.

J.R. Guzzo questiona: é possível esperar imparcialidade do interventor-chefe das eleições presidenciais?

Paulo Polzonoff fala do escândalo Mamãe Falei, o triunfo da vontade e a falência da amizade.

Para inspirar

Garantindo um sono de qualidade. Garantir boas noites de sono é fundamental para se ter qualidade de vida. E isso passa pela escolha de um bom colchão. Diante da grande variedade de produtos e marcas disponíveis no mercado, a Haus listou algumas dicas para você escolher o melhor colchão. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]