• Carregando...
Senado avança na proibição de drogas e manda recado ao STF: quem legisla é o Congresso
CCJ do Senado aprovou PEC que criminaliza porte e posse de drogas| Foto: Pedro França/Agência Senado

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A proposta que criminaliza a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade em todo o país deve ser discutida no plenário do Senado na semana que vem. O texto é um recado ao STF, que analisa a descriminalização do porte de maconha. Na visão dos senadores, a Corte tenta "usurpar poderes" do Congresso.

Indenizações milionárias. A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pela morte de um integrante do MST em 2000 e pela ação da PM de São Paulo na Operação Castelinho, de 2002. Relembre os dois casos.

Com direito a festa. Uma fazenda da Embrapa será entregue definitivamente ao MST no sábado. A propriedade de mais de 600 hectares, que fica em Ponta Grossa (PR), foi invadida em 2003. Agora, a área se tornará assentamento oficial da reforma agrária.

Política, Economia e Mundo

Reviravoltas no PL. A possível filiação do ex-governador Beto Richa (PSDB) ao PL para que ele concorresse à prefeitura de Curitiba causou uma grande confusão no partido. Entenda como ficou a situação e quem deve ser o candidato de Bolsonaro na capital paranaense.

Investigação sem fim. O "inquérito das fake news" completou cinco anos ontem. A investigação, que mira condutas que "atingem a honorabilidade e a segurança” do STF e de seus ministros, não tem resultados concretos a apresentar.

Giro pelo mundo. O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, admitiu que as famílias do país gastam mais de 70% de sua renda na compra de alimentos. A Rússia realiza sua eleição presidencial neste final de semana – uma mera formalidade para que Vladimir Putin permaneça no poder.

Opinião da Gazeta

Cinco anos de excessos. Um dos principais marcos – se não o principal – do processo de destruição da liberdade de expressão no Brasil completou cinco anos nesta quinta-feira: o "inquérito das fake news". Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Nestes cinco anos, a lei foi ignorada por quem mais deveria estar empenhado em garantir seu cumprimento, e a democracia foi solapada pelos mesmos que juram estar defendendo-a.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Interferência estatal. Uber, Vale e mais: Lula amplia ofensiva sobre setor privado e liberdade econômica

Ministro das Relações Exteriores. Vieira diz que Brasil está “pronto para receber todos os países”, mas Ucrânia ainda espera convite

Jantar nos EUA. Jair Bolsonaro conversa com Donald Trump em chamada de vídeo

Ações publicitárias. Governo diz que cortou verba da Jovem Pan por suposta “propagação de fake news”

Colunas e artigos

"Guerra de narrativas" e bem comum. Denúncias de exploração sexual de crianças e tráfico de menores na Ilha de Marajó (PA) voltaram à tona em fevereiro. Damares Alves, porém, já havia jogado luz sobre problema em 2022. Paulo Polzonoff Jr. analisa a guerra de narrativas envolvendo o caso.

J.R. Guzzo fala sobre as intervenções de Lula na Petrobras.

Deltan Dallagnol comenta os dez anos da Lava Jato.

Para inspirar e alegrar

Um doce diferente. Se você ainda não planejou uma sobremesa para o fim de semana, um pudim de licor de menta pode ser uma boa pedida. A receita é fácil – e o sabor, surpreendente.

Tenha um ótimo dia e um excelente final de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]