• Carregando...
Vacina contra coronavírus e remédios contra Covid
Vacina contra coronavírus e remédios contra a doença: estudos em ritmo acelerado.| Foto: Bigstock

Para começar esse resumo de notícias. Nesta terça-feira (2), a Universidade de Oxford, no Reino Unido, comunicou o início da terceira fase do desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus: a testagem em massa, com 10 mil pessoas. A pesquisa é a mais avançada do mundo na produção de uma imunização contra a doença. Entenda por que o produto já está sendo produzido em larga escala.

Remédio contra Covid-19. A suspensão temporária de pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) com hidroxicloroquina/cloroquina contra o novo coronavírus gerou um efeito cascata, com a interrupção de centenas de outras análises. Como o estudo que provocou a paralisação vem sendo criticado pela forma como os dados foram obtidos, o medicamento não está [totalmente] descartado. Mas há outros remédios contra a Covid-19 em testes. E a Gazeta do Povo explica como andam essas pesquisas:

Entrevista exclusiva. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz, coordena o braço da pesquisa da OMS no Brasil e observa quatro linhas de tratamento. Em entrevista à repórter Amanda Milléo, o coordenador desses estudos no Brasil, Estevão Nunes Portela, explica como estão - e como serão daqui para frente - as pesquisas que avaliam cloroquina e demais medicações na busca por um remédio contra o coronavírus.

Utilidade pública

31.199 vidas. O Brasil bateu novo recorde de óbitos por Covid-19 registrados em um dia, e rompeu a marca de 30 mil óbitos causados pela doença, com 28.536 infectados e 1.262 mortos em 24 horas, conforme os últimos dados do Ministério da Saúde. Para auxiliar no combate à pandemia, a pasta divulgou que 2.651 ventiladores pulmonares foram distribuídos para 22 estados (de um total de 14 mil a serem produzidos nacionalmente) e ainda está à espera de mil respiradores doados pelos Estados Unidos.

Portal para profissionais de saúde. O governo lançou um portal para conectar especialistas com hospitais, clínicas, laboratórios e secretarias estaduais e municipais que estão precisando reforçar seu corpo clínico. Confira no texto de Jéssica Sant’Ana como funciona a plataforma SineSaúde, que já está no ar. A iniciativa pode ser essencial em um momento que um em cada três casos de Covid-19 já ocorre fora das capitais e regiões metropolitanas.

Identidade do coronavírus. O vírus que entrou no Brasil, segundo pesquisa divulgada pela Fiocruz, tem genoma semelhante ao que circula na Europa, na América do Norte e na Oceania, sendo proveniente desses locais, e não da China, que - de acordo com nova denúncia - conhecia o código genético da Covid-19 uma semana antes de compartilhar a descoberta com o mundo.

Minuto coronavírus

Política & Economia

Crise econômica. Lançado para auxiliar trabalhadores informais na pandemia, o auxílio emergencial tem 11 milhões de pedidos em análise (veja mais números). Outro programa, o de financiamento da folha salarial de pequenas e médias empresas, vai passar por mudanças. A nova proposta, que depende de consenso com o Congresso, autoriza a demissão de até 50% do quadro da empresa. De Brasília, Jéssica Sant’Ana explica o que o governo quer mudar no crédito para pequenas empresas, que fracassou até aqui e está longe de ser uma "vacina contra o coronavírus na economia".

Ataque hacker. Apóshackers vazarem dados do presidente Jair Bolsonaro, filhos, ministros e aliados na segunda (1º), na noite desta terça (2) um site do governo federal foi invadido com mensagens contra o governo e uma montagem do palhaço Bozo. O presidente classificou o vazamento de dados pessoais como uma “clara medida de intimidação”. Saiba mais sobre a reação do governo aos hackers na reportagem de Olavo Soares.

Black blocs.  Além do ataque virtual, forças de segurança federal e dos estados estão preocupadas com o ressurgimento dos black blocs; leia mais na reportagem de Kelli Kadanus, de Brasília. A apreensão ocorre após vândalos quebrarem bancos, edifícios e até o fórum civil de Curitiba na segunda-feira (2), em um protesto contra o racismo e o fascismo, e as manifestações do domingo oporem manifestantes pró e contra o governo. Também em Curitiba, o lutador Wanderlei Silva convocou uma manifestação pacífica para “compensar o vandalismo” ocorrido na segunda-feira.

Protestos nos Estados Unidos. Um dia depois de quatro policiais serem baleados no centro de St. Louis, no Missouri, e lojas de grife serem vandalizadas em Nova York, manifestantes realizaram nesta terça (2) o oitavo dia de protestos contra o racismo, em retaliação à morte de George Floyd, assassinado por um policial na última semana. Irmão da vítima, Terrence Floyd pediu o fim dos protestos violentos: “Meu irmão era da paz”. Em comunicado, a ONU destacou a desigualdade racial endêmica nos EUA.

O mais importante de ontem no Brasil

Colunas e artigos

Contra o racismo. Em coluna na Gazeta do Povo, o professor e filósofo Paulo Cruz escreve sobre o erro de pensar que o conservadorismo é uma política de elite e traz ideias por um conservadorismo antirracista. Já o colunista econômico Pedro Menezes explica a economia do racismo americano. As atuais manifestações, desencadeadas pelo assassinato de George Floyd por um policial branco, levam também a outro debate: como os sindicatos protegem os maus policiais, confira no texto de John Fund, da National Review.

Nosso inimigo invisível. Paolo Gulisano, médico e escritor italiano do periódico La Nuova Bussola Quotidiana, nos brinda com um novo artigo: são necessárias mais autópsias para entender a Covid-19 e, quem sabe, agilizar uma vacina para o coronavírus. Por aqui, no Brasil, o colunista Alexandre Borges gravou um vídeo para nossos assinantes em que relaciona pandemia, pessimismo, mau humor e crise econômica no Brasil. Doutor e em Filosofia e professor de Legislação Trabalhista, Rafael Pereira de Menezes correlaciona a doença e o “fato do príncipe” nas relações trabalhistas, em que o empregador é afetado por ações de ordem estatal.

Podcast 15 minutos

Nossa visão

Flagelos econômicos, sociais e psicológicos. Em países pobres e com elevada desigualdade, como o Brasil, o dano provocado pela crise gerada pelo coronavírus é ampliado e escancara o grau de pobreza e a desigualdade de renda entre as camadas sociais. Esse debate é tema do editorial da Gazeta do Povo: O Brasil pobre e desigual.

O país, que já tinha 12 milhões de desempregados no início de 2020, deve chegar ao fim do ano com 20 milhões de pessoas sem trabalho e outros seis milhões com trabalho parcial. Entretanto, a economia está com tanta capacidade ociosa que, se a produção reagir rapidamente e o governo voltar ao equilíbrio orçamentário após a recuperação, o risco da volta da inflação pode ser praticamente eliminado.

Para inspirar

Filhos em casa. Seu filho está desanimado com as aulas online e tem saudade da escola? Repórter da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, Raquel Derevecki conversou com mães e especialistas que mostram como manter o vínculo da criança com o ambiente estudantil durante a quarentena. Afinal, é preciso manter o foco até termos remédios ou uma vacina contra o coronavírus.

Tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]