i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Deltan Dallagnol, o STF e a liberdade de crítica

  • PorGazeta do Povo
  • 29/04/2019 20:43
Deltan Dallagnol
Procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol irá respondente a processo em Conselho do MP. Foto: Antonio More / Gazeta do Povo| Foto:

Na última terça-feira (23), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba. O pedido do PAD veio do corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, depois de receber um ofício do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O que motivou essa cadeia de decisões foi o trecho de uma entrevista que Dallagnol concedeu à rádio CBN em agosto do ano passado, em que o procurador critica a decisão da 2ª Turma do STF que tirou de Curitiba depoimentos de um acordo de colaboração da Odebrecht sobre ex-presidente Lula e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e os enviou para a Justiça Federal e para a Justiça Eleitoral do Distrito Federal.

O caso é mais um que revela o tênue, mas fundamental, limiar entre a liberdade de crítica e a proteção da honra – uma linha que, no caso em questão, foi mal compreendida pelo CNMP. O trecho específico da fala de Dallagnol que motivou o PAD foi o seguinte: “Os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre se tornando uma panelinha assim... que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”. Os três em questão são os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que ainda não era o presidente da corte. No entanto, logo em seguida, Dallagnol afirma: “objetivamente, não estou dizendo que estão mal-intencionados, estou dizendo que objetivamente mandam uma mensagem de leniência. Esses três de novo olham e querem mandar para a Justiça Eleitoral como se não tivesse indicativo de crime. Isso para mim é descabido”.

Não parece razoável, no entanto, interpretar esses dispositivos de modo a restringir a liberdade de crítica.

É verdade que o PAD foi aberto com base em dispositivos específicos da Lei Orgânica do Ministério Público da União, mas uma breve rememoração da regra geral nesses casos serve para elucidar o que está em jogo. Já tivemos a oportunidade de lembrar neste espaço, diversas vezes, que a liberdade de expressão não é absoluta em nenhum país do mundo, nem sequer nos Estados Unidos. No Brasil e nos países europeus, onde o equacionamento entre a proteção à honra e a liberdade de expressão é mais equilibrado, a doutrina e a jurisprudência desenvolveram critérios para balizar essa ponderação na aplicação da lei. Como regra geral, a liberdade de crítica é mais ampla em temas de interesse público, e a proteção da honra de figuras públicas é mais restrita – embora nunca seja anulada totalmente.

Não há dúvidas de que essas duas hipóteses estão presentes: tanto o tema discutido é de importância cabal, quanto os ministros são agentes públicos. Além disso, é preciso reconhecer que toda crítica embute algum traço de severidade, ainda mais em temas candentes do debate público. No caso particular, não é possível reconhecer na linguagem utilizada pelo procurador nenhum elemento que torne a crítica abusiva – ainda mais tendo em vista que Dallagnol diz, explicitamente, não querer imputar má-fé aos ministros, mas estar preocupado com mensagem que as decisões dos três, que notoriamente votam juntos em diversas questões, mandam para a opinião pública. Parece claro que o que move o procurador é muito mais o interesse de contribuir para o debate público – o trecho em questão toma alguns segundos de uma entrevista de 15 minutos –, do que de difamar membros do STF. Dallagnol, na prática, faz aquilo que o direito alemão chama de “crítica objetiva”, isto é, quando se atacam os atos, e não as pessoas; no caso, atacando-se o teor da decisão.

Nossas convicções: Liberdade de Expressão

Pois bem: a maioria dos membros do CNMP viu indícios, na conduta de Dallagnol, de desrespeito a dois dispositivos da Lei Complementar 75/1993, que dizem que o membro do MP “deve observar as normas que regem o seu exercício e especialmente: [...] tratar com urbanidade as pessoas com as quais se relacione em razão do serviço e [...] guardar decoro pessoal”. Entende-se o espírito da lei: pela dignidade do cargo que ocupa, seria mais condenável um promotor ou procurador, por exemplo, injuriar colegas de serviço por razões privadas ou tomar reiteradas multas de trânsito. Nesses casos, faz sentido imaginar que o agente público possa sofrer uma reprimenda, em âmbito administrativo, que ao cidadão privado não seria possível imputar em sede criminal ou mesmo cível. Não parece razoável, no entanto, interpretar esses dispositivos de modo a restringir a liberdade de crítica – a mais ampla manifestação da liberdade de expressão nas democracias –, ainda mais tendo em conta que se trata de tema de interesse público envolvendo agentes públicos.

Leia também: Danilo Gentili: o justo limiar entre honra e liberdade de expressão (Editorial de 13 de abril de 2019)

Leia também: Crusoé e Alexandre de Moraes: uma decisão equivocada em um inquérito ilegal e abusivo (Editorial de 16 de abril de 2019)

Não se ignora que há um debate legítimo sobre a oportunidade de promotores, procuradores e juízes se manifestarem com severidade na imprensa e usando perfis de redes sociais. Há boas razões do lado de quem pensa que esse tipo de crítica deveria vir por canais institucionais e que os agentes da Justiça deveriam guardar mais moderação em manifestações públicas. Esse é outro debate – um debate em que, aliás, Dallagnol se filia à corrente que defende que esses agentes devem ter o direito de se manifestar duramente, o que o procurador tem feito ao longo da Lava Jato, sempre com a genuína intenção de contribuir nos temas de interesse público. De qualquer forma, não há dúvidas de que, individualmente, Dallagnol se manifestou dentro dos parâmetros que a Constituição e as leis lhe garantem. Aberto o PAD, espera-se que seja arquivado – como já fez, aliás, o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) na discussão do mesmo caso.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Manoel Soares Cutrim Filho

    ± 0 minutos

    Mais uma tentativa da atual gestão do STF, tentar calar alguém q se manifesta contrário às decisões de alguns dos seus membros. Neste caso trata-se de um agente político do Estado Brasileiro, um Procurador da República, q tem prestado relevantes serviço à nação, coordenando um grupo de competentes Membros do MPF, cujo trabalho tem tido repercussão internacional. Mas esse PAD, ñ há de prosperar, pois os membros da comissão julgadora saberão fazer a leitura correta, q Deltan Dallagnol fez uso de suas prerrogativas funcionais e do legítimo direito constitucional q todo cidadão tem, a liberdade de expressão. Bravo Deltan, em frente, em favor do Brasil, as pessoas de bem o apoiam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Fanti

      ± 3 dias

      E a jararaca com nome de molusco mesmo presa, fica ameaçando juízes, promotores e todo mundo e nada acontece. Paciência tem limite.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JOSE DE PAULA

        ± 3 dias

        MAIS VALE UM JUIZ HONESTO QUE 3 SAFADOS DO STJ....BOLA PRA FRENTE DALLAGNOL DEUS É CONTIGO ...SEM MEDO DE BANDIDOS ...MOSTRA PRA ESTES CORRUPTOS QUE VC É DO BEM E NÃO APOIA FACÇOES CRIMINOSAS COMO ELES APOIAM.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • H

          Helio

          ± 3 dias

          Todos os dias vemos aqui uma série de críticas aos membros do STF, aliás, criticas muito mais pesadas ( e porque não dizer ultrapassando os limites da boa educação) que as feitas pelo procurador. Será que somente ele não pode criticar objetivamente?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Jair Duvale

            ± 3 dias

            OU O GOVERNO DA UM BASTA À ESQUERDA, AO STF E OUTROS SUPERIORES T J E À MÍDIA FAKE OU ELES DARAO UM BASTA AO GOVERNO. O POVO TEM QUE IR ÁS RUAS CLAMAR PELA AJUDA DAS FORÇAS ARMADAS PRA ACABAR COM ESSA DITADURA. DITADURA POR DITADURA QUE SEJA EXERCIDA POR QUEM FORA I ELEITO PELO POVO E NÃO COLOCADO NO PODER POR CORRUPTOS, PRESIDIARIOS E ENVOLVIDOS EM FALCATRUAS.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jair Duvale

              ± 3 dias

              OU O GOVERNO DA UM BASTA À ESQUERDA, AO STF E OUTROS SUPERIORES T J, E À MÍDIA FAKE OU ELES DARAO UM BASTA AO GOVERNO.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • H

                Herman Bruhns

                ± 3 dias

                Se o povo pudesse fazer prevalecer sua vontade em relação às justiça, o absurdamente caro, ineficaz e inescrupuloso STF, já teria fechado suas portas há muito tempo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Pedro tenvia

                  ± 3 dias

                  Deltan começa a sentir o gostinho amargo de ser vidraça, temos que concordar, jogar pedras e apresentar power point é muito mais fácil, bem feito.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    claudio luiz da cunha

                    ± 3 dias

                    Vai jejuar Deltan.....suas mentiras estão começando a aparecer.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo

                      ± 3 dias

                      Se o codigo de conduta eh aplicavel a Deltan, tambem o eh, para o Sr Gilmar Mendes.Ja faz muito tempo que a casa dele (Gilmar) deveria ter ruido. O pais aguarda ansiosamente pelo impeachment do Sr Gilmar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Manoel Cesar Romero

                        ± 3 dias

                        No Brasil é muito difícil entender as maracútaias/quadrilhas. O Sr.Gilmar ofendeu em um momento de insanidade todo mundo aconteceu alguma coisa? quem vai querer brigar com o chefe que tem amigos tipo betão espancador de professor, os baratas do rio de janeiro(onibus), sérginho cabral o medonho e outros? é muito difícil

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JOSE DE PAULA

                          ± 3 dias

                          Falar a verdade é crime..ir contra bandidos , facções criminosas e politicos corruptos ,combater o que esta errado é crime ...este país quebrado por politicos bandidos do pt , agora ser honesto e combater o que esta errado ...o kara pode responder processo..... ta na hora deste stf ter vergonha na cara e defender a honestidade e a coisa séria nesta nação.Os brasileiros merecem respeito.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JOSE Z. NETO

                            ± 3 dias

                            Deltan falou o que todos estão vendo, há uma ação orquestrada para soltar corruptores e isto é claro. Parabéns Deltan, sua coragem é inspiradora.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 3 dias

                              Um dos maiores erros da nossa Constituição: vitaliciedade para os ministros do STF. Ele se sentem acima de tudo, inclusive de Deus. Usam, abusam e usurpam o poder.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jorge Dias

                                ± 3 dias

                                Agora entenderam que STF e liberdade são conceitos antagônicos?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Roger Moreira Nickhorn

                                  ± 3 dias

                                  O Sr. Dallagnol é uma das pessoas que tem trabalhado incesantemente para termos um Brasil melhor, juntamente com os demais integrantes da Força Tarefa da Lava Jato, PF e Judiciário. Merece todo nosso respeito e consideração. Ele apenas expressou sua opinião sobre algo que todo o Brasil vem assistindo há tempos. Espero que o bom senso prevaleça e o processo seja arquivado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                    ± 3 dias

                                    Parabéns para o Sr. Deltan Dallagnol pela suas palavras em relação a esses cidadãos, sempre, mal intencionados quanto à verdade. O stf é minúsculo e esses três cidadãos são simplesmente ridículos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      TOATOA

                                      ± 3 dias

                                      Deltan ,tamo junto.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Francisco Das chagas De Maria

                                        ± 3 dias

                                        É O petista Dias Toffoli ameaçando o procurador Dellagnol; PGR já para o procurador!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          José Vicente bittencourt

                                          ± 3 dias

                                          Caro Deltan Dallagnol: Este tipo de situação em que você se encontra, só acontece a pessoas que possuem coragem para enfrentar a tirania, a desonestidade e a injustiça. Quantos "poderosos", useiros e vezeiros em desonestidades foram presos no passado? Praticamente nenhum. E atualmente? muitos. Quem são os responsáveis? Você e outros procuradores, Polícia Federal, Sérgio Moro e outros juízes. Continue na luta, nas "batalhas".

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          Fim dos comentários.