i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Kassio Marques, o “tiro no escuro” de Bolsonaro no STF

  • PorGazeta do Povo
  • 02/10/2020 16:41
Desembargador Kassio Nunes
Desembargador do TRF-1 Kassio Nunes foi o escolhido de Bolsonaro para assumir a cadeira de Celso de Mello como novo ministro do STF.| Foto: Samuel Figueira/TRF-1

Entre as escolhas mais importantes a serem feitas por um presidente da República está a indicação de membros para o Supremo Tribunal Federal. Ministros do STF permanecem na corte até muito depois que o presidente responsável pela indicação deixe o Planalto – Celso de Mello, por exemplo, que chegou ao Supremo durante o mandato de José Sarney e deixa a corte na semana que vem, ainda viu outros sete presidentes da República, incluindo o atual. Quando foi eleito, Jair Bolsonaro já sabia que teria pelo menos duas indicações a fazer. Este era um assunto no qual não havia margem nenhuma para erro. Mas Bolsonaro conseguiu errar.

Qual é o tipo de ministro de que o país precisa? No início deste ano, elencamos um pacote de características essenciais para um magistrado da nossa suprema corte: firmeza contra a corrupção; respeito à vida e à família; ojeriza ao estatismo, priorizando o protagonismo do indivíduo, da sociedade civil e do setor privado; rejeição dos corporativismos; e a consciência plena de que um ministro do Supremo é guardião e intérprete da Constituição, não seu autor. Desta lista, gostaríamos de destacar em especial três aspectos que nos parecem mais relevantes no momento atual.

Praticamente tudo o que se conhece e também o que se ignora a respeito de Kassio Marques mostra que lhe faltam o retrospecto e a clareza de convicções que deveriam estar presentes no escolhido por Bolsonaro

O primeiro deles é o alinhamento com os valores que norteiam a maioria dos brasileiros em temas de comportamento. É bem verdade que o STF não tem a característica de espelhar fielmente a composição da sociedade brasileira; mas, por outro lado, é inconcebível que a totalidade da corte seja de ditos “progressistas” ou que ao menos flertam com o “progressismo”, em uma desproporção que extrapola totalmente qualquer papel contramajoritário que se queira atribuir a uma suprema corte. Negar à posição conservadora o direito de se fazer presente na composição do Supremo é calar a maioria dos brasileiros na instância que, em muitas ocasiões, é mais decisiva que os próprios Executivo ou Legislativo.

A firmeza no combate à corrupção é importantíssima neste momento em que o establishment político – e também o jurídico – coloca em prática o mesmo roteiro visto na Itália da Operação Mãos Limpas, em seu esforço para desacreditar e destruir a Operação Lava Jato, inviabilizando qualquer ação semelhante no futuro. Não se trata, aqui, de simplesmente ser ou não um “garantista” – o termo descreve magistrados que, havendo interpretação da lei que seja favorável ao réu, tenderão a adotá-la em detrimento de outros valores jurídicos, uma postura problemática, mas que ainda pode ser considerada legítima. O problema atual, no Supremo, é outro: são interpretações que, mesmo quando adotadas de boa fé, vão além do “garantismo” ou até mesmo o desvirtuam. É o caso, por exemplo, da anulação recente de decisões de instâncias inferiores tomadas estritamente de acordo com a lei, espalhando insegurança jurídica e facilitando a impunidade. O próximo membro do STF tem de ser alguém com a coragem de interromper esse ciclo.

Os dois temas – a pauta de costumes e o combate à corrupção – são permeados pelo tema do ativismo judicial. Afinal, tanto para fazer prevalecer posições “progressistas” em matéria de comportamento quanto para reverter sucessos do combate à corrupção, ministros do Supremo têm tomado para si a função de legisladores: inventam ou alteram normas legais a seu bel-prazer, seja monocraticamente, seja com o apoio de colegas de turma ou da corte toda. O ativismo judicial tem lá suas nuances: há ministros que o rejeitam em certos temas, como nas questões morais, mas o adotam em outros, como na regulação estatal ou na liberdade econômica. Mas raro é o ministro que se abstém completamente da postura de legislador – quando seria justamente esse tipo de ministro o mais necessário em uma suprema corte.

Tudo isso se aplica ao desembargador Kassio Marques, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, confirmado por Bolsonaro na noite de quinta-feira e cuja nomeação foi formalizada no Diário Oficial desta sexta? A resposta é um enfático “não”. A começar pelo fato de Marques ser apadrinhado pelo líder do PP no Senado, Ciro Nogueira – ambos são do Piauí –, um denunciado pela Lava Jato. Acrescente-se a isso o fato de ser uma incógnita na pauta de costumes e de, nos bastidores, ser visto como mais alinhado à postura de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, membros da Segunda Turma do STF cujos votos têm sempre beneficiado os réus da Lava Jato. Praticamente tudo o que se conhece e também o que se ignora a respeito de Kassio Marques mostra que lhe faltam o retrospecto e a clareza de convicções que deveriam estar presentes no escolhido por Bolsonaro – o presidente, aliás, mostrou não ter a menor ideia da importância da tarefa de nomear ministros do STF ao menosprezar currículos, dizendo ter privilegiado alguém que conhecia, que “tomava tubaína” com ele.

Esse tiro no escuro é totalmente desnecessário quando há muitos outros juristas notáveis, que comprovadamente têm as características necessárias a um bom ministro do STF

O fato é que o país foi dormir sonhando com um ministro firme contra a corrupção, que refletisse os valores da maioria da sociedade brasileira, que rejeitasse o ativismo judicial, que defendesse a vida e a família, e acordou com um indicado por um senador do Centrão denunciado na Lava Jato. Não surpreende que o nome tenha repercutido muito mal até mesmo entre os setores que apoiaram Bolsonaro desde a primeira hora e vinham defendendo o presidente em todas as controvérsias nas quais ele se envolveu. A indicação agradou quase que exclusivamente aos novos aliados do presidente no Congresso, aqueles que passaram a lhe oferecer apoio enquanto abocanhavam cargos de segundo e terceiro escalão em ministérios e estatais, e, mais recentemente, também conquistaram várias vice-lideranças do governo no Legislativo.

Marques poderia até ser um bom ministro? Sem dúvida que poderia eventualmente surpreender. Mas sua indicação é, na melhor das hipóteses, um verdadeiro tiro no escuro, totalmente desnecessário quando há muitos outros juristas notáveis, que comprovadamente têm as características necessárias a um bom ministro do STF. Bolsonaro não pode se eximir alegando que terá outra oportunidade em 2021, quando Marco Aurélio Mello se aposentar. Uma única nomeação equivocada pode colocar muito a perder, considerando o papel que o Supremo assumiu no país. Uma indicação ao STF que é uma aposta arriscada na roleta – na melhor das hipóteses, repetimos; porque, na pior delas, será um desastre completo – é a última coisa de que precisamos neste momento, e por isso já é possível classificar a decisão de agora como um dos maiores erros, se não o maior, cometido por Bolsonaro em seu mandato.

88 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 88 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Plínio

    ± 13 dias

    Acredito que antes da escolha tenha chegado ao presidente uma centena de "bons candidatos". E cada um com sua torcida. O meu presta e os outros não prestam. É como escolher o técnico do Flamengo, São Paulo, Corinthians e por ai. A história sempre mostra que existe a realidade da corte, que nós meros mortais nunca sabemos, ou saberemos daqui a um século. E então pensamos: de acordo com esta realidade, qual nome passaria? Qual teria apoio político no Senado? Qual nome não geraria mais adversários do que já tem o presidente? Não adianta ter um bom nome contra 10 na corte. Essa é a realidade que não consideramos. Continuo apoiando o presidente mesmo não gostando do nome, e ver se acertou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael

    ± 15 dias

    Que um ministro da Suprema Corte deve ser intransigente com a corrupção disso não há duvida. O que mais me chama atenção no editorial são as demais características que, supostamente, ele deveria ter. É interessante como o autor coloca "o respeito a vida" e "à família" e em seguida faz sua apologia ao conservadorismo, opondo-o ao progressismo, com a única justificativa de que aquele seria o norte moral da maioria dos brasileiros. Ter uma postura progressista em nada agride o respeito à vida e à família. E a sociedade avança, os valores de hoje não serão os mesmos de amanhã. Se o protagonismo do indivíduo deve ser priorizado, como afirma o autor, seu comportamento não é assunto de juízes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joe araujo

    ± 15 dias

    ótimo editorial. Parabéns. Triste por essa decaída do presidente para o lado da velha política, preferindo dar um agrado aos parlamentares do centrão, em detrimento de seguir firme no caminho que todos os brasileiros sonham e esperam dele. Muito triste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Suzel Belmonte

    ± 16 dias

    Excelente editorial!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Garcia

    ± 16 dias

    Estelionato eleitoral! Nos resta torcer pelo Romeu Zema em 2026..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério

    ± 16 dias

    Nós, de fora, podemos achar que o Bolsonaro não fez uma boa escolha. É pura inocência pensar assim! A escolha que ele faz é para atender os interesses dele e não os nossos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Couto

    ± 16 dias

    Excelente editorial! Não consigo entender como o Presidente e seus conselheiros levaram tanto tempo para chegar a uma conclusão desastrosa. Infelizmente, com isso, soma-se mais um dos mesmos! Como ser otimista com o futuro desse país?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camargo

    ± 16 dias

    Para mim que fui às ruas em prol da Lava Jato, da prisão em segunda instância, e do próprio Bolsonaro , esse tiro nao foi no “ escuro”, mas um “tiro no pé”. Os votos daqui de casa essa família Bolsonaro não mais verá.Paulo Camargo. RJ

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Joaquim de Santana

    ± 16 dias

    Eu estava destinado a protestar contra o presidente nesse caso, mesmo sem saber de quem se trata o futuro ministro. Mas recuei agora com esse editorial. Acho que Bolsonaro tem razão de indicar um qualquer, em detrimento das figuras célebres do mundo jurídico. Os pretendentes sempre fazem suas campanhas na maior humildade, de porta em porta nos gabinetes pedindo o voto, Nomeados, acabam num mero Alexandre, num Fachim, num Levandosky, num Gilmar. Transformam-se num juiz de jogo de futebol, com poderes e força para fazerem o que quiserem, jamais voltando atrás numa decisão errada e contam com apoio policial para prender quem tentar protestar. Pode Arnaldo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Joaquim de Santana

    ± 16 dias

    Eu estava destinado a protestar contra o presidente nesse caso, mesmo sem saber de quem se trata o futuro ministro. Mas recuei agora com esse editorial. Acho que Bolsonaro tem razão de indicar um qualquer, em detrimento das figuras célebres do mundo jurídico. Os pretendentes sempre fazem suas campanhas na maior humildade, de porta em porta nos gabinetes pedindo o voto, Nomeados, acabam num mero Alexandre, num Fachim, num Levandosky, num Gilmar. Transformam-se num juiz de jogo de futebol, com poderes e força para fazerem o que quiserem, jamais voltando atrás numa decisão errada e contam com apoio policial para prender quem tentar protestar. Pode Arnaldo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Joaquim de Santana

    ± 16 dias

    Eu estava destinado a protestar contra o presidente nesse caso, mesmo sem saber de quem se trata o futuro ministro. Mas recuei agora com esse editorial. Acho que Bolsonaro tem razão de indicar um qualquer, em detrimento das figuras célebres do mundo jurídico. Os pretendentes sempre fazem suas campanhas na maior humildade, de porta em porta nos gabinetes pedindo o voto, Nomeados, acabam num mero Alexandre, num Fachim, num Levandosky, num Gilmar. Transformam-se num juiz de jogo de futebol, com poderes e força para fazerem o que quiserem, jamais voltando atrás numa decisão errada e contam com apoio policial para prender quem tentar protestar. Pode Arnaldo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcello Machado e Dias

    ± 17 dias

    Pelo jeito, o rabo preso falou mais alto! Desde que o escândalo do Rachadão aflorou, tudo mudou! Sumiu o valente paladino, o único político com envergadura moral para enfrentar o "sistema"! (como nos foi vendido quando pediu votos na eleição). O maior estelionato eleitoral que já se viu! Pobre Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PastorRosevaldo

    ± 17 dias

    Bolsonaro já está se constituindo no maior estelionato eleitoral da história recente do Brasil. Traiu as principais promessas de campanha, traiu seus eleitores, traiu seus apoiadores mais sérios, enfim, um perfeito traíra. Vendeu a alma pro fisiologismo tradicional ("Centrão" e assemelhados no Congresso e nos Tribunais). Finalmente, partiu pro "bolsa-voto" pra manter certo apoio popular, ao melhor estilo Lula e Dilma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 17 dias

    E há pessoas que defendem o INDEFENSÁVEL. Somente pessoas cegas e obtusas não veem que se trata do ACORDÃO com o CENTRÃO. "Eu salvo os seus e vocês salvam os meus e que se dane o Brasil."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 17 dias

    Que tiro no escuro nada. Bolsonaro só pensou nos seu propósitos travestido como interesse do País. A situação é a oposta ao aforismo do John F. Kenedy "Não pergunte o que o País pode fazer por você e sim o que o você pode fazer pelo País". Ele deu sua contribuição; F. com o Brasil. Mas os Franklin, Madison, Washington, Reagan Brasileiros existem. Pena que estejam sufocados pelas instituições, um inclusive desempregado. Era Juiz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Udo Hansen

    ± 17 dias

    Editorial comedido. Expôs a putrefata realidade brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. Neto

    ± 17 dias

    Essa espinha vai ficar atravessada na garganta até outubro de 2022. GP, deve ir para os anais. Deixem-no acessível aos leitores. Prometo que nunca cancelarei minha assinatura se fizerem esse imenso favor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carvalhaes

    ± 17 dias

    O Presidente está a mostrar sua verdadeira cara, a do Centrão de onde saiu! Muito triste!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 17 dias

    O Presidente declarou em alto e bom tom para a nação toda ouvir que os critérios de sua indicação não foram os do interesse do país e sim os seus, de sua amizade com o indicado. Absurdos desse tipo têm que ser evitados por todos quantos têm o "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos". Urge lutarmos por EC que altere a composição e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada UF eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos. Os que lá estão deverão permanecer pelo tempo que faltar ao cumprimento deste prazo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Charles Bonemer Junior

      ± 17 dias

      Um por UF? Já não basta o Senado para dar a SP o mesmo peso de RR?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edmea

    ± 17 dias

    Há grandes juristas no Brasil, cujas convicções e trabalho sério são reconhecidos pela população Um deles poderia ter sido escolhido. De repente surge Kassio Marques, que é uma interrogação... Temos razão de sobra para ficarmos preocupados. Não adianta o Presidente ficar "chateado" conosco. Nós depositamos em suas mãos a imensa responsabilidade de não tolerar e não perdoar a corrupção! Podemos estar confiantes?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO OLIVEIRA DE SOUZA

    ± 17 dias

    Ainda acho que o problema maior são os nossos legisladores, que fazem leis a “torto e direito” deixando brechas sem fim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 17 dias

    Tá mais pra um tiro no próprio pé, ricocheteando na cabeça de seus eleitores

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 17 dias

    O Jurista Marques é Juiz de carreira e não tem atuado nem com desonestidade e nem com radicalismos, que é exatamente o que a nação Brasil precisa neste momento. A única maneira de Bolsonaro governar é esfriar os confrontos com o STF, que tem sido usados pela oposição pra arruinar o país. A economia e a sociedade precisam de tranquilidade jurídica e continuidade econômica para que o povo possa trabalhar e progredir, e a transformação do país numa nação "judicial", como quer a oposição de esquerda e progressista psdebista e lavajatista apenas emperra o Brasil e amarra o Governo Executivo. A tão pedida harmonia constitucional é o que Bolsonaro busca fazer, indicando Ministro correto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Maira Donini Ramos

      ± 15 dias

      Concordo, uma maneira do conseguir o que não pode efetivamente até agora, governar. Inclusive, também, talvez seja Marques, o "Moro" que o presidente está colocando no STF. A maior arma contra o meu inimigo é um inimigo. Torço por isso. Até prova em contrário ele tem meu apoio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 17 dias

    Continuaremos deitados eternamente em berço esplêndido por mais alguns séculos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 17 dias

    É o que temos pra hoje. O cenário é este e sorte está lançada. Quem quiser apoiar/procurar um outro candidato conservador com chances de vencer em 2022, ou se atracar a um Morno Iscariotes da vida, ou, se quiser tentar um impeachment por algum motivo obscuro e encarar um Mourão baba ovo de chinês, a porta da rua é serventia da casa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 17 dias

      IvoHM: Cá, onde? Em Matinhos, Ivo Hauer Malschitzky?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 17 dias

      Vem cá, vaquinha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSÉ IVALDO

      ± 17 dias

      Muuuuuu

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao carlos

    ± 17 dias

    O Presidente jogou no lixo meu voto.Que decepção! Já torço para que seja "impixado" ,assumindo o Vice , general Mourão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 17 dias

    Essa escolha foi o ato mais equivocado do Presidente Jair Bolsonaro. Perde o país!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    ± 17 dias

    Mais do que um erro, foi TRAIÇÃO. Vão pagar caro nas próximas eleições, exceto o culpado de tudo, que em 2022 ainda contará com 4 anos de mandato. Alguém na sua sã consciência acha que a prole foi eleita pelos seus méritos ou por parasitismo eleitoral?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 17 dias

    Votei e apoiei o Bolsonaro mas que decepção. Colocou no STF um cara indicado pelo centrão, Toffoli,Lewandowski e Gilmar Mendes e alem de tudo é Dilma roxo. Contra a lava jato e contra a prisão em segunda estância. Bolosonaro está fazendo tudo ao contrário do que pregou na campanha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 17 dias

    Posso até estar errado, porem não confio neste novo Ministro se ele for indicado e Bolsonaro começa errando...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 17 dias

    O Presidente errou e nos deixou a todos conservadores que votamos nele e o defendíamos, com um pé atrás. Teremos que rever nossas posições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JoJr

    ± 17 dias

    MEU DEUS DO CÉU!!!! QUE ESCOLHA É ESSA?!!! SÓ DE OLHAR A CARA DO SUJEITO SE PERCEBE QUE É FROUXO E SUCEPTÍVEL A INFLUENCIAS... SÓ JESUIS NA CAUSA, MESMO!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edward Lewis

    ± 17 dias

    Não há nenhuma novidade. Bolsonaro continua coerente em suas convicções. Um embuste, um mentiroso e traidor do discurso inicial que o elegeu. Essa vaga era pra ser do Moro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jean farias

    ± 17 dias

    Excelente editorial. Fiquei estarrecido com essa decisão do presidente Jair Bolsonaro. Não foi para isso que votei nele. Perdeu meu apoio!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 17 dias

    Bolsonaro escolheu entregar o Brasil aos lobos para blindar seu filho miliciano. Ninguém emprega chefe de.milicia, esposa e outros parentes por ser ingenuo. O Flavinho fez homenagem a miliciano preso. O Flavinho está atolado na lama igual ao pai dele. Moro2022

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 17 dias

    O homem deve ser bem tosco, até porque, não depende do voto do povão. Por si só isto basta para criar uma casta inume às crise e que se acham donos do Estado, melhor que os outros. "Todos são iguais, mas há alguns que são mais iguais que os outros." George Orwell. Se for indicado pelo Bozo, não deve ser flor que se cheire mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 17 dias

    Na verdade Bolsonaro hoje é só o retrato da velha política , joga pra platéia uma postura firme anticorrupção, mas nós bastidores infelizmente está fazendo exatamente igual a todos que colocaram seu ministro de estimação , Sarney Celso de Mello , Collor o primo Marco Aurélio,FHC Gilmar, lula , Lewandowski e toffoli, temer investigado ,Alexandre e agora Bolsonaro junto com os investigados do centrão emplacam o seu , e provavelmente vai continuar tudo igual por muito tempo tempo , e povo só vê o que quer ver , e vai continuar escravos dessa situação trabalhando a metade da vida pra manter o maior estado do planeta sempre inchado ineficiente corrupto e com a impunidade sempre em Alta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 17 dias

      PERFEITO. E, quando tudo fica contra suas expectativas, apela pela luta contra os que querem invadir a AMAZÔNIA e coisas do gênero. Discursinhos que agradam pessoas que não têm capacidade de discernimento. SIGAM O JIM JONES.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GISELE

    ± 17 dias

    Presidente JB jogou o País de novo na rota da corrupção .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 17 dias

    Kassio com K de kkkkkkkkkkkkkkk. Bolsonaro deu um tiro no pé . Fomos traídos ? Bolsonaro mijou fora do pinico , com certeza ! Quem viver verá ..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Maome Machado

    ± 17 dias

    Estou decepcionado, esse sujeitinho tem cara, tem jeito, tem pose de esquerdista, péssima indicação!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giancarlo Bento Antoniutti

    ± 17 dias

    Estancando a sangria! Infelizmente centrao ganhou!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 17 dias

    Apezar de todas criticas pelo escolha de um futuro ministro do STF,eu ainda acredito no Presidente Bolsonaro, ele é uma pessoa inteligente e coragioso, já sofreu muitas criticas e ataques mesmo antes da eleição , mas ele venceu e continua firme, sobre o novo escolhido, acho que e prematuro taxar como um garantista, só pelos alguns comportamentos do passado, pode ser que hoje e diferente, deve ter boa conversa com Presidente Bolsonaro que não é tão ingenuo de não saber do seu passado, vamos esperar para ver.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • P

      Portugal

      ± 17 dias

      O nome desse japa devia ser Tatomanoku

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo Freitas

      ± 17 dias

      Amigo, apoiei o PR com convicção no episódio do Moro, mas me dói dizer que acho que perdemos a guerra. Digo isso mesmo sabendo que, por enquanto, não há alternativa à vista. Mas não adianta tapar o sol com a peneira. #decepção

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      EDGAR ALBERTO PERIN

      ± 17 dias

      Por quê indicar uma pessoa suspeita dessas se, com certeza, existem nomes muito melhores? Que desperdício de oportunidade!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo

      ± 17 dias

      Acreditar no Presidente Bolsonaro??? Concordo: rachadinha, depositos, funcionarios fantasmas, Ricarfo Barros, PP, milicia, Aras, cloroquina, Kassio e etc. O que mais precisa p vc acordar?? O Bosonaro é tão burro, mas tão burro que vão anular as sentenças do Moro, vao liberar Lula p concorrer as eleições e o Lula será eleito em 2022. Espera para ver.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 17 dias

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Barbaridade. Cada desculpa que os fanatizados arranjam. O homem é indicado pela nata dos corruptos. Acorda, cara.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SFB

    ± 17 dias

    Sai um Ministro ruim e entra outro. Bolsonaro erra feio mais uma vez. Vergonhosa atitude. Contra todos os avisos, fatos e dados prefere dar ouvidos a políticos tradicionais corruptos do Centrão. A reeleição tem que acabar para reduzir esses conluios políticos em detrimento de uma escolha técnica benéfica ao Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SFB

    ± 17 dias

    Sai um Ministro ruim e entra outro. Bolsonaro erra feio mais uma vez. Vergonhosa atitude. Contra todos os avisos, fatos e dados prefere dar ouvidos a políticos tradicionais corruptos do Centrão. A reeleição tem que acabar para reduzir esses conluios políticos em detrimento de uma escolha técnica benéfica ao Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 17 dias

    A única coisa que posso dizer é: decepção. Até agora eu apoiava o presidente em tudo, mas não mais. Perdeu meu voto para 2022. O piore é que ele colocou um cara que vai estar na corte até 2047. Imagina aturar Gilmar Me dês, Levandowsk e tudo o mais acabando com o país? Decepção. Espero imigrar logo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 17 dias

    A única coisa que posso dizer é: decepção. Até agora eu apoiava o presidente em tudo, mas não mais. Perdeu meu voto para 2022. O piore é que ele colocou um cara que vai estar na corte até 2047. Imagina aturar Gilmar Me dês, Levandowsk e tudo o mais acabando com o país? Decepção. Espero imigrar logo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato Fonseca do Amaral

    ± 18 dias

    Ao menos independente de ideologia politica, seja de esquerda ou direita, que se priorizasse o saber juridico, que fosse alguem aprovado em concurso da magistratura, detalhe este que não parece de valor, tão impostante quanto, que seja alguém radicalmente contra a corrupção, seja de direita ou esquerda, que se manifeste com seus atos sua postura de combate a mesma, este indicado é contra a prisão em segunda instancia, foi contra a extradição do terrorista Batiste, condenado pela justiça internacional, queria mante-lo solto com tornozeleira no Brasil. não adianta dizer que é contra a corrupção, tem que mostrar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 18 dias

    A verdade é que nunca teremos certeza alguma de quem é quem no mundo Jurídico. A maior caixa preta do Brasil! Tanto no lado do bem quanto no lado do mal!!! Nem deveria ser uma indicação Política em um País como o Brasil. Não somos os EUA. Deveria ser só de carreira mesmo. Mas a brecha foi aberta e agora qualquer Presidente seja ele de Direita ou de Esquerda sempre estará atirando no escuro ao decidir sobre que indicar. A culpa é do Sistema Judiciário e não do Poder Executivo. Coitado do Bolsonaro!!!!!! Mais uma para a caixa de culpado de tudo no Brasil!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 17 dias

      Coitado do Bolsonaro pq?? Ele que.escolheu. Vai la e faz um cafuné nele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 18 dias

      EUA elegem promotores, juízes e tb há as “retenções”. Só o modelo americano funcionaria aqui...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO MARQUES CARVALHO

    ± 18 dias

    Escolheu um ministro terrivelmente errado?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 18 dias

    Tiro no escuro? Quantas reuniões JB fez com os corruptos até chegar ao nome do tal Kassio?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • G

      Giselle

      ± 17 dias

      Mais um tiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Giselle

      ± 17 dias

      Não foi um tiro no escuro, foi muito bem pensado pelos que orquestraram esta indicação. Quem indicou que assuma as consequências. Pra nós que somos contra a corrupção não foi um tiro no escuro e sim no peito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriel Farias

      ± 17 dias

      Boa pergunta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Americo Lisboa Junior

    ± 18 dias

    A nomeação é fato consumado e a aprovação pelo Senado também, vamos ver agora a atuação dele. Joaquim Barbosa o primeiro negro no STF indicado por Lula detonou o mensalão do PT. Portanto, acho prematuro um pré julgamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Gilberto Nascimento

      ± 18 dias

      Joaquim Barbosa foi escolhido por seus méritos. Ele tinha uma carreira antes. Era autor de livros. Além disso, ele foi escolhido para valorizar as ações afirmativas. Situação na qual uma má escolha traria danos aos defensores de tais políticas, como era o Partido dos Trabalhadores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 18 dias

    Verdade verdadeira. Só de ser aprovado previamente - dizem por Gilmar e Tóffoli - já é a presunção com ares de certeza que mais um picareta entrará naquela corte. Será que a saída do alcunhado juiz de "m...rda" teremos um outro equivalente. Temo que sim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giovanna Chiodi

    ± 18 dias

    Erro crasso.Consequencias funestas para as próximas duas gerações. Realmente foi o maior erro de Bolsonaro até agora e nem que faça a escolha certa da próxima vez não consertara o erro de agora. Lamentavel .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Porpino

    ± 18 dias

    Escolha terrivelmente equivocada. O coração humano é mais enganoso que qualquer coisa (Jr. 17:9a)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júnior

    ± 18 dias

    Excelente !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria das Graças Sousa Guimarães

    ± 18 dias

    Não gostei da indicação,mas mantenho meu apoio ao Presidente.Devemos votar em prefeitos e vereadores conservadores,p/apoiarem eleição a deputados,senadores e governadores conservadores em 2022, que apoiarão Bolsonaro p/indicar ministros conservadores no STF!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 17 dias

      Freitas: Siga o seu MARRECO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Joe@BR

      ± 17 dias

      Voto proporcional, coligações, regrinhas que mudam a cada eleição, obrigatoriedade de pertencer a um partido político, partido com dono, urnas eletrônicas não auditaveis. Como é essa história de mudar pelo voto mesmo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 18 dias

      497 deputados q foram eleitos nao tiveram votos para serem eleitos... o sistema proporcional e uma fraude.. nao vamos eleger ninguem... aceite isso

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cético

      ± 18 dias

      Não tenha compromisso com erro, custa caro, e o arrependimento não tem o condão de retroceder o tempo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 18 dias

      Siga o seu JIM JONES favorito. A propósito, você também doa boa parte da sua renda para algum pastor? rssss

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alfredo de Salles Loureiro

    ± 18 dias

    O pior é constatar que Bolsonaro nem sempre escolhe bem como podemos ver o que aconteceu com o Bebiano, Joyce, Vélez, Regina Duarte, Moro, Mandetta e outros. O pepino é que esta escolha vai durar 27 anos e não tem volta como estes outros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      FERNANDO LUIZ POZZOBON

      ± 17 dias

      Logo sai os outros ( Salles, Guedes...)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose A Lourenco dos Santos

    ± 18 dias

    Até parece que Bolsonaro é bobinho, caro articulista!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 18 dias

    O decoro me impede de dizer onde foi esse tiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio Pereira dos Santos

    ± 18 dias

    Assino embaixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Itana Gimenes

    ± 18 dias

    Eu fui dormir pensando num evangelivo obtuso e acordei com uma boa surpresa. Este editorial está péssimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 17 dias

      O evangélico obstuso está a caminho. Terrivelmente evangélico e ******.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 18 dias

    Se der ***** ,o PRESIDENTE estará com a conta.Mas ele foi eleito ou não? Não é governo tirano. Se fosse na Venezuela ,seria fácil. A esquerda, logo, vai se arrepender de ter aplaudido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LEONARDO BARBASKI

      ± 18 dias

      Depende do referencial. Hoje eleito, mas e amanhã?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.