| Foto: Ivonaldo Alexandre/Arquivo Gazeta do Povo

Um sistema econômico, para ser viável, depende de suas realizações e suas consequências, mas não só isso: depende também de convencer a população de que, apesar de seus defeitos, é melhor que qualquer outro sistema que possa ser posto em seu lugar. As crenças e os votos da sociedade são influenciados diretamente pelo processo de comunicação, compreensão e percepções. Na América Latina há um embate propagandístico, uma espécie de guerra da comunicação, entre os defensores do socialismo (ditos “de esquerda”) e os defensores do capitalismo liberal (ditos “de direita”). A pobreza e as carências sociais nos países latino-americanos contribuem para a predominância do viés esquerdista e para a elevação das críticas ao capitalismo, mesmo que o atraso desse continente se deva justamente a décadas de maus governos – a maioria esquerdistas – e à inexistência de uma economia capitalista liberal.

CARREGANDO :)

A questão pouco cobrada dos críticos do capitalismo é qual sistema eles teriam para pôr no lugar e que fosse capaz de eliminar a pobreza e as carências sociais. A opção que oferecem, já experimentada pela humanidade, é o socialismo ou o próprio capitalismo, desde que a maior entidade dentro do sistema seja um governo gigante, controlador e interventor. Apesar de seus problemas, o capitalismo é o sistema econômico que conseguiu tirar multidões da miséria e elevar o padrão de vida da humanidade; por isso, é o sistema mais inclusivo que já existiu. Ao estabelecer e proteger o direito de propriedade privada, garantir a liberdade econômica e adotar os direitos individuais, o capitalismo libertou o processo de criação, invenção e explosão da genialidade humana, principalmente nos últimos 200 anos.

Um governo menor em uma economia próspera terá mais recursos para cumprir sua função social

Publicidade

Os países que tiveram desempenho inferior e não conseguiram resolver os problemas sociais foram justamente aqueles nos quais o sistema capitalista foi o menos aplicado. Nesses países, entre eles o Brasil, prevaleceu o descaso com a educação e a não absorção das novas tecnologias geradas pelas duas primeiras revoluções tecnológicas modernas (a primeira, com a máquina a vapor, a estrada de ferro e as máquinas industrias, nos anos 1800; e a segunda, com a eletricidade, o motor a combustão interna, a indústria automobilística e a indústria do petróleo, nos anos 1870-1900). Nos países latino-americanos, o capitalismo liberal jamais foi implantado, as liberdades econômicas sempre foram solapadas e os governos se tornaram gigantes gastadores, inchados, ineficientes, corruptos e com predomínio na economia por meio de empresas estatais.

A experiência socialista iniciada com a revolução soviética de 1917 durou pouco mais de 70 anos, tornou-se a religião dos críticos do capitalismo, foi adotada por vários países em outros continentes e, apesar de ter se revelado um dos maiores experimentos de pobreza, opressão e morte, é o credo e a opção daqueles que querem a destruição do capitalismo. O socialismo é o que oferecem para pôr no lugar, apesar da tragédia que esse regime impõe onde quer que seja aplicado. Antonio Gramsci, ideólogo da esquerda, dizia que a implantação do socialismo pelo confisco violento da propriedade privada não era viável; logo, deveriam adotar outra arma: a tributação. O tributo pesado, aprovado pelo parlamento, tornou-se o substituto dos tanques e dos fuzis.

No Brasil, o sistema estatal consolidado gasta 40% do Produto Interno Bruto (PIB) e, pelo tamanho da carga tributária e do setor público, não há um sistema capitalista, mas um misto de capitalismo e socialismo. O tamanho do setor estatal e o grau de intervenção na vida das pessoas e das organizações privadas chegaram a tal ponto que o problema do Brasil não se resolve apenas com um governo ético e eficiente do ponto de vista gerencial. Isso é necessário, mas não é suficiente. É preciso reformar o sistema estatal, reduzir seu tamanho, diminuir o gasto público, diminuir a intervenção no mercado, libertar a economia para funcionar com agilidade e ampliar o espaço de atuação do capitalismo para que ele possa produzir seus efeitos de elevar a produção, a renda e o emprego. E não se trata de diminuir os gastos sociais em educação, saúde, habitação e programas de redução das desigualdades: um governo menor em uma economia próspera terá mais recursos para cumprir sua função social, e isso, sim, é a favor dos pobres.

Nossas convicções: Livre iniciativa

Leia também: Nada a comemorar (editorial de 6 de novembro de 2017)

Publicidade

Leia também:Escravos do paternalismo e da burocracia (editorial de 2 de fevereiro de 2018)

Quanto ao socialismo, sua trajetória provou que é ineficiente em economia, incapaz de promover o progresso e opressor. Duas marcas mais trágicas do socialismo são a destruição da liberdade e o assassinato de seu próprio povo. É um regime de exclusão social, cruel e desumano. A Cuba tão amada pelos esquerdistas expulsou 20% de sua população – um dos maiores programas emigratórios do mundo – e a Venezuela está provando que, apesar de ter uma das maiores reservas mundiais de petróleo, o tal “socialismo bolivariano do século 21” é apenas a reedição do socialismo do século 20. No país de Hugo Chávez e Nicolás Maduro, o mundo está vendo a economia afundar, a pobreza aumentar, a violência explodir, a liberdade sumir e o desespero tomar conta de uma legião de emigrantes.

O Brasil tem a chance de fugir desse filme de pobreza, atraso e horror. Mas, para isso, precisa reformar o sistema estatal e fugir da tentação de reproduzir aqui a engenharia social causadora desses males. Um país que retira 35% da renda nacional em tributos e gasta 40%, eivado de ineficiência, déficit público e corrupção, não pode culpar o capitalismo pela pobreza e pelo atraso. A saída é reformar ou naufragar.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]