i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A vitória de Joe Biden e o futuro dos Estados Unidos

  • PorGazeta do Povo
  • 06/11/2020 17:34
Biden supera Obama e torna-se o candidato com mais votos na história dos Estados Unidos
Joe Biden, candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, conquistou votos suficientes no Colégio Eleitoral com as viradas na Geórgia e na Pensilvânia.| Foto: Jim Watson/AFP

Com os mais recentes resultados de dois estados-chave, Pensilvânia e Geórgia, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, está praticamente confirmado como o vencedor da eleição realizada neste início de novembro. O atual presidente, Donald Trump, vem se recusando a aceitar o resultado e alega a ocorrência de fraude na Pensilvânia e em outros dos chamados “swing states” – aqueles estados sem preferência partidária definida, e que acabam definindo o resultado final a cada quatro anos. O risco de judicialização da apuração é enorme, mas, a não ser que os republicanos consigam apresentar provas da alegada fraude, Trump se tornará o 13.º presidente norte-americano a não conseguir a reeleição – o quinto nos últimos 100 anos; o caso mais recente foi o do também republicano George H.W. Bush., que perdeu para Bill Clinton em 1992.

As eleições de meio de mandato (as chamadas midterms) de 2018 já haviam enviado um sinal de alerta à Casa Branca, quando Trump perdeu a maioria na Câmara de Representantes apesar dos ótimos resultados econômicos que vinha apresentando – incluindo taxas de desemprego que estavam entre as menores da história para negros e latinos. Mas a pandemia de Covid-19 tirou de Trump seu maior cabo eleitoral ao virar do avesso a economia mundial e apagar todas as conquistas. Ainda assim, é preciso registrar, em 2020 Trump conquistou fatia maior do voto negro e latino, dois grupos que, embora longe de serem homogêneos – há enorme diferença entre cubanos e venezuelanos da Flórida e os mexicanos das regiões fronteiriças do Texas e Arizona, por exemplo –, tradicionalmente tendem a votar nos democratas.

Não foram apenas os republicanos que se radicalizaram à direita com a ascensão de Trump; os democratas fizeram o mesmo movimento à esquerda

Além disso, a condução do combate à pandemia por Trump, que minimizou as consequências da doença e teve inúmeros atritos com seu assessor científico Anthony Fauci, também abalou sua imagem de líder capaz de conduzir o país em um momento complicado. Por fim, o medo do contágio aumentou o número de norte-americanos que votaram antecipadamente, pelo correio, método que o presidente desencorajou por temer as fraudes que agora alega. Não surpreende, portanto, que a maioria desses votos – cuja apuração ficou por último e que selaram as viradas que devem dar a vitória a Biden – seja favorável aos democratas, não aos republicanos.

Confirmada a vitória do democrata, o que esperar dos Estados Unidos de Joe Biden? Um aspecto que não se pode perder de vista é que não foram apenas os republicanos que se radicalizaram à direita com a ascensão de Trump; os democratas fizeram o mesmo movimento à esquerda. Biden foi uma escolha pragmática, por ser mais capaz de aglutinar o eleitorado de centro; em pesquisas feitas apenas com democratas durante as primárias, ele aparecia como o pré-candidato com mais chances de vencer Trump, mas as mesmas sondagens mostravam que os entrevistados se identificavam mais com o autoproclamado socialista Bernie Sanders. Uma vez escolhido para disputar a Casa Branca, Biden fez um aceno ao grupo mais radical escolhendo como vice a senadora Kamala Harris. A Câmara dos Representantes e assembleias estaduais terão mais parlamentares alinhados à ala esquerda dos democratas, que tem como principais representantes as deputadas Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar, Rashida Tlaib e Ayanna Pressley.

Isso significa que, enquanto Trump fez (e continua fazendo) o possível e o impossível para esgarçar perigosamente a democracia norte-americana, demonizando instituições, a liberdade de imprensa e, agora, o processo eleitoral, Biden e Harris podem fazer o mesmo no campo dos valores. A julgar por seu plano de governo, as políticas identitárias, que se tornaram o principal cavalo de batalha democrata, terão preferência inclusive sobre garantias constitucionais como a liberdade de crença e o direito à objeção de consciência.

Em comparação com Trump, Biden certamente tem mais equilíbrio, serenidade, as qualidades que fazem de uma pessoa “presidenciável” – na expressão usada pelos norte-americanos, “fit for presidency”. Mas os Estados Unidos já viram como uma postura mais agradável e simpática pode esconder um afã persecutório, como no caso em que o IRS – o equivalente norte-americano da Receita Federal – foi usado para investir contra organizações conservadoras durante o governo Barack Obama. Se o plano de governo de Biden e Harris realmente for colocado em prática, resta a esperança de que o Judiciário possa agir em defesa das liberdades individuais e da consciência de seus cidadãos – e, por mais que se possa apontar a contradição na maneira como os republicanos do Senado aprovaram rapidamente o nome de Amy Coney Barrett para a Suprema Corte, é inegável que um legado positivo de Trump nesses quatro anos esteve nas três indicações que fez para a corte.

Em resumo, os norte-americanos estavam diante de uma escolha de Sofia: de um lado, manter na Casa Branca um presidente sem o menor apreço pela democracia e pelas instituições cuja solidez fez dos Estados Unidos uma das poucas nações a jamais ter vivido períodos autoritários; do outro, levar ao poder um grupo cada vez mais radicalizado à esquerda e que tende a minar liberdades básicas garantidas ao cidadão norte-americano em nome de políticas identitárias. Em ambos os casos, e independentemente do desfecho do pleito, com ou sem judicialização, aprofunda-se a divisão entre compatriotas, o “nós contra eles” tão conhecido no Brasil, mudando apenas as linhas sobre as quais se dá essa divisão.

101 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 101 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Jeremias Mariano

    13/11/2020 14:55:15

    Vocês estão desatualizados, essa notícia já é fakenews

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    T-I-T

    08/11/2020 17:39:06

    Que Deus tenha misericórdia na nação americana!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rubens Albuquerque

    08/11/2020 14:43:04

    Juro que não entendo. Com tantos candidatos... com tantos partidos... Como que o terceiro maior parido (Partido Libertário), não consegue nem uma cadeira no Congresso? Vai entender...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos de Souza

    08/11/2020 13:48:53

    A GP já tem certeza de que as dezenas de notícias sobre fraudes nas eleições são infundadas e que por isso já é possível cravar Biden como o eleito? E em que medida Trump se mostrou antidemocrático? Quais instituições ele atacou e tentou destruir? A mídia? Aquela que jamais a aceitou sua eleição em 2016 e o perseguiu durante os 4 anos de seu mandando, juntando-se ao radicais do Partido Democrata para removê-lo do poder por meio de um impeachment que não apresentou uma prova sequer? Parece que esse editorial foi escrito pelos histéricos que defendiam a expulsão de Constantino e cuja sanha por sangue foi barrada pela direção do jornal. Está na hora de agir novamente, dona Amélia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    08/11/2020 13:27:07

    Gazetinha e grande mídia, farinha do mesmo **** , querem empurrar goela abaixo essa fraude eleitoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    08/11/2020 13:25:27

    Biden e Kamala não falam a mesma língua. Resta saber quem irá prevalecer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO LUIZ POZZOBON

    08/11/2020 12:36:06

    Trump perdeu para a pandemia, não para Biden. Agora é esperar uma Dilma internamente. Externamente é esperar um predomínio cada vez maior da China em todos os meios . Triste...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIANA de luca

    08/11/2020 11:51:33

    Nossa! Trump quer destruir a democracia e instituições? Sinceramente Gazeta, apelaram bastante agora!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 13:46:56

      Como disse Constantino, a Gazeta é ótima, apesar de umas 3 frutas podres.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cassiano

      08/11/2020 13:10:51

      Por editoriais como esse que eu deixei de assinar a Gazeta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIANA de luca

    08/11/2020 11:51:32

    Nossa! Trump quer destruir a democracia e instituições? Sinceramente Gazeta, apelaram bastante agora!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    08/11/2020 11:45:54

    Texto sofrível, lambe-sako da esquerdalha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andrea Cotrim

    08/11/2020 10:12:40

    A liberdade é inegociável! Reconheço que Trump tem aquele jeito duro de lidar e concordo que o presidente de um país precisa ter características mais equilibradas em suas manifestações. No entanto, a situação vivenciada, atualmente, em que a mídia é militante e tenta influenciar o jogo político, entendo perfeitamente as reações do presidente norte-americano mais impaciente e de combate.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 13:49:46

      Pois é;como lidar com BLM e Antifas, quebrando e e incendiando cidades. Luvas de pelica? Sempre estive com os democratas mas, agora não dá mais; cederam às práticas fascistas, contra a América.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo

    08/11/2020 10:12:10

    Editorial não condizente com a gazeta ...já foram comprados pelos chineses? Não menospreze quem lê vocês !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcel Caetano

    08/11/2020 8:24:07

    Infeliz editorial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 13:50:44

      Nem leio mais; vou direto aos comentários. Assim, não me aborreço com a criançada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    lucas kicot

    08/11/2020 7:08:00

    Gazeta de duas faces ! Esta materia é uma prova clara de que no decorrer das apurações quando Biden começou a virar as eleições rumo a suposta vitoria a Gazeta do povo mudou totalmente as materias a favor do democrata .Agora chamou Trump de ameaça a democracia, o MESMO o MESMO discurso da Impresa imoral e parcial do brasil e dos EUA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    fabio robert

    08/11/2020 3:02:47

    Acabei de assinar a Gazeta após assistir uma "live" do Rodrigo Constantino em que recomendou a assinatura. Já fiquei um pouco decepcionado com esse editorial. Primeiro porque Biden ainda não venceu (vide Al Gore em 2000), como foi aqui afirmado. Segundo, o fato de Trump questionar a lisura do pleito é legítima e não um desprezo pela democracia. Se houve fraude tem que ser apurada, sim. E só depois é que se pode declarar o vencedor. Editorial lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 13:54:26

      Enquanto mantiverem as "frutas podres", para demostrar uma suposta diversidade, vão ser crticados sim, por quem realmente defende a democracia, não apoiadores de antifas e quebra quebras. É um desrespeito a audiência decente dessa publicação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO_RJ_70

      08/11/2020 13:53:16

      Fabio... fiz o mesmo que vc , acabei de assinar (de volta) a Gazeta, por indicação do Rodrigo. Também lamento esse péssimo editorial. Só posso imaginar que a Gazeta finge ser de direita, finge ser resili ente ao não se importar com fim de anúncios como do Outback... Vou ficar mais um mês para ver.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celso Vasconcellos

    08/11/2020 1:45:08

    Fico apreensivo porque o que acontece nos USA repercute no mundo inteiro. E o que acontecerá com o mundo quando o país mais importante será dirigido por um presidente claramente SENIL E SEM HORMÔNIO .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    08/11/2020 0:49:47

    E a violência, quebradeira , tumultos após resultado, Zero. Prova que se Trump ganhasse a quebradeira não iria parar. Saques e vandalismo foi a marca registrada da esquerdalha nessas eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    07/11/2020 22:50:52

    Mais um governo Obama, esse vai ser o post dele isso é uma Dilma americana!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      F.H.O

      07/11/2020 22:57:20

      Tá sendo bem ruim ver o dólar baixando e a bolsa subindo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    07/11/2020 22:45:05

    Ridículas as acusações da Gazeta contra Trump. Elas são rasas, mais voltadas para o que pode parecer "não equilibrado" no discurso de Trump do que para a realidade dos fatos do outro lado! São críticas que apenas papagueiam a mainstream media e até ignoram os debates em que o Biden foi verbalmente até muito mais agressivo do que ele. Fico desapontado com esse editorial do veículo, mais uma vez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lúcia Caetano

    07/11/2020 21:42:34

    A eleição ainda não acabou. Pelo visto A Gazeta do povo é mais do mesmo. Uma eleição com muitos indícios de FRAUDE. Estados farão recontagem. Uma eleição que proibiu fiscais de partido de observar as apurações. Mortos votando. Votos sumindo. Software beneficiando um dos candidatos. Eleição que será decidida na justiça pela Suprema Corte. Tudo chancelado pela grande imprensa. Pensei que aqui seria diferente. Parece que eu me enganei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 13:59:07

      F.H.O: a eleição acabou; só não está oficializado ainda, seus resultados. Ainda que beneficiem Binden. Que faça um bom governo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 13:57:19

      Verdade. Mesmo que Binden vença, ainda não foi aficializado; Essa fraude monumental, mesmo que não mude o resultado, ainda vai dar muito pano-para-manga e, muitas prisões.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.H.O

      07/11/2020 22:33:20

      Não acabou a eleição? Tô vendo pela TV milhares de pessoas comemorando nos Estados Unidos. Precisa avisar eles... kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    07/11/2020 21:41:31

    Ameaça à democracia? Quando, onde que dia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 13:59:43

      Vozes, nas cabeças da redação; só pode.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lúcia Caetano

    07/11/2020 21:38:19

    A eleição ainda não acabou. Pelo visto A Gazeta do povo é mais do mesmo. Uma eleição com muitos indícios de FRAUDE. Estados farão recontagem. Uma eleição que proibiu fiscais de partido de observar as apurações. Mortos votando. Votos sumindo. Software beneficiando um dos candidatos. Eleição que será decidida na justiça pela Suprema Corte. Tudo chancelado pela grande imprensa. Pensei que aqui seria diferente. Parece que eu me enganei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Cesar Martins Santos

    07/11/2020 21:11:27

    Pessoal, pq a pressa?? Ainda não acabou, todos os defuntos irão ter que confirmar seus votos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 14:00:29

      Haja democracia! Onde, até mortos votam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor H

    07/11/2020 20:27:07

    Trump ameaçar a democracia ? No mesmo texto vocês falam que agora, com os Democratas, a Suprema Corte terá trabalho para manter garantias fundamentais dos cidadãos. Em que momento isso ocorreu com Trump? Só porque ele fala as verdades que devem ser ditas? Deletem isso, estão passando vergonha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Andrea Cotrim

      08/11/2020 10:18:29

      Excelente comentário! A liberdade é inegociável. O que adiante ter um presidente politicamente correto e políticas que reduzem liberdades? Editorial infeliz mesmo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    07/11/2020 19:35:53

    Distopia orwelliana em construção a partir de 2021 nos EUA. Bye bye America.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cassio Menezes

    07/11/2020 18:47:12

    Lendo esse editorial, eu quase achei que estava lendo a “Foice” de Sao Paulo. Ao menos reconhecem a ameaça que é Biden a democracia com suas políticas identitárias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    07/11/2020 18:22:07

    E o começo do fim do Bozo. A partir de agora o barco afundara rápido para estes bandidos travestidos de politico de direita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 14:03:50

      Vai gostar de se frustrar assim, na China! Aguarde o resultado de mais dois anos de reformas e obras, em prol do país e seu povo. E, por favor, seja um pouquino mais patriota, torcendo pelo Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos de Souza

      08/11/2020 13:53:01

      E vc parece estar feliz com isso. Alguns nasceram mesmo para subserviência, não importa a quem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    07/11/2020 18:20:30

    Agora o Bozo vai ter que voltar na Casa Branca, vestir avental, fritar hambúrguer para o Biden e servi-lo, para só depois, bater foto no jardim de rosas da casa branca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 14:05:32

      Obrigado por essa postagem, que te qualifica, definitivamente como um comentarista maduro e consciente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    07/11/2020 17:56:46

    E ver Bandnews dando espaço a Jose serra e Globonews a FHC parabenizando a vitoria da democracia da esquediopata. EUA de California e NY . Vai ter muita festa de maconheiro e nóia por lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo

    07/11/2020 17:47:28

    Em 2 anos vai ser lindo ver aquele carinha loirinho, balaçando a bandeira LGBT e gritando: "Volta, Trump! Estamos sem empregos!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO BARBASKI

    07/11/2020 16:00:30

    Vocês aqui que são os fantoches repetindo oq alguns Youtubers andam falando, sem mudar uma vírgula. Ninguém fala inglês, não conhece a cultura americana, não sabem como funciona o sistema lá... Ir pra Miami não te dá o direito de achar q conhece as coisas. Nem daqui do Brasil entendem direito... Imagina um sistema diferente e complexo igual o de lá. Parem q tá feio, aceita q dói menos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Lúcia Caetano

      07/11/2020 21:50:39

      A eleição ainda não acabou. Não é a imprensa que decide. Prefiro esperar a recontagem dos votos e o julgamento da Suprema Corte.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      07/11/2020 16:52:56

      kkkkkkkkkk Ninguém fala inglês... rsss. Ninguém segue os jornais americanos... rsss VTNC

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lactobacilaceae

    07/11/2020 15:54:30

    Bidê ta gaga.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    07/11/2020 15:28:29

    Comércio entre Brasil e EUA atinge pior marca em 11 anos ... 14 de out. de 2020

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos de Souza

      08/11/2020 13:55:14

      No meio da pandemia?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    07/11/2020 15:26:52

    29.08.2020 - Trump anuncia corte de cota nas importações de aço do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Lúcia Caetano

      07/11/2020 21:51:21

      FAKE

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    07/11/2020 15:25:38

    11.08.2020 - Donald Trump disse que pode impor tarifas a produtos brasileiros se o governo Bolsonaro não reduzir as taxas impostas pelo Brasil ao etanol importado pelos Estados Unidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos de Souza

      08/11/2020 13:56:31

      Promessa de campanha: "América First"!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    07/11/2020 15:24:38

    "Trump admite vetar brasileiros: "Não quero pessoas infectando nosso povo". 19/05/2020 -

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Lúcia Caetano

      07/11/2020 21:52:08

      FAKE

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jean marcelo sales

    07/11/2020 15:05:19

    Pelo menos a esquerda dos EUA não é corrupta como os daqui e não fica no discurso de bonzinhos para esconder as safadezas. A esquerda daqui tem que se reinventar e não ficar insistindo nessa turma de sempre ou inventando ataques sem fundamento a direita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Carlos de Souza

      08/11/2020 14:01:28

      Sério? Vc já ouviu falar nos escândalos do Obamacare e o recente envolvendo o filho do Joe Biden? Provavelmente não, pois a mídia mainstream fez questão de esconder. Mas dê uma vasculhada nas páginas desta GP e encontrará farto material sobre estes e vários outros temas escabrosos, inclusive a respeito das fraudes que favoreceram a esquerda boazinha dos EUA nessas eleições.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Lúcia Caetano

      07/11/2020 21:55:34

      A esquerda americana não é corrupta? Viu isso na Rede Goebbels?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      07/11/2020 15:29:57

      Há um bom equilíbrio de forças no Congresso americano.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wellington

    07/11/2020 13:24:34

    Pq o jornal está informando *erradamente*, ao menos *desde ontem*, que o candidato Biden tem 273 delegados e, portanto, está eleito?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      07/11/2020 15:22:30

      Na verdade, Joe Biden já tem 306 votos no colégio. Só falta o juiz apitar o final do jogo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Vallim de Medeiros

    07/11/2020 12:58:43

    "Biden certamente tem mais equilíbrio, serenidade, as qualidades que fazem de uma pessoa “presidenciável” ". Hilário e, desprezível avaliação. É quando se questiona ser assinante desse pasquim adicional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 14:08:28

      LEONARDO BARBASKI: Temos Garcia e Guzzo, duas pérolas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      09/11/2020 14:08:28

      LEONARDO BARBASKI: Temos Garcia e Guzzo, duas pérolas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LEONARDO BARBASKI

      07/11/2020 15:51:24

      Cancela.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    07/11/2020 12:58:38

    A Gazeta ignorando a realidade. Trump perdeu porque é do mau, é racista, xenofóbico, narcisista, negacionista, hipocricista. Um jornal que está na contramão da realidade. Esse jornal conseguiu acreditar que o Rodrigo Constantino usou da liberdade de expressão, quando vomitou ofensas a feministas mim meio de comunicação. FIM DA LINHA. Jornal e sua imoralidade. Repugnante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • C

      Carlos de Souza

      08/11/2020 14:05:47

      A questão das fraudes, que incluiu até votos de defuntos, e o encobertando da mídia mainstream dos escândalos envolvendo os Clitons, o filho do Biden e o próprio Partido Democrata, por acaso, não tiveram nada a ver com a suposta derrota de Trump? Então tá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Lúcia Caetano

      07/11/2020 21:58:18

      Ainda com isso? Quem vive em um mundo paralelo é você. Só vocês continuam achando que conseguem convencer alguém de fora da bolha ideológica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alfred Carstens

      07/11/2020 16:56:47

      E ainda e assinante. Vai ler o Globo e assistir JN.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      leonardo

      07/11/2020 13:39:37

      fica vendo Jornal Nacional... olha a **** que dá?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FabricioZ

    07/11/2020 12:55:41

    "manter na Casa Branca um presidente sem o menor apreço pela democracia e pelas instituições". Comprove essa afirmação, gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LEONARDO BARBASKI

      07/11/2020 15:53:14

      Se vc viu o discurso dele na quinta, sabe oq ele falou e não devia. Questionar o processo eleitoral, chamando Filadélfia de cidade corrupta, e falando q estão roubando ele... Além de mau perdedor pôs em xeque a instituição que jurou proteger.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    07/11/2020 12:07:13

    A Gazeta precisa esclarecer onde reside a ameaça de Trump à democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laércio Alves

    07/11/2020 12:00:57

    Torço para que os ventos americanos cheguem por aqui e varra todos os loucos do pedaço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlos de Souza

      08/11/2020 14:06:57

      Não esqueça que vc pode estar entre eles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      07/11/2020 13:00:00

      Seria mais produtivo, varrer corruptos, ladrões e mentirosos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Almir Peres Nicoletti

    07/11/2020 11:40:07

    Torçamos para que esse não seja o primeiro passo para a transformação do país dos sonhos numa grande Califórnia e, consequentemente, num território chinês. O mundo perderá com isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alfred Carstens

      07/11/2020 16:57:56

      E muito, Vão sentir saudades do Trump.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Almir Peres Nicoletti

    07/11/2020 11:40:07

    Torçamos para que esse não seja o primeiro passo para a transformação do país dos sonhos numa grande Califórnia e, consequentemente, num território chinês. O mundo perderá com isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      07/11/2020 13:02:26

      Há dias, que nos questionamos acompanhar a Gazeta. Aí, nos lembramos de Guzzo, Garcia, e outros, ainda lúcidos os suficiente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    07/11/2020 11:27:05

    Não consegui entender a afirmação que Trump ameaça a democracia. Mas quando o texto diz que talvez a Suprema Corte americana tenha que agir para defender direitos constitucionais, isto sim revela uma ameaça a democracia do novo socialismo radical americano. Os Estados Unidos avançam em sua derrocada com esta guinada a esquerda. O mundo perde. As ditaduras agradecem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Floripa Pilot

    07/11/2020 11:20:26

    Qual foi a ameaça que Trump representou a democracia americana?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    07/11/2020 10:45:09

    Essa "opinião" da Gazeta é a pagação de pau para o establishment.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Andrea Cotrim

      08/11/2020 10:20:43

      Quer agradar Gregos e Troianos!!!!!!!!!!!!!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Neiva

    07/11/2020 10:31:09

    Se houverem fraudes comprovadas, não basta remover os votos fraudados, tem que prender os envolvidos. Minha preocupação é que Biden seja um fantoche nas mãos da esquerda radical que está acabando com os EUA e se ajoelhando para a China.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Andrea Cotrim

      08/11/2020 10:24:39

      Falou tudo! Acredito que será um fantoche e mais: aposto que, daqui um ano e meio ou dois, vão tirá-lo da Casa Branca por apresentar sintomas de senilidade e vão colocar a vice; Aí, sim, a esquerda radical vai comandar e, ainda, tentar a reeleição.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TITO LIVIO SOUSA DANTAS

    07/11/2020 10:29:33

    Gostaria que o autor deste “texto” citasse uma atitude antidemocrática do Trump. Ou denunciar esse escândalo de corrupção na eleição é antidemocrático? “Texto” horrível. Não é digno desse jornal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ren Wysocki

    07/11/2020 9:32:58

    Gazeta que vitória? Essa "vitória" foi o maior ataque a Democracia americana e do mundo. 11 estados tiveram fraudes. Espero que a justiça devolva a Democracia aos americanos. China não pode transformar America em seu território.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LEONARDO BARBASKI

      07/11/2020 15:54:32

      Você não consegue enxergar quão impraticável é fraudar 11 estados inteiros? Vocês perderam a nova da realidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lore C . Valent

    07/11/2020 9:08:23

    Ridículo. Em 4 anos, Trump nunca atacou a democracia . Diferente dos democratas , que querem aumentar o número de juízes da suprema corte. Era melhor para o mundo se Trump continuasse.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Ewerton CAETANO

    07/11/2020 3:38:24

    Discordo da afirmação de que Trump representa ameaça à democracia. Quem ameaça de fato a democracia são os grandes mass media, com a manipulação e desinformação, e as grandes empresas de tecnologia, que empregam mecanismos desonestos de controle, limitando a liberdade de expressar opiniões contrárias ao politicamente correto e ao globalismo em nome do combate a notícias falsas. A Gazeta está sendo ingênua com esse discurso "nem um nem outro", ignorando que há uma guerra cultural totalmente assimétrica em que um lado, dotado de recursos praticamente ilimitados, sufoca e desacredita sistematicamente o outro, desprovido quase que por completo de meios adequados de reação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    07/11/2020 3:02:17

    Fake

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erison

    07/11/2020 2:09:48

    Tchau trump, vá falar asneiras no seu quintal! A Direita precisa escolher gente mais equilibrada, verdadeira e capaz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      07/11/2020 13:06:36

      para certos brasileiros, tornar a economia pujante e, criar empregos, são iniciativas dispensáveis. Estão se lixando para a saúde financeira do Estado e para as dificuldades dos desempregados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Edson Reinaldo C de Souza

      07/11/2020 11:35:18

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....................................

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ren Wysocki

      07/11/2020 9:35:08

      A fraude está confirmada, Biden vai ser é preso por fraude. China não vai subjulgar a America.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo

    07/11/2020 1:55:09

    Apenas não entendi o ponto de que o Trump representa uma ameaça à liberdade de imprensa; me parece que essa ameaça vêm das mídias sociais que são alinhadas aos democratas, o que ficou escancarado no caso Hunter Biden.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      07/11/2020 13:07:57

      Apenas mostra a falta de sintonia de certo jornalismo, com os fatos e a realidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.