• Carregando...

Dilma percebeu que não tinha como segurar a votação do fator previdenciário e está jogando sujo, distribuindo dinheiro para acalmar os ânimos dos parlamentares (Gazeta, 4/7). Nós esperávamos que os deputados não aceitassem a oferta. Eles parecem não saber como os aposentados e os que estão próximos de se aposentar estão sofrendo devido ao fator previdenciário.

Jorge Luiz Hein

Liberação de emendas 2

Os senadores e deputados não poderiam compartilhar com essa vergonha e aceitar tirar da pauta de votações o fim do fator previdenciário. Querem evitar a aprovação da mudança para economizar, mas as cachoeiras e seus afluentes roubam sem qualquer constrangimento.

Luiz Cezar de Goes, Palmeira – PR

Divulgação de salários

A remuneração do cargo que o servidor ocupa é determinada por lei. Vantagens e gratificações também o são. A exposição midiática de seus ganhos à sanha de curiosos de plantão não aplacará possíveis desvios e mazelas do poder público.

Massimo Carlo Tempesta

Gastos públicos

Não creio que o governo esteja dizendo a verdade ao afirmar não ter dinheiro para atender às demandas dos servidores federais (Gazeta, 3/7). O que ocorre é que, infelizmente, o governo administra muito mal seu orçamento, permitindo que uma parcela seja desviada através da corrupção. Falta pulso e atitude para punir aqueles que roubam o dinheiro público e lesam nossas instituições.

Cláudio Luiz da Silva

Impeachment de Lugo

Os demais países membros do Mercosul praticaram um golpe contra o Paraguai e seu povo ao incluírem a Venezuela pela porta dos fundos, contrariando os interesses do povo paraguaio, sua Constituição e seu Congresso democraticamente legitimados no último pleito eleitoral.

Irineu Queiroz dos Santos

Lei do Pai-Nosso

Essa Lei do Pai-Nosso proposta em Apucarana é uma afronta aos direitos dos cidadãos. Eu sou cristão, mas sou contra esse tipo de atitude por parte dos governantes, uma vez que o Estado é laico e não temos uma religião oficial.

Cristiano Palmer

Validação de diplomas

Na matéria sobre a validação de diplomas estrangeiros (Gazeta, 4/7) não foi falado que a maioria dos brasileiros que vão procurar cursos de medicina no exterior o faz para fugir dos vestibulares para entrar na faculdade no Brasil. Com a flexibilização do Revalida esses médicos estarão fugindo duas vezes.

Henrique Motizuki

Transferência de pontos

O presidente da Comissão de Trânsito da OAB (Gazeta, 4/7) pode entender muito de trânsito, mas não faz ideia de como a transferência de pontos via cartório complica o cidadão comum e principalmente as locadoras de veículos, transportadoras e empresas com frota. No caso das locadoras, como fazer para conseguir levar um turista estrangeiro que vem para a Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos até o cartório? E as multas que chegassem para as locadoras depois que os turistas fossem embora?

Michel Lima

Ruas sem saída 1

Mais uma vez a prefeitura de Curitiba e o Ippuc se mostram incompetentes para resolver os problemas de mobilidade urbana. Na contramão de soluções para fomentar o transporte coletivo, a opção é por improvisações que privilegiam o fluxo de veículos. Em um ou dois anos as novas vias estarão saturadas, a exemplo do que já ocorre com a Linha Verde.

Fabiano Volpe Franco

Ruas sem saída 2

Mais carros, mais gastos públicos, mais engarrafamentos, mais vias, mais trincheiras e viadutos. Mais "soluções" que aumentam o problema. Não é por acaso que grandes cidades como Londres e Nova York desistiram de tentar gerenciar os engarrafamentos através da construção de mais pontes, trincheiras ou alargamento de vias.

Rafael Milani Medeiros

Estacionamentos

Com relação à Lei 16.785/11, sancionada pelo governo estadual em janeiro deste ano e que estabelece a obrigatoriedade da cobrança fracionada proporcional ao tempo das horas utilizadas de estacionamento (Gazeta, 2/7) gostaria de sugerir, por analogia, que o nosso governo igualmente crie leis para que o EstaR seja cobrado fracionadamente e para que a Sanepar também cobre apenas pelo consumo efetivo.

Carlos Eduardo Wendler, empresário

Sustentabilidade do agronegócio

Não acredito que o agronegócio esteja se esforçando para ser sustentável. Nossos líderes ruralistas não se posicionam de forma a contemplar o crescimento do agronegócio responsável e sustentável. A impressão que eles passam é de que, se pudessem, aterrariam todos os rios para poder plantar mais.

Edson Fernandes

Educação dos filhos

O maior desafio não é educar o próprio filho, mas sim tratar da sua convivência com a sociedade e com os filhos dessa sociedade. Sou pai de uma menina maravilhosa, com todos os méritos que um pai deseja, porém o convívio é limitado às colegas de escola e parentes. Não tenho coragem de deixar minha filha se expor a uma sociedade que privilegia o ter em detrimento do ser, por mais que isso obviamente se traduza em risco futuro.

Antonio Carlos Carvalho

Filhos únicos

Sou mãe de filho único, hoje um jovem de 22 anos, e nunca tive problemas com relação a isso. Tudo realmente depende do modo como a criança é educada e não do número de filhos. Meu filho é uma ótima pessoa, educado, responsável, idôneo, de caráter invejável. Certamente fruto da boa educação que recebeu durante sua infância.

Sandra Maria T. Poletto, professora, Campo Largo – PR

Gripe A

O governo tem dinheiro para deixar as cidades lindas para a Copa, mas não tem dinheiro para a saúde. Como nos vamos receber bem os turistas ou atletas de outros países? A Gripe A já matou e continua matando muita gente. Que providências o governo vai tomar?

Nair Larissa Belo

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]