| Foto: Felipe Lima

Expor nossa visão de mundo, como a Gazeta do Povo faz agora, é em alguma medida uma demonstração de que acreditamos na capacidade de o ser humano, por meio do uso da inteligência, atingir a realidade, ainda que de forma imperfeita e incompleta.

CARREGANDO :)

É uma crença ousada, em tempos de tanta dúvida acerca do poder da razão, de tanta desconfiança com relação à capacidade cognoscitiva do homem. Se em todas as épocas houve pensadores que levantaram a bandeira dessa desconfiança, os últimos dois séculos viram essa tendência agigantar-se, a ponto de ter conquistado muitos dos mais brilhantes filósofos deste período. Não são poucas as razões que militam a favor desta descrença, mas ainda assim preferimos nos unir àqueles pensadores que, malgrado todas as dificuldades, não se desanimaram com a força da razão, convencidos de que mil obstáculos não formam necessariamente uma dúvida.

Se não há verdades objetivas, abre-se espaço para o voluntarismo

Publicidade

Mas em que se manifesta essa descrença? Ela existe mesmo? Poderia parecer que não. Afinal, as pessoas, os próprios filósofos, os cientistas, os empresários, os homens públicos continuam vivendo e fazendo uso da inteligência, da razão. É verdade. São poucos os que são completamente céticos quanto ao poder dos recursos cognoscitivos humanos. Mas essa desconfiança existe, está alastrada e se situa sobretudo na capacidade de a razão ser a porta de compreensão do que é mais importante para o homem. De compreensão e de guia para nossas decisões. Nas palavras do filósofo escocês Alasdair MacIntyre, há atualmente “um cinismo generalizado em nossa cultura quanto ao poder ou mesmo à relevância do argumento racional em questões consideradas suficientemente fundamentais”. Isto é, quando se trata das questões mais decisivas para o homem – seu destino, a felicidade, a finalidade da vida em sociedade –, há uma descrença quanto à capacidade de a razão ter realmente algo a dizer. A filosofia pós-moderna, como elaborada por eminentes pensadores como Jean-François Lyotard, Jacques Derrida e Jean Baudrillard, se propôs a demolir quaisquer pretensões de existência de verdades objetivas. Na cultura e ambiente, por assim dizer, “pós-modernos”, que não se confundem necessariamente com o pensamento daqueles autores, ser convincente passou a ser mais importante que estar certo – até porque, sem verdades objetivas, ninguém poderia considerar que está certo sobre algo. A constatação do mesmo MacIntyre é certeira: “Os argumentos, é preciso dizer, passaram a ser compreendidos em alguns círculos não como expressões de racionalidade, mas como armas, técnicas de exposição que constituem uma parte decisiva das habilidades profissionais de advogados, acadêmicos, economistas e jornalistas que, através delas, dominam aqueles que não têm fluência ou articulação dialética”. Não é esse o nosso olhar sobre o poder da razão.

Descartes, nos albores da filosofia moderna, trouxe ao mundo a ilusão de que o homem seria capaz de compreender a realidade em sua inteireza, desde suas causas mais remotas até suas consequências mais imprevisíveis. A frustração dessa pretensão, nos séculos subsequentes, deu lugar a seu oposto: um relativismo generalizado que, em sua formulação pós-moderna, esconde uma contradição autodestrutiva, pois a afirmação da inexistência de verdades objetivas é imposta como verdade objetiva, ou seja, como aquilo que se pretende negar. Nem sempre é fácil perceber essa incoerência, mas ignorá-la conduz a que o relativismo permeie a sociedade, com todas as suas consequências. Se não há verdades objetivas, um núcleo central de princípios que não podem estar sujeitos a relativização, abre-se espaço para um voluntarismo que se manifesta individualmente – a escolha quanto a visões de mundo, ao que é essencial para o homem, aos valores, se torna uma questão de decisão não racional, insuscetível de compartilhamento por via de argumentação – e coletivamente, quando se consagra a vontade da maioria como “verdade” ou diretriz para a vida, sem espaço para a salvaguarda de direitos fundamentais das minorias, que precisam estar fora da ditadura da maioria.

Preferimos nos unir àqueles pensadores que não se desanimaram com a força da razão

À convicção de que o homem é capaz de atingir a verdade segue-se a convicção de que ele é capaz de recebê-la e de compartilhá-la. Revelar e propor aquilo em que se acredita é sinal claro de respeito ao outro, à inteligência do outro. Se a disposição ao debate estiver de mãos dadas com o respeito à autonomia do outro (que se fundamenta, por sua vez, na convicção forte de que a dignidade do homem requer que a busca da verdade e a orientação da própria vida sejam alcançadas pelo esforço próprio e jamais impostas de fora) e com a disposição de retificar quando se percebe o erro, será possível evitar diversas armadilhas derivadas do voluntarismo relativista, como a intolerância contra as ideias que não estejam na moda – em outras palavras, a opressão do politicamente correto. A ascensão, inclusive no meio universitário, do que se convencionou chamar de “microagressão” é prova de que essa opressão está atingindo um nível tal que até mesmo o ambiente que deveria ser o mais propício à discussão e à busca da verdade está se fechando a essa possibilidade.

Publicidade

As grandes questões da humanidade, é claro, não se resolvem em questão de minutos. Algumas delas consumiram vidas inteiras de labor filosófico e séculos de debates. Mas a complexidade da realidade não deveria servir para desanimar quem se entrega a essa busca. A realidade é complexa, inesgotável, mas não inatingível.