• Carregando...

Parabéns pela reportagem sobre os investimentos na segurança pública paranaense (Gazeta, 14/8). A imprensa se tornou a derradeira voz do povo. Enquanto as pessoas morrem estupidamente no trabalho, nas ruas ou ao abrir um portão de casa, os políticos continuam indiferentes aos dramas do povo.

Roberto Garcia

Segurança pública 2

A segurança pública é uma das maiores preocupações do cidadão curitibano. Se investissem mais em viaturas e policiais capacitados, haveria uma grande melhoria na segurança da cidade. É importante destacar o trabalho das UPSs nos bairros e vilas com alto índice de criminalidade. É nesses meios de pacificação que o governo deve investir.

Stephany Mayumi Suzuki Bicudo

Mensalão

Ao ler as opiniões a respeito do mensalão, observo que as pessoas tratam a corrupção como se ela tivesse se iniciado a partir do governo Lula. A corrupção sempre existiu, em todos os governos e, muitas vezes, até de formas piores que a atual. O diferencial é que agora ela é descoberta, investigada e julgada. Antes era engavetada e jogada para debaixo do tapete.

Célia Virgínia Ramos Rodrigues, São José dos Pinhais – PR

Candidatos a vereador

Na hora de escolher um vereador, temos de conhecê-lo, saber sua história, se tem planos concretos ou se só tem interesse na renumeração de vereador. Em uma contratação de funcionários, seja para qual empresa for, o contratante avalia suas qualidades, sua formação e se tem o "diferencial" que a empresa busca. Na política devemos fazer o mesmo.

Mayulli Christ

Cotas universitárias

As cotas destinadas a estudantes de escolas públicas são praticamente um atestado da deficiência do ensino público. Por que não dar condições aos alunos de competir com equidade no vestibular? A resposta é óbvia: é muito mais fácil driblar o problema que resolvê-lo desde a raiz.

Luiz Felipe Ribeiro

Enem sem ideologia 1

É com grande satisfação que leio o editorial sobre o perigo da ideologização do Enem (Gazeta, 12/8). É de importância máxima o esclarecimento da questão. Seria importante uma cobertura ampla a respeito do enviesamento a que nossos estudantes são submetidos.

Tiago Aurich, Vila Velha – ES

Enem sem ideologia 2

Não há dúvida de que o governo usa o Enem para impor sua própria visão sobre direitos humanos. Prova disso é que a Resolução nº 2, de 30/1/12, do MEC, determina, em seu artigo 10, que o conteúdo do PNDH3 seja trabalhado obrigatoriamente e "transversalmente" em todas as disciplinas do currículo escolar. É preciso denunciar isso, urgentemente! Parabéns à Gazeta do Povo pela preocupação com o tema.

Luís Lopes Diniz Filho

Valores na escola

Não há nada de essencialmente errado em que os professores desenvolvam valores; contudo, professores que se imbuem de doutrinar ideologicamente seus alunos valem-se recorrentemente da ocultação, deturpação e mistificação de personagens históricos para aliciar os alunos. É isso que está errado.

Klauber Cristofen Pires, Belém – PA

Obras em Curitiba

Pobre "canteiro de obras" chamado Curitiba (Gazeta, 13/8)! Vivemos o caos no trânsito, com o crescente número de carros; e agora nem andar decentemente podemos porque até as calçadas foram envolvidas nas obras. Passamos anos sem ter visto obras de vulto e agora elas surgem aos borbotões, justamente em ano eleitoral. Seria ingenuidade pensar que não há um dedinho de interesse político nisso tudo.

Eduardo Doria, médico

Corte de árvores

Uma equipe da Copel, com apoio da prefeitura, exterminou uma série de frondosas árvores localizadas na Rua Vicente Geronasso, bairro Boa Vista. Eram eucaliptos, alguns com mais de 60 cm de diâmetro. As árvores estavam em bom estado, não apresentando doenças ou apodrecimento. Pergunto se não seria mais racional e ambientalmente sustentável investir na substituição da fiação aérea por subterrânea, deixando as árvores em paz?

Ubiratan Galvão, engenheiro civil

Metrô curitibano

Fiquei assustado com o projeto de R$ 2,5 bilhões para a construção do metrô em Curitiba. Tudo muito bonito, mas só para inglês ver, porque vai ser um tiro no pé. O metrô que está sendo idealizado vai deixar mais caótico o trânsito da capital. Hoje São Paulo tenta criar canaletas exclusivas para os seus ônibus e nós, que já usamos esse sistema, vamos andar para trás? Não sou contra o metrô e sim a favor de um sistema modal interligado, somando a canaleta e os ônibus, de preferência elétricos.

Denilson Roberto Brongel

Preconceito

É um absurdo que existam pessoas tão preconceituosas nos dias atuais. Qual o problema gerado pela opção sexual de uma pessoa? Qual o problema se o outro é negro, nordestino, chinês ou seja lá o que for? Somos todos iguais e ninguém tem o direito de cometer uma agressão, seja física ou verbal, por característica física ou opção sexual (Gazeta, 13/8). Vivemos num país livre e pessoas que têm esse tipo de atitude radical não devem ficar impunes.

Evelyn Maria de Souza Prá Campos

UPS

Esses crimes que ocorreram nas UPSs (Gazeta, 12/8) demonstra o quão frágil é nosso sistema de segurança. Não basta colocar a PM na rua porque os crimes não são feitos na frente dos PMs. O mais agravante é a falta de medo e de punição que os criminosos têm. Eles acham que cometerão um crime e não serão caçados e punidos.

Anderson Luís Brumato, Pato Branco – PR

Jogos Olímpicos

Sobre o editorial a respeito da próxima Olimpíada (Gazeta, 13/8), acredito que competência não nos falta para organizar os Jogos em 2016. Os brasileiros não são lá essas coisas em matéria de planejamento, mas são bastante criativos. Mas eventos como esse enchem os olhos daqueles acostumados a buscar oportunidades de se "dar bem" com o dinheiro que não é deles. Isso dá medo. Esperemos que o STF condene os corruptos de hoje para desestimular essa prática, nefasta e quase generalizada, que está minando a nossa fé no futuro do Brasil.

Ivone Alexandrino dos Santos

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]