• Carregando...
Escolas da rede municipal voltarão a receber alunos somente em 2021.
Escolas da rede municipal voltarão a receber alunos somente em 2021.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Escolas da rede municipal de ensino na Região Metropolitana de Curitiba só irão retomar as aulas presenciais em 2021. A decisão conjunta foi tomada na última segunda-feira (26), em reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), entidade que congrega 25 prefeituras. Um comitê formado por secretários de Educação desses municípios vai elaborar um protocolo único para o retorno às aulas nesses municípios, previsto inicialmente para o dia 16 de fevereiro de 2021.

Receba as notícias do Paraná no seu WhatsApp

Segundo o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, foi solicitado aos representantes de cada município que consultassem os pais sobre um possível retorno das aulas presenciais. "Todos foram unânimes em afirmar que a maioria dos pais não estão confiantes em mandar os filhos para escola neste ano, quando ainda não tem vacina e nem um protocolo sanitário definido. Por isso, decidimos que nesse ano não haverá aulas presenciais", conta.

Wozniack argumenta que, além de o número de casos de Covid-19 permanecer alto na região, há uma série de questões que precisa ser definida nesse novo cenário. "É preciso preparar os espaços das escolas, saber que tipo de equipamento de proteção precisa ser comprado, como fica o transporte, a merenda, quantos alunos estarão em sala de aula, se haverá medição de temperatura... são muitos procedimentos e que envolvem dinheiro para garantir um retorno seguro", avalia.

O objetivo da Assomec é definir um protocolo uniforme para todos os municípios, com uma data unificada de volta às aulas. "Isso criaria um ordenamento único, evitando que alunos migrassem porque acham que um município é mais seguro que outro", justifica o prefeito. A ideia é definir esse protocolo até o final do ano, a fim de que os próximos prefeitos, a serem eleitos em novembro, já possam colocá-lo em prática no início da gestão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]