• Carregando...
Atualização sobre novos casos de coronavírus no Brasil.
Atualização sobre novos casos de coronavírus no Brasil.| Foto: Bigstock

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na tarde deste domingo (22), o Paraná tem 54 casos confirmados de Covid-19. Além do aumento na quantidade em relação ao levantamento do dia anterior, que apontava 43 confirmações, mais cidades se juntam à lista de municípios paranaenses em que o coronavírus chegou.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Agora há registros também em Colombo e Pinhais. Até então, além de Curitiba, que registra a maior concentração de contaminação pelo vírus no estado, a doença já havia chegado em Londrina, Maringá, Cianorte, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Pato Branco e Guaíra.

MAPA: veja o número de casos nos estados

Os novos casos são de Curitiba (3), Foz do Iguaçu (3), Cianorte (1), Colombo (1), Pinhais (1) e Miami-EUA (2). Os 11 pacientes deste boletim são seis homens e cinco mulheres com idades entre 17 e 54 anos e que estiveram na Itália, Emirados Árabes, Estados Unidos e/ou contato com casos confirmados fora do estado.

A secretaria adotou uma nova metodologia para análise de casos. Anteriormente prevalecia o município de notificação, agora é considerado o município de residência. Segundo o governo, isso facilita o monitoramento e assegura maior capacidade de verificação e possível circulação do vírus nas localidades pelas equipes de saúde.

Houve alterações de dados. Foram retiramos três casos de Curitiba, onde dois pacientes são moradores de São Paulo, e um de Pinhais, e que foram notificados na capital paranaense. Um caso registrado em Umuarama foi alterado para Cianorte (o paciente recebeu o atendimento numa cidade mas reside na outra).

A quantidade de casos sob suspeita, segundo a secretaria estadual, disparou em relação ao levantamento anterior em função da mudança na metodologia, já que qualquer caso de gripe é incluído como em investigação. Assim o número de situações que estão sendo testadas saltou de 273 para 1354, espalhados pelo maioria das cidades do Paraná, sendo que Curitiba tem a maior quantidade em investigação: 290.

Leia também: Médico de Curitiba internado em UTI apresenta melhora

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]