• Carregando...
Presidente Jair Bolsonaro (PSL) e governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).
Presidente Jair Bolsonaro (PSL) e governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).| Foto: Dvulgação/ANPr

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), vem a Curitiba nesta sexta-feira (10) em sua primeira visita à cidade desde que foi eleito. Antes, cumprirá agenda em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Na capital paranaense, onde deve chegar por volta de 16 horas, a missão de Bolsonaro é dar início ao funcionamento do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), estrutura inaugurada em dezembro do passado pelo então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Pela programação, o presidente virá acompanhado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do secretário de Operações Integradas, Rosalvo Ferreira Franco. Devem participar da solenidade ainda os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), de Santa Catarina, Comandante Moisés (PSL), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que assinarão um termo de cooperação técnica com o governo federal para efetivar a adesão dos estados ao CIISP-Sul.

A cerimônia será realizada no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná. Uma manifestação em frente ao prédio está sendo convocada por meio de redes sociais em resposta ao corte de verbas anunciado pelo Ministério da Educação e contra a proposta de reforma da previdência do governo federal. Até a manhã desta quinta-feira (9), mais de 5,4 mil pessoas haviam confirmado presença ou sinalizado interesse em participar do protesto.

Centros Integrados

O CIISP-Sul funcionará no prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), no Centro Cívico. Além de agentes de segurança pública dos três estados do Sul, a estrutura reunirá representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de outros órgãos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre os objetivos estão a integração de agentes das diversas instâncias para a produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado aos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a segurança pública nacional.

Na inauguração do CIISP-Sul, no fim de 2018, o então ministro Raul Jungmann anunciou a possibilidade de policiais da Argentina e do Paraguai também atuarem na unidade, por causa da tríplice fronteira.

Na semana passada, o ministro Sergio Moro inaugurou em Brasília o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional (CIISPN).

Outros Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública (CIISP) serão instalados em cada região do país. A unidade que integra os nove estados da região Nordeste, com sede em Fortaleza, no Ceará, já está em operação. Belém, capital do Pará, sediará o CIISP do Norte. As sedes dos CIISPs das demais regiões ainda não foram anunciadas.

Foz do Iguaçu

Antes de chegar a Curitiba, o presidente desembarca em Foz do Iguaçu, onde participará, com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, do lançamento da pedra fundamental da segunda ponte que ligará a cidade ao país vizinho. O evento será no Marco das Três Fronteiras e tem previsão de início para as 13 horas.

Esta será a segunda vez que Bolsonaro visitará Foz do Iguaçu desde que foi eleito presidente da República. Em fevereiro, ele esteve na cidade para a posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna.

A visita ficou marcada por um discurso controverso em que o presidente homenageou o general Alfredo Stroessner, ditador que governou o Paraguai entre 1954 e 1989. Na fala, bastante criticada, Bolsonaro também fez elogios a militares brasileiros que comandaram o país no período da ditadura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]