Dnit recebe propostas de empresas para sistema de iluminação em praças de pedágio desativadas
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda analisa as propostas de empresas interessadas em fazer a instalação e a manutenção de sistema de iluminação de 26 praças de pedágio que foram desativadas no final do ano passado no Paraná, no Anel de Integração. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União em 25 de julho, mas o processo ainda está em andamento.

O pregão eletrônico foi aberto no último dia 4 e já houve lances para os três lotes que integram a licitação. O lote 1 é formado por dez praças de pedágio, localizadas na BR-153, BR-369 e BR-376; o lote 2 tem nove praças de pedágio, na BR-277, BR-373, BR-376 e BR-476; e o lote 3 tem sete praças de pedágio, na BR-277 e BR-369.

Na atual fase da licitação, ainda se analisam os documentos de habilitação das empresas. O valor estimado das despesas com os sistemas de iluminação é de quase R$ 700 mil (R$ 684.628,11), somando os três lotes. E o prazo de execução do contrato é de 1 ano.

O processo de licitação foi aberto quase 3 meses após o Dnit se tornar alvo de uma ação judicial proposta pelo Instituto Brasil Transportes (IBT), que aponta abandono das praças de pedágio, com prejuízo aos usuários das estradas. No edital de licitação, o Dnit explica que, após o fim das concessões das estradas, foram registrados furtos e vandalismos nas praças de pedágio, e reconhece “a necessidade de restabelecer a energia elétrica para que se retorne a iluminação adequada a estes locais”.