Valter Cesar Rosa
Valter Cesar Rosa| Foto: AENotícias

Os eleitores do município de Francisco Alves, no oeste do Paraná, vão voltar às urnas no próximo dia 7 de novembro para uma nova eleição para prefeito. Isso porque o prefeito eleito em 2020, Valter César Rosa (PSDB), teve o registro impugnado a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), depois de ter sido declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Rosa apresentou recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas teve o pedido negado.

De acordo com o julgamento do TSE, houve ato doloso de improbidade administrativa praticado pelo prefeito eleito. Isso porque, segundo o TSE, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou prestações de contas do gestor apresentadas durante um mandato anterior. Rosa governou Francisco Alves em outros dois mandatos, entre 2005 e 2012.

Além disso, aponta o TSE, o agora ex-prefeito também não prestou contas referentes ao período em que esteve na presidência do Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã. Rosa exerceu o cargo de presidente de forma transitória, enquanto cumpria seu segundo mandato como prefeito de Francisco Alves.

Até que as novas eleições sejam realizadas em novembro, o vereador Liomar Mendes Lisboa (PSB) está ocupando o cargo de prefeito. A reportagem da Gazeta do Povo está tentando contato com Valter César Rosa.