Secretário estadual de Saúde Beto Preto assina ofício ao Ministério da Saúde cobrando vacinas para adolescentes no Paraná.| Foto: Américo Antonio/SESA
Ouça este conteúdo

O governo do Paraná decidiu pressionar o Ministério da Saúde para que mude de postura e reveja a orientação de proibir a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes. Nesta quinta-feira (23), uma comitiva da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai a Brasília entregar ao governo federal ofício cobrando o envio de doses para a imunização do público de 12 a 17 anos, faixa etária de aproximadamente 900 mil pessoas no estado. O documento é assinado pelo secretário de Saúde Beto Preto.

“Vamos insistir na vacinação de adolescentes. Já pactuamos uma decisão no estado, mas é importante ressaltar que sem vacina não podemos avançar. Por isso a necessidade de cobrarmos, com diálogo e diplomacia, o envio de doses por parte do governo federal”, explica Beto Preto em nota na Agência Estadual de Notícias (AEN).

O Paraná já havia decidido terça-feira (21) pela vacinação dos adolescentes sem problemas de saúde, em rara decisão do governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD) contrária à gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em reunião da Sesa com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), ficou acertado o início da vacinação de adolescentes sem problemas de saúde para a próxima terça-feira (28). Já a vacinação dessa faixa etária com comorbidades e deficiências, grávidas e mães que tiveram filhos há 45 dias, além de índios e menores privados de liberdade começa nesta semana.

Publicidade

A vacinação dos jovens com 17 anos na próxima semana será com doses remanescentes das reservas técnicas de cada município. Porém, para aplicação em adolescentes de 16 anos para baixo o estado precisa receber novas remessas de vacinas.

Em nota, o governo do estado afirma que está na expectativa de que o Ministério da Saúde reveja a nota técnica que recomenda não vacinar adolescentes sem comorbidades ou deficiência. A Sesa ressalta que a imunização deste público está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que a aplicação seja com a Pfizer, único imunizante autorizado no Brasil para as pessoas de 12 a 17 anos.