Vacinas no Paraná
| Foto: Ari Dias/ AEN

As mais de 324 mil doses de vacinas da Pfizer e da AstraZeneca que chegaram ao Paraná na manhã desta quinta-feira (16) deverão ser usadas como segunda dose. A utilização foi determinada pelo Ministério da Saúde, e deve ser seguida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) no encaminhamento dos frascos aos municípios.

São dois lotes, um com 115,5 mil doses da vacina da AstraZeneca e 209,4 mil da Pfizer que deverão ser utilizadas na complementação da cobertura vacinal de pessoas com idades entre 40 e 59 anos. Após terem sido recebidas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), as vacinas serão distribuídas às regionais de saúde, que as entregarão aos municípios para que cumpram os cronogramas próprios de segunda aplicação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 8.044.872 paranaenses já haviam recebido ao menos uma dose das vacinas, o que corresponde a 92% da população adulta. Outras 4.250.593 pessoas já estão com as duas doses tomadas, o que representa quase metade dos paranaenses com mais de 18 anos.