Ministro do STF Dias Toffoli; presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo (ao centro); e vice-governador do Paraná, Darci Piana (à direita)
Ministro do STF Dias Toffoli; presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo (ao centro); e vice-governador do Paraná, Darci Piana (à direita)| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, tomou posse nesta segunda-feira (10) na cadeira de presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. A cerimônia foi realizada em Curitiba e contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e do vice-governador do Paraná, Darci Piana. Ele havia sido eleito para o posto em novembro do ano passado, durante o 120° Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça, realizado em Recife. É o primeiro paranaense a assumir a função. “É absolutamente necessário, neste momento histórico, que lutemos pela autonomia administrativa, orçamentária e financeira dos tribunais estaduais”, discursou ele.

A nova cúpula também será composta pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, do TJ-RJ, no cargo de vice-presidente; pelo desembargador Edson Ulisses de Melo, do TJ-SE, como secretário de Relacionamento Institucional; e pela desembargadora Waldirene Cordeiro, do TJ-AC, que atuará como Secretária de Cultura.

O Conselho dos Tribunais de Justiça, fundado em 1992, em Belo Horizonte, é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrada pelos presidentes de Tribunais de Justiça Estaduais.