Sede do TJ-PR, no Centro Cívico, em Curitiba
Sede do TJ-PR, no Centro Cívico, em Curitiba| Foto: Gazeta do Povo

Os desembargadores que integram o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) começaram a analisar nesta segunda-feira (26) o relatório final do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto contra o desembargador José Maurício Pinto de Almeida, ex-relator das ações criminais ligadas aos Diários Secretos, como ficou conhecido o maior escândalo de corrupção na Assembleia Legislativa, revelado em 2010 a partir de uma série de reportagens da RPC e da Gazeta do Povo. O relator do PAD, desembargador Robson Marques Cury, apresentou seu relatório nesta tarde, mas um pedido de vista adiou a votação do documento.

O PAD tramita de forma sigilosa – assim, a transmissão da sessão do Órgão Especial, que normalmente é feita pelo canal do TJ-PR no YouTube, foi suspensa durante a análise do caso.

O desembargador José Maurício Pinto de Almeida se tornou alvo do PAD há cerca de um ano, porque teria adiado julgamentos de processos ao discordar da composição do quórum - a defesa informa estar confiante na absolvição. Considerado "linha dura", ele é integrante da 2ª Câmara Criminal do TJ-PR, colegiado responsável pela análise de crimes contra a administração pública, por exemplo - além dos Diários Secretos, outros casos com grande repercussão são tratados ali, como processos criminais da Operação Publicano, Operação Quadro Negro e Operação Rádio Patrulha.