Ouça este conteúdo

Por unanimidade, os vereadores de Curitiba aprovaram na sessão remota desta quarta-feira (18), em primeiro turno, a concessão do título de cidadão honorário da cidade ao ator, diretor e dramaturgo Carlos Vereza. A iniciativa foi de Alex Rato (Patriota), que, na justificativa da proposição, destacou a “verdadeira adoração” do homenageado pela capital paranaense, onde nasceu uma de suas filhas.

CARREGANDO :)

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Natural da cidade do Rio de Janeiro, aos 81 anos e com mais de seis décadas de carreira em teatro, cinema e televisão, Vereza tornou-se mais recentemente uma voz do conservadorismo na classe artística, com críticas públicas aos governos dos presidentes Lula e Dilma Roussef (PT).

Publicidade

Nas eleições de 2018, apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro (sem partido) e, após sua eleição, chegou a ser cotado para a Secretaria Especial da Cultura. Em abril deste ano rompeu com Bolsonaro, após o presidente desautorizar o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à pandemia do novo coronavírus. À época, ele escreveu no Facebook: "Ele desautorizar publicamente o ministro da saúde por ciúmes, não dá mais: tirei o time".

Na discussão do projeto, Alex Rato limitou-se a dizer que Vereza “é um grande amigo nosso” e pediu o voto favorável dos colegas à aprovação do título.

Vereadores aprovam cidadania honorária a Cassio Telles, presidente da OAB-PR

Em outra votação nesta quarta-feira (18), o advogado e atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Cássio Lisandro Telles, também teve o título de cidadão honorário de Curitiba aprovado por unanimidade pelo pleno da Câmara Municipal. A proposta foi do vereador Dalton Borba (PDT), que também é advogado.

Formado pela Faculdade de Direito do Curitiba em 1987, Telles foi presidente da subseção da OAB em Pato Branco entre 2004 e 2006 e, de 2010 a 2012, foi conselheiro seccional, além de compor a Comissão de Orçamento e Contas e a Câmara de Direitos e Prerrogativas da entidade.

Foi ainda vice-presidente da OAB-PR na gestão de Juliano Breda (2013-2015) e, de 2016 a 2018 foi conselheiro federal da OAB, além de vice-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, antes de ser eleito presidente da OAB-PR para o triênio 2019-2021.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]