i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Para Curitiba e região

Após reunião com chineses, governo anuncia estudo de sistema de transporte elétrico

  • 06/01/2021 20:22
Proposta de transporte com veículos elétricos foi discutida em reunião no Palácio Iguaçu.
Proposta de transporte com veículos elétricos foi discutida em reunião no Palácio Iguaçu.| Foto: José Fernando Ogura/AEN

O governo do Paraná informou nesta quarta-feira (6) que estuda junto com as prefeituras de Curitiba e Região Metropolitana a implantação de um modelo de transporte público com veículos elétricos, visando modernizar a integração entre os municípios. A informação foi divulgada após uma reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), com representantes da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), fabricante de veículos elétricos.

Receba as principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Segundo material distribuído pela agência de notícias do governo estadual, o modelo com veículos elétricos pretende abranger os municípios que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano e têm os maiores fluxos de passageiros. De acordo com a Urbs, em tempos normais, um contingente formado por 1,5 milhão de pessoas se desloca de ônibus diariamente entre a capital e a Grande Curitiba.

Entre as propostas para a capital está a de aproveitar a estrutura da Linha Verde para modernizar a ligação com cidades como Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul.

“O sistema de transporte de Curitiba ficou reconhecido mundialmente por sua eficiência, mas o modelo já não atende à demanda atual. Queremos construir juntos uma solução para modernizar esse sistema, aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, como VLT e o monotrilho”, afirmou o governador.

No Brasil, a chinesa BYD iniciou a operação de sistemas de monotrilho e de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Salvador, além de contar com projetos em São José dos Campos e em uma das linhas do metrô de São Paulo.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Leandro

    07/01/2021 19:00:40

    Temos a Volvo aqui do lado e vamos atrás de chineses, quanto que os nossos ilustres estão levando?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      07/01/2021 18:42:32

      Pronto , o gado sem idéia ou sugestão vai dizer que o trem é comunista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Maquiavel

        07/01/2021 17:59:44

        Vamos vender o Paraná para a chinesada comunista??

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • M

          Maquiavel

          08/01/2021 16:07:48

          Falou o Freitas, o Sabe Tudo!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          07/01/2021 18:00:31

          Vender?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • I

        IRONILDA MADALENA A DE LIZ DE OLIVEIRA

        07/01/2021 17:39:28

        Rato e o gordo Greca estão vendendo o Paraná para os chineses, revoltante, nós os patrões não fomos consultados.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • F

          Freitas

          07/01/2021 18:00:46

          Vendendo?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        jair benedito gonçalves do nascimento

        07/01/2021 15:11:54

        Pero los chino son c o m u n i s t a s !!! Ay Diós !

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • X

          Xicote

          07/01/2021 15:11:27

          Parabens Little Mouse ...enfim teremos os TRAMS da Europa por aqui !!! Se é investimento chines..mongol..russo..italiano..nao interessa ..pagos os juros e ponto final ...precisamos dos bilhoes de dolares chineses !!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcus Pinheiro Machado

            07/01/2021 13:35:06

            RA RA RA. Mais um? Com o IPPUC mandando? Essas ideias foram apresentadas no tempo do Lerner,que concorria com as estações tubo e busão.Fazem 40 anos

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • R

              Rubens Farias

              07/01/2021 16:17:05

              Lerner? Esse cara foi de longe o pior governador do estado. Só queria vender as estações tubos dele para ganhar royalties

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • L

            Luzalvo

            07/01/2021 10:13:59

            O Greca que tome vergonha na cara e termine a porcaria das obras sem fim que infernizam a cidade. 14 anos de linha verde, buracos por toda parte, trânsito um caos e vem falar em "integrar" a RMC? Comece "integrando a RMC" por melhorar a interligação da capital com as demais cidades, terminando as obras de Ctba antes de enfiar mais dinheiro em empresas de ônibus, museu e perfumaria. Curitiba só elege inútil.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Sr. Walker

              07/01/2021 9:56:33

              Conhecendo a estrutura dos poderes públicos e seus amigos donos das empresas, vamos ter a volta dos trólebus. Ônibus movidos a energia elétrica vinda de fiação aérea, tecnologia dos anos 40 e 50. Modernidade modernosa.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Francisco Krupa

                07/01/2021 1:58:28

                Tinham a linha de trem pra fazer essa modernização e os políticos da época jogaram no lixo deixando as invasões tomarem conta. Uma pena.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • N

                  Neivo Antonio Beraldin

                  07/01/2021 19:19:05

                  Existe um projeto pronto, com vitalidade técnica e econômica.pago pela então sudesul! Curitiba e região tem 102 km dê linhas férreas, que comporta transporte de cargas e mais duas linhas de transporte de passageiros, elétricos silenciosos,3 anos estará tudo pago!!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • N

                  Neivo Antonio Beraldin

                  07/01/2021 19:06:59

                  Porém, Piraquara a Curitiba tá muito fácil!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  MauricioFM

                  07/01/2021 3:14:55

                  Mój przyjacielu Krupa! Oni są przeciwko nam!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.