Giacoia já atuou como chefe do MP por três mandatos, entre 1998 e 2000 e entre 2012 e 2016| Foto: Arquivo Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O procurador de Justiça Gilberto Giacoia recebeu o maior número de votos para ocupar a cadeira máxima do Ministério Público do Estado do Paraná, a de procurador-geral de Justiça, pelos próximos dois anos. Ele obteve 595 votos no pleito desta sexta-feira (13). O seu único adversário, o promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj, recebeu 103 votos.

CARREGANDO :)

Os números dos votos obtidos por cada um agora serão levados ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que é quem define o vencedor. O Palácio Iguaçu ainda não informou qual a posição de Ratinho Junior, que tem até 15 dias para fazer a indicação.

Do total de 764 membros do MP (promotores e procuradores de Justiça), 738 participaram do pleito realizado nesta sexta-feira (13) e cada um pôde votar em até dois candidatos. Houve 48 votos em branco e 54 nulos.

Publicidade

Giacoia é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Ele é integrante do MP há 39 anos. Já foi procurador-geral de Justiça por três gestões, entre 1998 e 2000 e 2012 e 2016, e também presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), de 1999 a 2000. Giacoia ainda é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uenp).

Além de conduzir administrativamente o MP, o procurador-geral de Justiça é quem tem competência para propor alguns tipos de ações judiciais, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governadores. O atual procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, está no cargo há dois biênios. O procurador-geral de Justiça só pode ser reconduzido uma única vez.