• Carregando...
Ferry-boat quase bate em pedras na praia durante travessia entre Guaratuba e Matinhos.
Ferry-boat quase bate em pedras na praia durante travessia entre Guaratuba e Matinhos.| Foto: Reprodução RPC TV

No primeiro dia de operação, a nova balsa que vai reforçar a travessia entre Guaratuba e Matinhos ficou à deriva e quase bateu nas pedras da praia na tarde de quarta-feira (27). A balsa estava com passageiros e veículos embarcados, entre eles um caminhão-tanque com combustível, e teve de ser rebocada. A ocorrência causou fila de veículos dos dois lados da Baía de Guaratuba.

RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP

A BR Travessias, concessionária que opera as embarcações, afirma que a balsa não apresentou problema mecânico. A embarcação ficou dois meses sendo adaptada antes de começar a operar. O ferry-boat chamado Vitória tem capacidade de transportar 105 veículos e 140 passageiros.

A causa do desvio do ferry-boat, explica a BR Travessias, foi um erro na manobra do piloto, que não conseguiu completar a atracação por causa da maré alta. "Embora a maré forte influencie durante a atracação, principalmente na margem Caiobá-Matinhos, que fica de frente para o mar aberto, o piloto controlou a embarcação, refez a manobra com sucesso e a conduziu em segurança até o porto para o desembarque de veículos e passageiros. Não houve qualquer dano físico ou material aos usuários e tripulação", aponta a BR Travessias em nota.

Mesmo sendo uma falha de condução, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), repartição estadual que fiscaliza as concessões de transporte, solicitou revisão mecânica da embarcação feita pelo engenheiro naval do próprio órgão.

Problemas em série

Desde que assumiu a gestão do ferry-boat de Guaratuba em abril, a BR Travessias vem apresentando uma série de problemas. O que levou o DER a reforçar a fiscalização do transporte entre Guaratuba e Matinhos.

Desde abril, motoristas reclamam do tempo da travessia. Muitos chegam a aguardar mais de três horas para cruzar a baía. Além de atrasos, em agosto um dos ferry-boats ficou à deriva no mar com veículos e passageiros embarcados após problemas mecânicos.

O DER-PR multou em julho a concessionária. A Marinha também interditou duas embarcações, que foram liberadas na sequência, após ajustes. Diante do quadro, a prefeitura de Guaratuba chegou a declarar Estado de Calamidade pelo risco de a cidade ficar isolada por problemas mecânicos das balsas. A Polícia Civil foi acionada para averiguar os problemas.

Comerciantes e empresários de Guaratuba temem que os problemas do ferry-boat atrapalhem a retomada da economia na primeira temporada de verão com a pandemia mais controlada e sem cobrança de pedágio na BR-277.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]