• Carregando...
Inscrições para a EJA começam nesta segunda; período de aulas está mais curto em 2020
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Começam nesta segunda-feira (6) as inscrições para a EJA - Educação para Jovens e Adultos no Paraná. O programa é destinado àqueles que querem concluir os estudos nos Ensinos Fundamental e Médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro.

RECEBA as notícias de Paraná pelo whatsapp

O cronograma deste ano é semestral e mais curto: são dois anos para concluir o Ensino Fundamental e mais dois anos para conclusão do Ensino Médio. Até 2019, eram cinco anos de conclusão. Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, a decisão de rever o cronograma foi tomada para diminuir o índice de abandono do curso.

A mudança, no entanto, não altera a carga horária, que ficará concentrada para não prejudicar o conteúdo a ser repassado em sala de aula. Outra novidade é que a matriz curricular será unificada. Todas as instituições que ofertam EJA terão as mesmas disciplinas. Com isso, estudantes não terão problemas se precisarem mudar de escolar e a organização dos professores para escolha das aulas também ficará facilitada.

Como funciona

O Ensino Fundamental na EJA pode ser cursado por qualquer pessoa com mais de 15 anos de idade. Já o Ensino Médio pode ser cursado por alunos com mais de 18 anos. Pessoas que já realizaram parte dos estudos são adiantadas no programa, conforme validação da Secretaria de Educação.

A matriz curricular da EJA prevê, para o Ensino Fundamental, as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física. No Ensino Médio, as disciplinas programadas são: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol, Arte, Filosofia, Sociologia e Educação Física.

Atualmente, 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs) e 238 escolas da EJA estão credenciadas na rede paranaense de ensino.

Documentos para matrícula

As inscrições para a EJA são realizadas diretamente nos locais em que as aulas são oferecidas. A lista completa das unidades pode ser acessada aqui.

Para efetivar a matrícula é preciso levar os seguintes documentos (tanto o original quanto uma cópia):

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento
  • RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional)
  • Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde (para quem tem menos de 28 anos)
  • Uma fatura dos últimos dois meses da concessionária de energia elétrica
  • Comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante (se a fatura não estiver no nome dos mesmos)
  • Número de telefone para contato
  • E-mail da mãe, pai ou responsável legal
  • CPF da mãe, pai ou responsável legal ou Registro Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio
  • Histórico Escolar
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]