• Carregando...
Ex-secretário José Tavares da Silva Neto faleceu vítima de Covid-19.
Ex-secretário José Tavares da Silva Neto faleceu vítima de Covid-19.| Foto: Liudi Hara / Gazeta do Povo / Arquivo

Morreu na terça-feira (22) o ex-secretário de Justiça e de Segurança Pública do Paraná José Tavares da Silva Neto. Vítima da Covid-19, ele também exerceu as atividades de delegado da Polícia Civil e de deputado estadual e federal.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR pelo celular

José Tavares da Silva Neto tinha formação superior em Direito e começou na vida pública como delegado de polícia na região de Londrina na década de 1970. Na mesma época conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná e em 1982 foi eleito deputado federal, onde atuou até 1991. Reeleito deputado estadual, Tavares foi nomeado por Roberto Requião como secretário da Justiça em 1994. Também foi secretário especial para a Proteção e Defesa do Consumidor no governo de Jaime Lerner. No início dos anos 2000 foi nomeado para a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Autoridades paranaenses lamentaram a morte do ex-secretário. “Nosso mais profundo respeito e admiração a um homem que viveu em prol da população paranaense. Construiu uma carreira na Polícia Civil e expandiu seu trabalho junto à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados em Brasília, com forte atuação pela democracia. Estamos consternados com essa perda”, disse o secretário da Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho Soares.

“Brilhante orador, um dos grandes oradores que conheci no estado. Foi secretário de Defesa do Consumidor, de Segurança e de Justiça. Nosso querido José Tavares. Um homem que construiu uma história brilhante no nosso estado, que acaba de falecer de Covid-19. Um homem que fez história, digna e merecedora do nosso respeito. Muito triste a notícia e quero, em nome do Poder Legislativo externar nossas condolências à família”, disse o deputado Ademar Traiano.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) também lembrou da atuação de José Tavares na política paranaense. “Grande militante a favor da democracia, que combateu a ditadura, que significou muito para uma geração de londrinenses e paranaenses pela sua obstinada e permanente militância em favor de todos aqueles que defendiam o estado democrático de direito. Uma figura extraordinária. Uma pessoa que tinha opiniões e que toda uma geração sempre respeitou muito. Uma perda muito grande para a sociedade. É mais uma vítima que, infelizmente, essa pandemia ceifa”, declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]