• Carregando...
Vacina Coronavac de imunização da Covid-19
Vacina Coronavac de imunização da Covid-19| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) fará nos próximos dias levantamento de todas as doses de Coronavac em estoque no Paraná para vacinar crianças. O governo do estado pretende aplicar o imunizante produzido pelo Instituto Butantan no público infantil assim que o Ministério da Saúde autorizar. Quinta-feira (20), a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso da Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Até então, apenas a vacina da Pfizer estava aprovada para este público no Brasil.

RECEBA NOTICIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP

"Solicitei reunião interna na Sesa para fazermos esse levantamento de quantas doses de Coronavac temos no estoque do Centro de Medicamentos do Paraná [Cemepar] e também nos municípios. A ideia é já aplicar essas doses nas crianças assim que o Ministério da Saúde autorizar", aponta o secretário estadual de Saúde Beto Preto em entrevista à Gazeta do Povo.

Ao contrário da Pfizer, cujo imunizante adulto não pode ser aplicado em crianças, o que exigiu o desenvolvimento de uma dose específica para o público de 5 a 11 anos, a Coronavac pode ser aplicada em qualquer pessoa acima de 6 anos.

"Aqui não temos discussão ideológica, temos discussão metodológica sobre a aplicação de vacinas no Paraná. Por isso queremos já estar com tudo pronto para aplicar a Coronavac assim que esse imunizante for integrado ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde", enfatiza Beto Preto.

O secretário de Saúde do Paraná afirma que quanto antes o governo federal liberar a aplicação da Coronavac nas crianças, melhor. Além de aumentar o escudo de proteção em toda a sociedade justamente no período em que a transmissão da variante ômicron do coronavírus está muito acelerada, a Coronavac permitiria a imunização com duas doses das crianças já no início das aulas. Isso porque o intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina do Butantan é de 28 dias.

"A vantagem é que aplicaríamos a primeira dose de Coronavac nas crianças agora e a segunda já no início das aulas, dando mais tranquilidade aos pais no retorno às escolas", explica Beto Preto. A rede estadual de ensino começa as aulas dia 7 de fevereiro.

O secretário de Saúde afirma também que, assim que a aplicação for autorizada, vai pedir ao governo federal o envio de mais doses de Coronavac ao estado para acelerar a imunização das crianças.

Outros estados

Na noite de quinta-feira (20), o Fórum Nacional do Governadores encaminhou ofício ao Ministério da Saúde pedido urgência para incluir a Coronavac na vacinação infantil em todos os estados. Antes, o Consórcio Nordeste, entidade que reúne os governadores dos nove estado da região, já havia enviado o mesmo pedido ao Ministério da Saúde para que faça com "absoluta urgência" a compra de Coronavac para imunização de crianças e adolescentes.

Antes mesmo da decisão do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo começou a aplicação da Coronavac em crianças. Logo após a aprovação da Anvisa, um menino de 9 anos recebeu a primeira dose da vacina do Butantan em evento com a presença do governador paulista João Dória (PSDB). A partir de sábado (22) São Paulo começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade tanto com o imunizante da Pfizer quanto com o da Coronavac.

O Instituto Butantan confirmou também nesta sexta que o governo federal tem interesse em adquirir 7 milhões de doses de Cornoavac. Há possibilidade de que essas doses já comecem a ser entregues entre segunda (24) e terça-feira (25) se a autorização de uso for feita pelo Ministério da Saúde ainda nesta sexta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]