• Carregando...
Teste RT-PCR
Teste RT-PCR| Foto: AEN

No Paraná, um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou em quais locais houve surto de infecção pelo novo coronavírus e exigiram uma atenção especial da pasta. Desde o início da pandemia, em 11 de março, até 18 de agosto, foram registrados 309 surtos.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Um surto significa que houve, no mínimo, três infecções confirmadas pelo teste RT-PCR em um mesmo ambiente, e em um período de 14 dias entre os casos.

Os 309 surtos somam 8.215 casos de infecção e 89 mortes.

As instituições da área da saúde registram maior número de surtos. São cerca de 70 em hospitais, clínicas, laboratórios e farmácias, envolvendo mais de 1.000 trabalhadores infectados e 40 óbitos. Na sequência, estão as indústrias, com 55 surtos. O setor dos frigoríficos, que emprega cerca de 100 mil pessoas no Paraná, já teve 33 surtos.

O comércio em geral aponta 13 surtos. Eles também ocorreram em agências bancárias (8 surtos), restaurantes (7), supermercados (4). Mas também houve casos em salão de beleza, academia, alojamento, escritórios de contabilidade e empresas da área da informática.

Outros números chamam atenção. Nos asilos, instituições de longa permanência de idosos, foram 23 surtos. Nas unidades prisionais, foram 11. Também houve três surtos em igrejas.

O levantamento ainda indica que os encontros familiares representam fator de risco para a disseminação do vírus. Cinco municípios registram surtos decorrentes de festas e eventos em família, com 77 casos confirmados e 3 mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]