• Carregando...
Parlamento universitário de 2019.
Parlamento universitário de 2019.| Foto: Divulgação/Alep

O que era uma experiência para conhecer o funcionamento do sistema legislativo acabou se tornando uma aspiração política e, agora, ex-participantes da Câmara Municipal Universitária (CMU) e do Parlamento Universitário (PU) - projetos que simulam o processo legislativo e permitem que estudantes atuem como deputados e vereadores durante duas semanas - estão se preparando para lançar candidaturas para as eleições 2020. De acordo com a Câmara Municipal de Curitiba e a Assembleia Legislativa do Paraná, são pelo menos nove os pré-candidatos oriundos dos programas. Eles devem disputar cadeiras tanto na capital quanto nos municípios da Região Metropolitana.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Parte deles, mesmo interessada em temas políticos, não se imaginava concorrendo a um cargo eletivo antes de vivenciar a rotina de parlamentar. Foi o caso estudante de direito Jonathan Henrique Ortener, pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Eu tinha essa ideia senso comum de que a política não funcionava e o projeto acabou amadurecendo minhas ideias”, conta. A mudança de mentalidade o levou a outro programa em dezembro de 2019, desta vez no Congresso Nacional, e à filiação ao partido no início do ano.

O empresário do ramo do motofrete e também estudante de direito Edevaldo Silva conta que passou por transformação semelhante. “Eu nunca tive interesse em ser candidato. Até demonizava a política, como muita gente faz. Mas depois da CMU, vi a relevância desse trabalho”, complementa. Inicialmente, essa percepção fez com que ele buscasse uma forma de se tornar um cidadão mais atuante. Assim, começou a fazer solicitações à administração pública e compartilhá-las em perfis de redes sociais, para que outros também pudessem acompanhar os processos. Foi só no início deste ano que ele se filiou ao PSL e começou a conversar com membros do partido sobre uma possível candidatura.

O estudante de ciências sociais Lucas Nekel, pré-candidato pelo Democratas, e o engenheiro elétrico recém-formado Victor Lopes, que pretende se candidatar pelo Novo, encaravam a situação de forma uma pouco diferente: não viam, na política, espaço para eles, seja por não serem de famílias tradicionais ou se decepcionarem com algumas práticas. “Mas participando eu vi que tinha onde atuar, onde agir. E percebi que o vereador tem um impacto direto na vida do cidadão. Isso me motivou a entrar no processo”, diz Lopes.

Vontade antiga de entrar para a política

No grupo dos ex-parlamentares universitários que devem se candidatar também há os que já vinham pensando na carreira política há algum tempo. A estudante de direito e ciências sociais Camila Gonda é umas delas. “Sempre tive interesse pela vida política e quando vi o projeto, vi a chance de expor um pouco mais a minha voz, as minhas opiniões”, conta.

Camila integrou o Parlamento Universitário, da Alep, em 2018 e, no ano seguinte, não só se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) como contribuiu para a estruturação do programa para universitários da Câmara dos Vereadores. Agora, aos 19 anos, quer concorrer para defender os direitos da juventude. “Temos pautas muito necessárias e que não são ouvidas”, diz.

Também pré-candidato pelo PDT, o estudante de história e conselheiro municipal da juventude pela regional do Tatuquara Luan Azevedo conta que a política está nos seus planos desde que foi representante do estado no Parlamento Jovem Brasileiro, do Congresso Nacional, em 2015, e que a passagem pela CMU foi importante para entender como o processo funciona. “Você compreende que se for eleito, não vai ser sozinho. Junto contigo tem 37 vereadores e tem que saber conversar, congregar forças”, avalia.

O estudante de direito Leonardo Sanches, que vai concorrer pelo Podemos a uma vaga na Câmara Municipal de Piraquara, aproveitou a oportunidade para concretizar uma vontade antiga. “Sempre acompanhei a política local, procurei participar de projetos em prol da comunidade, trabalhei como assessor parlamentar na Câmara de Piraquara. É uma coisa que sempre me chamou a atenção”, diz.

Pautas diversas

Além da educação e da saúde, frequentemente citadas como prioridades pelos ex-parlamentares universitários, temas variados estão no radar dos pré-candidatos. Edevaldo Silva, por exemplo, pretende apresentar propostas relacionadas à acessibilidade e aos direitos dos motofretistas. “Busco mais respeito e mais credibilidade para a categoria. É preciso valorizá-la”, afirma.

Já Luan Azevedo, que já desenvolve um trabalho voltado para defesa dos direitos da juventude, pretende apresentar projetos relacionados ao passe estudantil e outras políticas públicas que digam respeito aos jovens. A juventude também é prioridade para a pré-candidata Camila Gonda, mas ela quer defender ainda os direitos da mulher, além de pautas voltadas para o meio ambiente e para a cultura.

A organização administrativa e a eficiência da máquina pública são temas sobre os quais os pré-candidatos Victor Lopes e Lucas Nekel pretendem se debruçar. “Estou estudando a possibilidade de fazer um trabalho, a exemplo de outros vereadores, de revisar as leis do município para verificar quais são aplicadas de fato e propor um ‘revogaço’ das que não são”, diz Lopes.

O fomento do turismo ainda é citado como prioridade pelo pré-candidato à Câmara Municipal de Piraquara Leonardo Sanches. “A cidade tem muito potencial para crescer nesse sentido”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]