• Carregando...
Araucária Nitrogenados SA volta à mesa de negociação
Araucária Nitrogenados SA volta à mesa de negociação.| Foto: Reprodução

A Petrobras informou nesta sexta-feira (30) o início da fase vinculante referente à venda da totalidade de suas ações na subsidiária integral Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa). Segundo a estatal, os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para realização de "due diligence" e para elaboração e envio das propostas vinculantes. Essa é a segunda tentativa de privatização da unidade.

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

A Ansa possui uma unidade industrial de fertilizantes nitrogenados localizada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Com capacidade de produção de 1.975 t/dia de ureia e 1.303t/dia de amônia, a planta encontra-se atualmente hibernada. A retomada da produção da unidade ou sua transformação para outro fim será de responsabilidade do potencial comprador.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal reitera que a operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas. "A presente divulgação está de acordo com as normas internas da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017", lembra a companhia.

A Ansa está hibernada desde janeiro deste ano, quando a Petrobras decidiu interromper o funcionamento da fábrica e demitir seus quase 400 funcionários diretos. Nos últimos anos, a estatal lançou edital de privatização, mas, após negociações frustradas e falta de interesse de compradores, anunciou a desistência do processo em novembro de 2019. O que culminou no fechamento da unidade dois meses depois.

Embora a Petrobras indique potencialidades da unidade, a justificativa para a privatização é de que a empresa tem acumulado perdas nos últimos anos. Em janeiro, a Petrobras sustentou que a Ansa teve prejuízo de R$ 250 milhões em 2019 e estimava perda de R$ 400 milhões para 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]