Renato Freitas (PT) participou do 1º Encontro de Enfrentamento à Violência Policial do Paraná, realizado na última semana.| Foto: Divulgação/Jeffrey Chiquini
Ouça este conteúdo

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) vem defendendo a desmilitarização da Polícia Militar nas redes sociais. Na última semana, o parlamentar esteve presente no 1º Encontro de Enfrentamento à Violência Policial do Paraná, promovido pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que foi marcado por debates críticos às forças de segurança.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

“Equivocadamente se fala em fim da polícia, não há que se ter e não é possível o fim das polícias, nenhuma delas. O que nós queremos é a desmilitarização da polícia”, disse o deputado, em vídeo publicado. Para o parlamentar, a organização da Polícia Militar é mais “perniciosa” e “destrutiva” ao agente da polícia do que os bandidos.

Publicidade

De acordo com o parlamentar, outros países seguem o modelo de desmilitarização e defende que isso fosse aplicado no Brasil. "Por isso, é necessário desmilitarizar as polícias, ensiná-los que dentro do território brasileiro todos são cidadãos e estão submetidos aos mandamentos legais, tanto nos direitos quanto nos deveres. Isto é, quem comete crimes tem que ser preso e não covardemente assassinado por 'justiceiros'", afirmou o deputado em outra publicação.

Enquanto era vereador de Curitiba, Renato Freitas chegou a ter o mandato cassado pelo Conselho de Ética e, na sequência, pelo plenário da Casa, por quebra de decoro, ao invadir a Igreja do Rosário, no Centro Histórico da capital paranaense.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]