i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Educação

Secretaria da Educação celebra adesão, mas avaliação de ensino remoto fica para agosto

  • 20/05/2020 16:27
Equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte durante entrevista coletiva
Equipe da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte durante entrevista coletiva| Foto: Reprodução

A avaliação do aprendizado remoto dos estudantes da rede estadual deve ficar para agosto, disse a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed), em coletiva virtual na tarde desta quarta-feira (20).

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Vamos ter a nossa avaliação diagnóstica [para aferir a qualidade do aprendizado]. Estamos trabalhando com o planejamento [de retorno das aulas], mas sem nenhuma certeza ainda, para agosto. Vamos fazer a aplicação da Prova Paraná avaliando esse período das aulas não presenciais”, afirmou o diretor de Educação da pasta, Roni Miranda, sobre como o estado tem acompanhado a qualidade do aprendizado.

O diretor destacou, no entanto, que tem orientado as escolas a realizarem avaliações internas. “O próprio professor da turma tem feito [a avaliação], monitorado”, disse. Ele sugere que esse acompanhamento seja individual.

Segundo a Seed, há um trabalho para implementar novas ferramentas de avaliação em “junho ou julho”, de forma a acompanhar a assimilação do conteúdo didático dos pouco mais de um milhão de estudantes da rede estadual.

Números de acessos

Na coletiva, o secretário da Educação, Renato Feder, celebrou os acessos às aulas remotas. Os estudantes podem acompanhar o conteúdo por canais de televisão, por um aplicativo/site chamado Aula Paraná, pela ferramenta Google Classroom ou em vídeos publicados no Youtube (este último para quem perdeu as aulas diárias). Alunos sem acesso à tecnologia têm direito a apostilas físicas.

De acordo com o secretário, os números de acesso têm aumentado a cada semana. “[Desde] Quando a gente lançou o Aula Paraná, ele foi subindo [em número de acessos]: 100 mil, 200 mil... Agora estamos com mais de 800 mil downloads. No Google Classroom o acesso diário também foi aumentando. Na semana passada foram quase 600 mil alunos acessando. Professores, praticamente 100% acessam”, disse. Ele ressaltou ainda que os vídeos no Youtube foram vistos 17 milhões de vezes.

A secretaria destaca também que a rede de canais digitais consegue acessar 10,5 milhões dos cerca de 11 milhões de paranaenses. Anteriormente eram 9,5 milhões com sinal digital. Pelos números da pasta, 40 mil alunos têm acesso aos materiais pedagógicos físicos.

Segundo a Seed, o governo implementou as chamadas online, o que tem melhorado o controle de evasão. Anteriormente o registro de presenças era feito pelo cumprimento de atividades. O governo não citou, no entanto, o total de estudantes que não têm acompanhado as aulas por nenhuma das plataformas.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 0 minutos

    "Os fatos, narrados pelo Sec Feder, tem semp a dimensão de um animador de auditório. Ninguém pode negar, tem entusiasmo, tem dispos, é persistente. Quando vc vai colocar no papel a qualidade do trabalho, aí a conversa é outra. Falta conteúdo em suas ações, são maquiações daquilo que todo mundo faz. Não é um trabalho diferenciado. Os docentes selec fazem o simples do tradicional, a SEED não desafia os docentes para proporem aulas atreladas: conteúdos/metod criativas/empreendedorismo/ proj científicos. A Secretaria não pode deixar de aprov esse momento para fazer as intervenções necessárias para o futuro educacional no PR. Os estud não serão mais os mesmos, as escolas também não."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]