Aplicativo Aula Paraná, desenvolvido para o ensino remoto durante a pandemia| Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Ouça este conteúdo

Alunos da rede pública estadual do Paraná que apresentam baixo rendimento estão sendo mapeados pelos núcleos regionais de educação para um trabalho de recuperação de suas notas. O objetivo é evitar um aumento significativo no índice de reprovação neste ano letivo atípico, em razão da pandemia do novo coronavírus. Sem aulas presenciais desde março, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) optou por alterar o modelo de avaliação dos estudantes, permitindo que as notas de todos os trimestres sejam revistas de acordo com o processo de aprendizagem dos conteúdos.

CARREGANDO :)

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

“Quando se tem aulas presenciais, as notas são fechadas ao fim de cada trimestre: em maio, setembro e dezembro”, explica o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda Vieira. “Como estamos em aulas não presenciais e os alunos têm uma temporalidade de aprendizagem e de execução de atividades diferente, mantivemos abertos os processos de avaliação dos três trimestres.”

Publicidade

Até o dia 18 de dezembro, quando se encerra o ano letivo, todos os alunos ainda podem recuperar o conteúdo, desenvolver as atividades propostas e, assim, recuperar seu rendimento escolar. Ele conta que a ideia é não afastar da escola aqueles que não tem acompanhado as aulas com regularidade.

“O que se prioriza é a aprendizagem dos estudantes. A garantia da presença e da nota é pelo que está sendo produzido”, diz Vieira. “Nossa maior preocupação é que eles desistiam quando têm notas ruins.” Com as atividades realizadas de forma online, ou entregues a cada 15 dias em material impresso para os alunos que não tem acesso às plataformas digitais, não estão sendo realizadas provas como havia nos encontros presenciais. Toda a avaliação é baseada nos exercícios propostos.

Em torno de 15% a 20% dos alunos apresentaram alguma nota abaixo da média no primeiro trimestre deste ano. Os índices do segundo trimestre ainda estão sendo consolidados pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), responsável pelo sistema técnico de acompanhamento das avaliações.

A rede estadual conta com 1,07 milhão de estudantes, considerando todas as modalidades de ensino. Desses, cerca de 80 mil estão com o índice de participação nas atividades em “alerta vermelho”. “A gente não considera evasão, mas são aqueles que têm uma infrequência muito grande.”

Em anos anteriores, a média de reprovação e abandono entre alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) foi de 9%, enquanto entre estudantes de nível médio, de 14%. “Estamos trabalhando muito com as escolas, fazendo a mobilização de estudantes por meio da mídia, de WhatsApp e até de carros de som, para que esses números não aumentem e, se possível, até reduzam”, diz o diretor da Seed. “Mas é um temor, sim [que o índice cresça]. Agora que tudo praticamente está voltando ao normal, o risco é de o adolescente se desapegar da rotina de estudos e comprometer o ano letivo.”

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]