Governo do Paraná quer cobrar outorga para renovar concessão da distribuição do gás.| Foto: Divulgação/Compagas
Ouça este conteúdo

Ao contrário do que se pretende no Paraná, o governo de São Paulo renovou o contrato de concessão da distribuição de gás natural com a Comgás em 2021 e "nem cogitou" cobrar outorga. Aqui, a intenção é cobrar R$ 508 milhões da Compagas para ela ter o direito de seguir fazendo a distribuição no estado até 2054.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Poderíamos discutir a cobrança de outorga, se optássemos por um novo processo licitatório em 2029, mas isso nem foi cogitado. Optamos por antecipar a renovação para garantir a ampliação de investimentos na rede, que seriam reduzidos nos próximos anos, caso a concessionária tivesse seu contrato expirado em 2029”, explica o subsecretário de Infraestrutura de São Paulo, Cassiano Quevedo Rosas de Ávila.

Publicidade

Com a negociação, consumada em outubro de 2021, São Paulo conseguiu que a concessionária assumisse o compromisso de construir mais 3.500 quilômetros de rede de gasodutos (hoje são 21,5 mil km de rede de distribuição no estado, sendo 20,2 mil na área atendida pela Comgás), atender a 14 novos municípios atendidos (atualmente há 152 municípios atendidos no Estado, sendo 95 na área da Comgás) e ter 625 mil novos consumidores (hoje há mais de 2,3 milhões de usuários no Estado, sendo cerca de 2,2 milhões apenas na área da Comgás). O estado de São Paulo é atendido também pelas empresas GásBrasiliano e Naturgy.

Governo do Paraná não quer abrir mão da outorga

No Paraná, no entanto, o discurso é outro. “Não cobrar a outorga não faz sentido. Seria o estado abrir mão de um valor que cabe a ele”, defende  Marcelo Curado, membro do comitê intersecretarial do Plano Estadual do Gás. “Seria injusto com a sociedade porque o valor pago pela outorga seria destinado a investimentos amplos, que beneficiariam toda a população”, argumenta o representante do governo.

O valor de R$ 508 milhões foi calculado como sendo o resultado da receita prevista para os 30 anos de concessão (de 2024 a 2054) menos as despesas, os investimentos, a taxa de remuneração do capital e o fluxo de caixa. “Não quer dizer que seja exatamente esse valor, isso foi apontado em meados de 2021 quando o primeiro estudo foi entregue. Terá que ser atualizado quando for feita a renovação”, explica Curado. O valor foi sugerido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP), contratada pelo governo paranaense para subsidiar com análises e indicações o Plano Estadual do Gás.

“O consumidor é quem vai pagar a conta”, diz indústria

A grande preocupação do setor industrial (principal consumidor do gás natural) é que em consequência da cobrança, o valor da outorga seja embutido na tarifa ao longo da concessão. “Quem pagaria essa conta seria o consumidor”, critica Cintia Mombach, advogada da Incepa, fabricante de revestimentos cerâmicos na região metropolitana de Curitiba e grande consumidora de gás.

A intenção do governo do estado em cobrar e repassar à tarifa tem sido duramente criticada pelas indústrias, que já reclamam por terem que pagar um dos preços mais altos do país pelo insumo.

Publicidade

Um caso parecido aconteceu em Minas Gerais e a situação foi judicializada. A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace) questiona na Justiça a decisão do governo mineiro. "Não somos contrários à cobrança da outorga, mas somos contra o valor ser repassado à tarifa", diz Adrianno Lorenzon, diretor de gás da Abrace. A situação em Minas ainda não foi resolvida. A Abrace já ameaça acionar a Justiça, caso o mesmo ocorra no Paraná.

“A preocupação é justa e tem lógica”, admite Marcelo Curado, que acrescenta: “estamos questionando a Fipe sobre isso”. O representante do governo diz que até mesmo a antecipação da renovação do contrato ainda não é um fato consumado. O contrato atual vence em 2024.

“Por enquanto estamos trabalhando com esta hipótese porque foi o que veio no estudo da Fipe como sendo a melhor solução”, diz. Curado acrescenta, no entanto, que o estudo foi submetido a audiências e chamadas públicas, quando várias contribuições foram apresentadas pelo setor produtivo. “Tudo isso está sendo analisado”, afirma. A expectativa é que até final de abril a Fundação conclua a segunda etapa dos estudos, que vai apontar o melhor modelo a ser seguido.

Renovação ou um novo processo licitatório?

“A primeira coisa que chama a atenção nesse processo é que a proposta de renovação do contrato já foi colocada (num primeiro momento) sem se discutir a possibilidade de uma nova licitação em relação a esse serviço, o que seria mais adequado”, diz o doutor em direito administrativo e professor convidado da Fundação Dom Cabral, Vinícius Marins.

Segundo ele, num novo processo licitatório poderia se definir, como critério de julgamento, a maior outorga ou a menor tarifa ou uma combinação entre ambas. “Mas para isso teria que haver uma concorrência permitindo a participação ampla de interessados”, diz. O que vai definir se haverá cobrança de outorga ou se haverá uma opção pela menor tarifa possível é uma decisão política.

Publicidade

Para Marins, o que se vê nesse processo do Paraná é “o objetivo do ganho imediato com a outorga e a renovação como forma de valorizar a companhia, tendo em vista a pretensão de venda das ações da Copel” (sócia majoritária com 51% das ações, que devem ser vendidas este ano).

Sobre o repasse da outorga à tarifa, o professor da Fundação Dom Cabral entende que isso não é definitivo. “Não é porque vai se cobrar a outorga que esse valor tem que entrar na tarifa. Pode ser feita uma negociação com o concessionário, reduzindo encargos de investimentos, por exemplo. Haveria outras condições para que a equação ficasse estável sem prejudicar a empresa (que tem direito a um equilíbrio financeiro) e sem onerar o consumidor”, defende.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]