• Carregando...
O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, ao lado do deputado federal Itamar Paim (PL).
O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, ao lado do deputado federal Itamar Paim (PL).| Foto: Divulgação / TRE-PR

O pastor Itamar Paim (PL) foi diplomado como deputado federal eleito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nesta segunda-feira (22). A decisão representa mais um passo para que Paim assuma na Câmara dos Deputados a vaga de Deltan Dallagnol (Podemos), cujo registro da candidatura foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De acordo com o TRE-PR, a diplomação “é uma cerimônia organizada para formalizar a escolha da maioria das pessoas nas urnas”. Com o ato, informou o tribunal, “candidatas e candidatos eleitos se habilitam para o exercício do mandato”.

Várias autoridades do TRE-PR participaram da diplomação de Paim, como o presidente da corte, Wellington Emanuel Coimbra de Moura; os juízes membros do TRE-PR, Thiago Paiva dos Santos, Julio Jacob Junior e José Rodrigo Sade; o diretor-geral do Tribunal, Valcir Mombach; e o secretário da Presidência, Josmar Ambrus. O deputado estadual Gilson de Souza (PL) também compareceu à diplomação.

Vaga mudou do Podemos para o PL

Após a voto do ministro Benedito Gonçalves ter sido referendado por unanimidade na corte, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, comunicou que a cassação da candidatura de Dallagnol teria efeito imediato. Ao ser notificada oficialmente, a corte da Justiça Eleitoral no Paraná precisou recontar os votos das Eleições 2022.

A princípio, os votos obtidos por Dallagnol ficariam com o Podemos, como assinalado pelo TSE. Porém, no entendimento do TRE-PR, nenhum candidato do partido obteve o percentual mínimo necessário para ficar com a vaga. O mais próximo dessa situação foi Luiz Carlos Hauly, mas seus pouco menos de 12 mil votos não foram suficientes para garantir o cargo de deputado federal.

“Deltan ainda tem possibilidade de voltar, os advogados do partido estão trabalhando para restabelecer a vaga dele. Temos esta primeira etapa a ser cumprida. Mas é certo que a vaga é do partido”, enfatizou o primeiro suplente do Podemos, que já foi deputado federal por 7 vezes consecutivas, além de 2 vezes secretário de Estado da Fazenda do Paraná.

Mas após a recontagem, o entendimento do TRE-PR foi de que a vaga deveria ser ocupada por um candidato do PL. Paim, com 47.052 votos, consta agora como deputado eleito na listagem oficial da Justiça Eleitoral. O posto de deputado federal mais votado nas eleições, que antes era de Dallagnol – ele tinha obtido cerca de 345 mil votos – passou para Gleisi Hoffmann (PT), diplomada com 261,2 mil votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]