• Carregando...
Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, na fronteira entre Brasil e Paraguai.| Foto: Kiko Sierich/Arquivo/Gazeta do Povo

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai usar drones na fiscalização de festas clandestinas e instalar barreiras sanitárias nas áreas próximas às fronteiras com Paraguai e Argentina durante o próximo fim de semana. As medidas serão tomadas porque, como informou o prefeito Chico Brasileiro (PSD) à Gazeta do Povo, existe o temor de que a variante indiana da Covid-19 já esteja circulando pela região.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Os dados mais recentes do boletim da Covid da Prefeitura de Foz do Iguaçu mostram que na quarta-feira (26) foram confirmadas 10 novas mortes provocadas pela doença. Este número é cinco vezes maior do que o verificado há duas semanas – em 12 de maio o município confirmou 2 mortes por Covid. Para o prefeito, isso pode ser um indício de mudança no perfil da doença na região.

“A pandemia evoluiu muito nos últimos 15 dias, principalmente os casos mais graves. A transmissão está muito alta na nossa região. Colhemos as amostras de pacientes, e essas amostras foram enviadas para sequenciamento e análise. Estamos aguardando o resultado dessas análises, mas é muito provável que tenhamos uma nova variante circulando por aqui. Essa evolução de casos nos últimos 15 dias demonstra que tem algo novo aí. Aqui na nossa região, como é fronteira, tem muita gente chegando e saindo para outros países. Tem muita circulação de pessoas da Índia aqui na região, seria muito fácil de ter essa variante circulando na nossa região”, alertou o prefeito.

Como forma de controlar a circulação de possíveis infectados com a nova variante, a Prefeitura instalou sete barreiras sanitárias nas imediações das pontes que ligam o Brasil ao Paraguai e à Argentina. Para passar pelas barreiras, motoristas e passageiros de veículos com placas estrangeiras terão que apresentar testes PCR negativos para o novo coronavírus. Além de servidores da Guarda Municipal, Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans), Vigilância Sanitária e Secretaria da Fazenda, a Prefeitura convocou funcionários de outras pastas para colaborarem no trabalho.

Fiscalização do alto

Depois de ter encurtado o toque de recolher proposto pelo governo do estado no último decreto municipal, o prefeito confirmou que a partir de sexta-feira (28) vai seguir exatamente o decreto restritivo anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). E as confraternizações feitas aos finais de semana, apontadas pelos técnicos municipais como fonte de propagação do vírus, serão fiscalizadas do alto. “Nós vamos trabalhar principalmente com controle através de drones, vamos fazer uma articulação com a Polícia Militar e Guarda Municipal, para termos um grande controle nas festas que ocorrem nas residências", afirmou o prefeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]