• Carregando...
Caso seja aprovada, a lei vai garantir a vacina a professores e funcionários da educação já na segunda fase do plano municipal de imunização.
Caso seja aprovada, a lei vai garantir a vacina a professores e funcionários da educação já na segunda fase do plano municipal de imunização.| Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Cascavel

A Câmara de Vereadores de Cascavel vai votar nesta terça-feira (27) um projeto de lei encaminhado pelo Executivo que inclui trabalhadores da educação como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19 no município. Caso seja aprovada, a lei vai garantir a vacinação a professores e funcionários de creches e pré-escolas até instituições de ensino superior já na próxima fase do plano municipal de imunização.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

As duas votações serão feitas no mesmo dia, em duas sessões extraordinárias da Câmara marcadas para a tarde de terça-feira. Para o presidente em exercício da casa, Romulo Quintino (PSC), “a não vacinação [de professores e funcionários da educação] neste momento poderá ocasionar um atraso maior na volta às aulas presenciais”. Em nota, ele classificou o projeto de lei como “urgente, estratégico e inteligente”.

A discussão sobre a inclusão desse público entre as prioridades de vacinação ocorre uma semana após o município ter suspendido a aplicação das primeiras doses das vacinas contra a Covid. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, após a chegada de um novo lote de doses no final de semana o processo de vacinação foi regularizado. A aplicação das segundas doses não sofreu interrupções e segue normalmente em Cascavel.

Questionada se os futuros lotes de vacina serão suficientes para vacinar professores e funcionários da educação, a assessoria informou que o primeiro passo para garantir os imunizantes é a aprovação da lei. A partir de então será possível, segundo a assessoria, pleitear um aumento no envio das doses junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

Projeto-piloto

Cascavel está realizando um projeto-piloto que inclui testagem em massa e o retorno parcial de algumas turmas às salas de aulas da rede municipal. A estimativa é que 300 testes de detecção da Covid-19 sejam feitos todos os dias nos moradores do conjunto habitacional Riviera, localizado na região com maior registro de mortes pela doença em Cascavel. Segundo a coordenação do projeto, cerca de 10 mil moradores participarão do projeto, o que servirá como amostragem do comportamento de todos os habitantes de Cascavel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]