A vista do vertedouro da Usina de Itaipu| Foto: AlexandreMarchetti/Divulgação/Itaipu

O superintendente de comunicação da Itaipu Binacional, o jornalista Gilmar Piolla, deve deixar o cargo oficialmente na próxima semana. Após mais de dez anos ocupando o posto, ele foi informado de que seria substituído por meio de uma mensagem enviada via WhatsApp, pelo diretor-geral brasileiro da usina, Luiz Fernando Vianna. No lugar dele, deve ser nomeado David Campos, que é ligado ao ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB).

CARREGANDO :)

Por telefone, Piolla confirmou à Gazeta do Povo que deixará o cargo. O jornalista lamentou o fato de a mensagem enviada por Vianna ter vazado e confirmou que Campos deve ser o novo superintendente de comunicação da binacional.

“Eu não gostaria de falar muito sobre o tema. Já houve o vazamento de uma comunicação que era pra ser só para mim e, de repente, foi parar em blogs. Isso gera um desgaste desnecessário”, disse.

Publicidade

A expectativa é de que a indicação de David Campos seja referendada na terça-feira (11), quando haverá uma reunião da diretoria binacional de Itaipu. O ato de nomeação precisa ser assinado pelos dois diretores-gerais – do Brasil e do Paraguai.

Piolla foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e havia assumido a superintendência de comunicação durante a gestão de Jorge Samek, ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora no Partido Verde (PV), o jornalista chegou a se apresentar como pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu.

Já David Campos é funcionário de carreira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Foi chefe de gabinete de Luciano Ducci e secretário Municipal de Comunicação.

Loteamento

Em fevereiro, a Gazeta do Povo mostrou que a direção de Itaipu foi “loteada” pelo presidente Michel Temer (PMDB) a políticos paranaenses. O diretor-geral Luiz Fernando Vianna foi indicado pelo governador Beto Richa (PSDB), enquanto a Marcos Vitório Stamm - que ocupa a direção financeira executiva - atuava no gabinete do hoje deputado federal Sérgio Souza (PMDB).

Publicidade

Além disso, os deputados federais Fernando Francischini (SD), Fernando Giacobo (PR) , Rubens Bueno (PPS) e o ex-deputado Eduardo Sciarra (PSD) também indicaram diretores em Itaipu.