| Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) publicou um edital nesta segunda-feira (7) para selecionar um juiz para ocupar a vaga deixada por Sergio Moro na 13.ª Vara Federal, em Curitiba. Moro pediu exoneração do cargo ainda em 2018, quando aceitou o convite para assumir o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (PSL). A 13.ª Vara é a responsável pelos processos da Lava Jato no Paraná.

CARREGANDO :)

De lá para cá, quem assumiu as atividades da 13.ª Vara foi a juíza substituta Gabriela Hardt, que chegou a conduzir inclusive um interrogatório com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no âmbito da Operação Lava Jato. Agora, o tribunal finalmente inicia o processo de recrutamento interno para designar um novo juiz titular para a função.

LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre a atuação de Sergio Moro como ministro da Justiça

Publicidade

O edital – assinado pelo presidente do TRF-4, Thompson Flores – estabelece um prazo de dez dias para que os juízes interessados na remoção para o cargo de juiz titular da 13.ª Vara Federal se manifestem. O critério de seleção é a antiguidade do magistrado. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 11 e 21 de janeiro. Ao longo desse prazo, podem ser efetuadas inclusões e exclusões de opções, além de alterações da ordem de preferência. As manifestações de desistências poderão ser feitas até 24 de janeiro.

O edital ainda descreve que o quadro demonstrativo de magistrados inscritos no certame, com as respectivas opções, será atualizado diariamente e ficará disponível para consulta dos juízes.

Podem se inscrever todos os juízes federais que atuam no TRF-4, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – ao todo, são 223 magistrados que podem pedir remoção para atuar nos processos da Lava Jato.

O “próximo Moro” vai encontrar 25 processos tramitando na Justiça Federal. Destes, sete já estão prontos para receber uma sentença. Além disso, há 12 processos desmembrados em tramitação.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade