A indicação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para comandar o Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino foi comemorada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta (11).
O anúncio de Lewandowski na pasta foi feito no final da manhã após seguidas reuniões ao longo desta semana do magistrado com Lula e Dino, e que será concretizado no dia 1º de fevereiro, quando tomará posse do cargo. Até lá, o atual ministro seguirá na função fazendo a transição.
Entre os aliados que já comemoraram a escolha de Lewandowski, o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, fez um paralelo da escolha com a substituição de jogadores em um time de futebol.
“Substituição no time do presidente Lula: sai um democrata, defensor da justiça e dos direitos humanos, entra um democrata, defensor dos direitos humanos e da justiça. Obrigado ao ministro Flávio Dino e seja bem-vindo nosso camisa 9 Lewandowski”, postou em uma rede social.
A ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, também comemorou a escolha e pediu que “possamos anunciar a demarcação de mais territórios indígenas no Brasil e fortalecer um país de mais direitos para todas e todos”.
Já o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, afirmou que a indicação do “amigo” Ricardo Lewandowski “mostra a seriedade com a qual o presidente Lula tem com a pasta”.
“É de notoriedade saber a competência e conhecimento jurídico do ex-ministro aposentado do STF que terá muito a contribuir com o Brasil. Que Deus abençoe o novo caminho com muita sabedoria para os desafios que virão. Bem-vindo à equipe”, postou.
O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, fez um elogio mais contido e apenas parabenizou Lula pela escolha, enquanto que o colega Carlos Fávaro, da Agricultura, foi além no comentário e afirmou que “seu conhecimento e experiência possam se reverter em um grande trabalho no ministério”.
Fávaro ainda parabenizou Flávio Dino, afirmando que “certamente terá um grande desempenho na defesa da democracia e da nossa Constituição no STF”. Dino assume o cargo no dia 22 de fevereiro.
“Sem dúvida, um nome com todas as qualificações que o cargo exige e a experiência que o Brasil precisa. A Casa Civil está à disposição para apoiar e trabalhar junto com o novo ministro”, disse o ministro Rui Costa.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), também parabenizou a escolha do ministro aposentado do STF e afirmou que ele tem “indiscutível competência”, “vasto saber jurídico” e “histórico de defesa do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos”.
“São algumas das principais virtudes que o qualificam para o cargo em uma pasta central para a reconstrução e o fortalecimento da democracia brasileira. Desejo sorte ao novo ministro! Ganham o Ministério da Justiça e o povo brasileiro”, afirmou.
Posição semelhante à do líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), que desejou “bom trabalho ao novo ministro”, emendando que “seu trabalho já foi reconhecido no STF, brilhante profissional e tem compromisso sólido com a nação brasileira”.
Já o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR), afirmou que tem “certeza” de que “ele fará um excelente trabalho no governo”. “Também agradecemos ao Flávio Dino pelo excelente trabalho prestado à Justiça e à Segurança Pública”, completou nas redes sociais.
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) afirmou que o ministério é “uma das pastas mais importantes do executivo na atual conjuntura de desafios na defesa da democracia, dos direitos e da segurança cidadã”.
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que o ministério é “uma das pastas mais importantes do executivo na atual conjuntura de desafios na defesa da democracia, dos direitos e da segurança cidadã”.
O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), comemorou a escolha de Lewandowski e ainda agradeceu ao secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, na atuação no cargo.
“Tenho certeza que [Lewandowski] promoverá uma gestão brilhante, como foi toda sua atuação como ministro da Suprema Corte. Parabéns também ao secretário executivo do MJ, Ricardo Cappelli, que foi gigante na defesa da democracia, no enfrentamento dos radicais em 8 de Janeiro, na intervenção do DF e no RJ”, escreveu.
Também do Nordeste, a governadora Fátima Bezerra (PT-RN) disse ter certeza que Lewandowski “agregará muito ao momento de união e reconstrução pelo qual o Brasil passa sob a liderança do presidente Lula. A sua honradez, formação e espírito público já são conhecidas pelo povo brasileiro”.
“Agradecer aqui também o excelente trabalho desenvolvido até então pelo ministro Flávio Dino, que agora ocupará uma cadeira do STF. Sua sensibilidade, competência e senso de justiça contribuíram muito para o RN e para o Brasil”, completou.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião