Bolsonaro define seu futuro partido até março: PP, PTB e Patriota estão no páreo.| Foto: Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro deve definir em março o partido no qual vai se filiar para disputar a eleição presidencial de 2022. Ele recebeu propostas de cinco legendas: PP, PL, Republicanos, PTB e Patriota. Mas agora apenas três estão no páreo. “Patriota, PTB e o PP. São esses três partidos que existem conversas”, afirma o deputado Filipe Barros (PSL-PR), um aliado de Bolsonaro no seu antigo partido. A definição será feita após análise sobre os “prós” e “contras” de cada partido.

CARREGANDO :)

E a escolha de Bolsonaro não será feita apenas pensando nele próprio, mas também no futuro dos deputados bolsonaristas do PSL, que deverão acompanhá-lo na nova sigla. Para isso, novas conversas ocorrerão entre o presidente e os parlamentares da antiga legenda de Bolsonaro. Em 27 de janeiro, por exemplo, esse assunto foi discutido num café da manhã que o presidente teve com parlamentares do PSL.

Publicidade

O dilema que impede Bolsonaro de definir logo sua futura legenda ocorre justamente por causa do futuro político de seus aliados na Câmara. Bolsonaro será o candidato a presidente do partido para o qual for e terá a estrutura dessa sigla à sua disposição na campanha de 2022. Mas o mesmo não necessariamente vai ocorrer com seus aliados da Câmara, que podem ter de disputar posição e eleitores dentro da nova legenda.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Por que deputados do PSL querem Bolsonaro no Patriota

Embora o PP seja o maior partido das três opções que restam a Bolsonaro, a sigla do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), não agrada a muitos deputados bolsonaristas do PSL.

Eles preferem o Patriota, partido "nanico" no qual não disputariam espaços internos. O tamanho do Patriota é o que agrada os “bolsonaristas”. O partido tem a terceira menor bancada da Câmara e nenhum senador. Lembra muito o próprio PSL quando o então deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro se filiou à sigla.

Defensores da escolha do Patriota dizem que Bolsonaro também teria vantagens ao ingressar na sigla. “O Patriota é um partido pequeno que tem todas as linhas compatíveis com o bolsonarismo e onde o presidente teria condições de manter o comando”, explica o deputado Bibo Nunes (PSL-RS).

Publicidade

O deputado do PSL gaúcho não vê problema na falta de musculatura política do Patriota. “É o grande ponto. Bolsonaro não é fisiológico. Não está preocupado em ter um partido grande. Venceu a eleição [de 2018] com dois deputados federais", diz Nunes. Para ele, o Patriota tem "chance de 95%" de ser o partido escolhido por Bolsonaro.

"Não existe preocupação em ir para partido com estrutura e dinheiro. Não é o principal. O principal é ter um partido que se alinhe aos pensamentos e esteja em condições de aceitar o ‘bolsonarismo’ como o Patriota aceita”, acrescenta Bibo Nunes, que é amigo de Adilson Barroso, o presidente da legenda.

A análise é reforçada pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP). “Por ser pequeno, ele [o partido] não teria grandes problemas de acomodar todo mundo, porque estamos falando em, pelo menos, 10 a 15 estados onde já tem deputados federais eleitos do PSL”, explica Tadeu. “É óbvio que precisaremos conquistar espaço, não tomá-los à força. Tudo tem que ser feito com bastante elegância, honestidade e responsabilidade. Mas temos que negociar esse espaço. Caso contrário, não ‘fecha negócio'.”

Antigo Partido Ecológico Nacional (PEN), o Patriota foi um dos partidos que Bolsonaro cogitou disputar as eleições de 2018 antes de ingressar no PSL.

O que joga contra a filiação de Bolsonaro ao Patriota

Apesar disso, há alguns desentendimentos de aliados de Bolsonaro com dirigentes do Patriota. O partido tem como primeiro-vice-presidente Ovasco Resende – um desafeto do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, que é importante conselheiro de Bolsonaro.

Publicidade

Em 2018, o ministro do GSI era filiado ao PRP, partido então presidido por Resende. A convite de Bolsonaro, Heleno buscou integrar a chapa de Bolsonaro como seu vice, mas foi barrado pelo PRP. Ao fim daquele ano, o Patriota anunciou a fusão com o PRP, para cumprir a cláusula de barreira e ter acesso ao fundo partidário. E Ovasco Resende ganhou um cargo de destaque no Patriota.

Além disso, o Patriota está dividido. O presidente do partido, Adilson Barroso, que teria influência sobre 30% da legenda, é favorável à filiação de Bolsonaro e dos "bolsonaristas". Resende, que seria o detentor de 50%, é contrário a entregar o partido a Bolsonaro, segundo reportagem da revista Época. O racha no partido, segundo o O Antagonista, é um impeditivo para que o partido aceite as condições do presidente da República.

"O Patriota não é um partido de confiança e o presidente [Bolsonaro] está avisado disso. Quando o [ex-senador] Magno Malta não quis ser o vice [em 2018], o presidente chamou o Heleno e disse que precisaria dele como vice. Disse: 'Se filia ao PRP, que vai me apoiar, e vem junto comigo'. O general foi lá e se filiou. Mas foi traído", diz um interlocutor do Palácio do Planalto à Gazeta do Povo.

Segundo o portal O Antagonista, integrantes do conselho político do Patriota e o presidente Bolsonaro irão se reunir na próxima sexta-feira (12) para discutir uma possível filiação.

Publicidade

As vantagens do PTB de Roberto Jefferson

O PTB é visto pelos deputados bolsonaristas do PSL como o "plano B". A guinada conservadora do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, agradou a muitos setores do bolsonarismo. Em 2020, ingressaram no PTB o deputado estadual Douglas Garcia, ex-PSL, e o jornalista Oswaldo Eustáquio, defensor do presidente que foi preso acusado de disseminação de fake news e na organização de “atos antidemocráticos”.

Em mais de uma ocasião, Jefferson declarou que gostaria de contar com todos os deputados bolsonaristas do PSL. Ele ofereceu à deputada Bia Kicis (PSL-DF), por exemplo, espaço para concorrer como senadora ou até governadora em 2022.

O PTB, diferentemente do Patriota, é um partido com mais estrutura e capilaridade em todo o país, apesar de ter encolhido de tamanho na Câmara e de não ter hoje representatividade no Senado. Nas eleições municipais, fez 212 prefeitos, contra 49 do Patriota. Isso pode ajudar na campanha de reeleição de Bolsonaro.

"Realmente existem conversas com o PTB também. Mas não está nada definido. É o presidente [Bolsonaro] que, com aconselhamento de algumas pessoas, vai decidir para onde vai, onde não vai. Mas não está nada definido, ainda está cedo", afirma o deputado Coronel Tadeu.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

O que pesa contra o PTB para os bolsonaristas

Para a bancada bolsonarista do PSL, o problema do PTB, bem como do PP, é justamente o tamanho. "Justamente porque o PP e o PTB são partidos maiores, com mais caciques, não consigo ver um espaço para nós do PSL, que também somos grandes", diz Bibo Nunes (PSL-RS).

A postura do presidente nacional da legenda também não é bem vista entre alguns bolsonaristas. "O Roberto Jefferson é extremamente centralizador", diz Coronel Tadeu (PSL-SP).

Em 2020, por exemplo, Jefferson alfinetou pelo Twitter o youtuber bolsonarista Kim Paim. A crítica ganhou repercussão nas redes sociais até que o presidente do PTB colocou panos quentes e disse que tudo não passou de um "mal entendido" que "seria contornado".

Há ainda o passado de Jefferson, condenado pelo Supremo Tribunal Federal no escândalo do mensalão do PT, e os imbróglios jurídicos da filha dele, a ex-deputada pelo PTB Cristiane Brasil, que chegou a ser presa em 2020 por causa de desvios em contratos de assistência social na prefeitura e no governo do estado do Rio.

A "musculatura" do PP e os palanques para Bolsonaro

Apesar de ser o maior partido dos três que restam como opções para Bolsonaro, o PP é a legenda que menos interessa aos deputados do PSL.

Publicidade

Mas assessores do Palácio do Planalto dizem que o PP é a sigla que tem as maiores chances de dar a reeleição a Bolsonaro. "O PP dá ao presidente uma máquina mais poderosa, com vasta capilaridade em prefeituras, um presidente da Câmara [Arthur Lira] e tempo de TV", sustenta um assessor.

Por mais que Bolsonaro tenha sido eleito em 2018 sem tempo de TV, recursos de fundo partidário e estrutura nos estados, interlocutores do Planalto entendem que, para 2022, esses são elementos que podem agregar força à candidatura.

Mas, justamente devido ao tamanho do partido, seria necessário haver "ajustes" na sigla. "O PP na Bahia, por exemplo, não poderia ficar com o PT, como é atualmente", exemplifica um assessor.

A leitura dos aliados que defendem a filiação de Bolsonaro ao PP é que, desse modo, o presidente enfraqueceria seus principais adversários à Presidência da República, como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

O cálculo é de que, filiado ao principal partido do Centrão, Bolsonaro terá maiores condições de aglutinar as forças dos principais partidos de centro-direita, afastando a possibilidade de essas siglas se coligarem com adversários do presidente. Isso também enfraqueceria candidaturas de partidos adversários para outros cargos públicos.

Publicidade

Aliados de Bolsonaro avaliam, por exemplo, que a filiação de Bolsonaro ao PP tiraria o partido da aliança que hoje mantém com o PT da Bahia e que isso enfraqueceria a candidatura do senador Jaques Wagner (PT-BA), pré-candidato ao governo estadual.

Para os estrategistas de Bolsonaro, essa movimentação também facilitaria uma aliança com o DEM no estado. "O ACM Neto [presidente nacional do DEM e pré-candidato ao governo da Bahia] não pode se dar ao luxo de o presidente [Bolsonaro] abrir outro palanque lá. A filiação do presidente ao PP arrasta o Democratas e esvazia o projeto de poder do [Rodrigo] Maia [ex-presidente da Câmara] e do [João] Doria", sustenta um interlocutor.

A mesma lógica não é descartada em outros estados do Nordeste. No Maranhão, uma coligação do PP com o Republicanos, do vice-governador de Flávio Dino (PCdoB) – que não pode se reeleger, mas tentará fazer seu sucessor – pode desidratar as forças de Dino.

"Eu não descarto essa possibilidade de filiação do presidente ao PP, por toda essas questões de palanques", diz o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP).

Falta de espaços no PP é temor dos bolsonaristas

Embora seja favorável para Bolsonaro, a filiação ao PP não é tão atrativa para os deputados "bolsonaristas". Sobretudo na disputa por espaços nos diretórios estaduais e municipais, importantes para a definição de candidaturas em eleições majoritárias e proporcionais.

Publicidade

No Distrito Federal, Bia Kicis (PSL) disputa espaço com Celina Leão (PP), por exemplo. No Paraná, Filipe Barros (PSL) disputa eleitores com Ricardo Barros (PP). Dentro do partido de Arthur Lira, é dito que alguns diretórios poderiam ser "oferecidos" a Bolsonaro, como Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda assim, insuficientes para acomodar todos.

Apesar de o PP não ser atrativo para os bolsonaristas, Bibo Nunes (PSL-RS) acredita que a filiação de Bolsonaro ao partido não seria um empecilho. "Se ele optar pelo PP ou PTB, eu continuarei junto dele, mas o que considero mais viável é o Patriota", diz.

O deputado acredita que ele não seria o único a apoiar o presidente mesmo em uma possível filiação ao PP. Mas admite que alguns poderiam migrar para outro partido. "Pode ser que dois ou três [deputados] não o sigam e migrem para outro partido", afirma. Nas contas de Nunes, até 30 deputados do PSL acompanharão Bolsonaro.