O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou nesta terça-feira (4) a guerra de bonés que parlamentares governistas e da oposição decidiram fazer como forma de protesto na política.
Na sessão de inicio do ano legislativo, nesta segunda (3), deputados do PL usaram bonés nas cores verde e amarelo com a frase “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026” em resposta aos bonés de governistas com o slogan: “O Brasil é dos brasileiros”.
Até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na onda e postou nesta terça-feira (4) uma animação usando o boné azul com a frase: “O Brasil é dos brasileiros”.
Em resposta ao uso do boné, Hugo Motta disse que “boné serve para proteger a cabeça do sol, e não pra resolver os problemas do país”.
“O que a gente precisa é fazer, e ter a cabeça aberta pra pensar em como ajudar o Brasil a ir pra frente”, escreveu o deputado na rede X, horas depois da postagem de Lula.
Início da “guerra dos bonés”
O acessório é utilizado para reforçar mensagens na política, um dos principais exemplos foi a campanha eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos, que tornou o boné vermelho com a frase “Make America Great Again” uma de suas marcas.
No Brasil, o embate começou quando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), celebrou a posse de Trump usando um boné “Make America Great Again”. O gesto foi visto como uma aceno do governador a setores conservadores da política.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, rebateu o posicionamento de Tarcísio, aparecendo com um boné azul estampado com a frase: “O Brasil é dos brasileiros”. O acessório foi adotado pelos governistas durante a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado no sábado (1º).
Padilha declarou que a ideia do boné teria vindo do “pessoal da periferia da zona Sul de São Paulo, do Parque Arariba”. Já a frase foi elaborada pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira. Nesta tarde, governistas também usaram bonés amarelos.
A oposição considerou a iniciativa do ministro uma provocação. Para a sessão desta segunda (3) do Congresso, o novo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), teve a ideia de fazer os bonés em resposta ao governo Lula.
Captura de Maduro pelos EUA desgasta Lula e pode afetar eleições presidenciais no Brasil
Quem é quem no julgamento de Maduro e o que acontece após ele se declarar inocente
Queda de Maduro só deve afetar preços do petróleo no médio prazo
Região do palácio presidencial da Venezuela tem tiroteio após posse de vice de Maduro