A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu nesta quinta-feira (21) com representantes da União Química, laboratório brasileiro que participa do consórcio envolvido na produção da vacina Sputinik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

De acordo com a Agência, o objetivo foi acompanhar e trocar informações com o laboratório sobre o desenvolvimento do imunizante. Segundo a Anvisa, o grupo à frente da vacina russa ainda não entrou com o pedido de autorização emergencial. As organizações participantes do consórcio já divulgaram a intenção de entrar com a solicitação, o que abriria a possibilidade real de uma terceira vacina ser oferecida no Brasil.

A Anvisa informou também que a União Química ainda não apresentou novos documentos. No domingo (17), a agência havia recusado o envio de material do consórcio apontando a insuficiência do cumprimento de requisitos. Uma nova reunião deverá ser marcada entre a agência reguladora e os representantes da vacina russa para avançar na discussão sobre o pedido de autorização para uso em caráter emergencial no Brasil, mas sem previsão de data. Com informações da Agência Brasil.