Polícia Federal abriu inquérito para investigar ataque hacker ao STJ, o maior do gênero já registrado contra um órgão público.
Polícia Federal abriu inquérito para investigar ataque hacker ao STJ, o maior do gênero já registrado contra um órgão público.| Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou nesta segunda-feira (9) que reativou parte dos sistemas eletrônicos que foram afetados pelo ataque recente de um hacker, há cerca de sete dias. De acordo com um comunicado do órgão, o reestabelecimento dos sistemas de informática do tribunal continua em andamento e houve um importante progresso. “O Sistema Justiça e suas funcionalidades foram restaurados, bem como o Sistema Justiça Web – ambos são essenciais para a retomada dos julgamentos e das sessões de julgamentos no STJ. Nos próximos dias, haverá a estabilização dos módulos, para que eventuais falhas momentâneas sejam corrigidas”, informou o STJ. Ainda segundo o órgão, os próximos serviços a serem restabelecidos na página do STJ serão a Consulta Processual, a Consulta de Jurisprudência e o Diário da Justiça eletrônico (DJe). Outros sistemas, bem como o serviço de telefonia, seguem sendo retomados de forma gradual. Sobre as investigações do caso, que correm em sigilo, o STJ diz que a apuração se estende aos efeitos do ataque hacker à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação ao alcance do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados.