O anúncio da devolução foi feito pelos deputados do partido durante coletiva de imprensa na Câmara.
O anúncio da devolução foi feito pelos deputados do partido durante coletiva de imprensa na Câmara.| Foto: Divulgação

A bancada de parlamentares do Novo na Câmara formalizou na quarta-feira (1) a devolução de R$ 87,7 milhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, conhecido como Fundo Eleitoral. O anúncio da devolução foi feito pelos deputados do partido durante coletiva de imprensa, com a participação do presidente do diretório nacional, Eduardo Ribeiro, e do pré-candidato à Presidência da República pelo Novo, Luiz Felipe D’Ávila.

O líder da bancada, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), lembrou da atuação da sigla para combater o uso de recursos públicos em campanhas eleitorais. “Um dos movimentos que mais indigna é o caminhão de dinheiro que o país coloca para fazer campanha eleitoral. Dinheiro de cada um dos cidadãos brasileiros, através do fundão”, afirmou. Segundo o parlamentar, a meta da bancada é extinguir o Fundo no Brasil. De acordo com o presidente do diretório, Eduardo Ribeiro, em três anos o Novo já abriu mão e devolveu aos cofres públicos mais de R$ 124 milhões.

O pré-candidato à presidência pelo partido, Luiz Felipe D’Ávila, aproveitou para fazer um convite público aos demais pré-candidatos para que também devolvam os recursos do fundo eleitoral. Após a coletiva, os deputados e dirigentes da sigla seguiram para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entregar o ofício de renúncia aos valores, que devem agora ser redirecionados aos outros partidos.

Ontem foi encerrado o prazo para que partidos políticos comunicassem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a renúncia ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para as Eleições Gerais de 2022. O Novo foi o único que renunciou aos recursos. Veja os 10 partidos que receberam mais dinheiro do Fundo Eleitoral.