Ministro Luis Roberto Barroso, do STF
Ministro Luis Roberto Barroso, do STF| Foto: Nelson Jr./STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse, em evento organizado pela XP Investimentos, que o Brasil tem questões mais relevantes a serem discutidas do que o voto impresso. Entre elas, ele citou a inflação e os juros em alta e o desinvestimento. “Esta discussão desvia o foco dos problemas brasileiros.” Segundo ele, o sistema eletrônico é auditável e se mostra seguro desde que foi implantado, em 1996.

Ele aponta que o voto impresso não pode ser considerado como um mecanismo a mais na segurança do processo eleitoral. “Resultaria na quebra do sigilo eleitoral.” Barroso aponta que a volta ao modelo anterior de votação também representaria um retrocesso. “Poderíamos ter a volta das ‘urnas grávidas’”, diz ele, referindo-se a urnas com mais votos do que o número de integrantes da seção eleitoral.

O presidente do TSE afirmou que nas próximas semanas será liberado o acesso ao código-fonte dos programas usados nas eleições para averiguação e fiscalização pelas partes interessadas.